Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54

Mensagem por DrUnKFiSh »

Jarod Escreveu:Esclarecimentos:

Agora, se estudantes de uma instituição não têm que respeitar as regras tradicionais "impostas" pela Praxe de outra instituição, não é justo que gozem de regalias como participar na parte principal do cortejo, etc. E quanto a isto acho que é tudo... não vale a pena falar mais.

Aqui tambem Concordo , mas ainda não percebi kual é a diferença de ir no fim ou no inicio ? é por chegar lá mais rapido será isso ? LOL ou sera que quem for em ultimo bebe menos ? LOOOL mais vale ir no meio entao

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

realmente estou bem esclarecida quanto a assuntos que não tinha a certeza e isso é otimo.
mas tambem reparo que mesmo que haja um esforço daqueles que gostam da praxe e dos seus costumes(desde usar capa e batina até praxar) existem aqueles que não fazem isso nada bem.
dou exemplo das miudas que usam a saia uns bons palmos acima do joelho.
epá tudo bem que têm a liberdade delas, mas como tu mesmo (jarod) num topico disseste que temos que aceitar tudo e as suas "regras" acho que tanto faz estar certo ou nao.
nunca vi ninguem tentar corrigir isso e nunca soube de historias.
pois entao: eu posso estar à vontade ou não? no sentido em que ninguem me diz nada.
nao digas que temos a nossa consciencia que nos diz que sabemos que devemos ser os primeiros a cumprir,mas com situaçoes destas acho que deveria fazer-se alguma coisa.

Jarod
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

{mineirinha} Escreveu:(...)dou exemplo das miudas que usam a saia uns bons palmos acima do joelho. (...)nunca vi ninguem tentar corrigir isso e nunca soube de historias. pois entao: eu posso estar à vontade ou não? no sentido em que ninguem me diz nada.(...)
É assim, por acaso existe uma regra sobre a altura da saia em relação aos joelhos.

A regra é que a saia não pode estar para além de uma mão de largura acima ou abaixo dos joelhos. Ou seja pegas na tua mão, colocas no joelho como se fosses a segurá-lo e vês um palmo para cima e outro para baixo.

Ninguém te vai chatear por causa disso. Porém deve-se cumprir esta regra porque o fato saia-casaco das raparigas não contém uma mini-saia nem uma saia comprida. E mais uma vez, deve reinar a simplicidade quando se veste o fato.

Eu aposto que na história da Universidade nunca houve nenhum homem a chamar a atenção a uma rapariga por ela trazer a saia dela "demasiado acima"!!! Mas que parece mal, parece, demasiado acima ou demasiado abaixo.

Sabias que tempos houve em que a Capa e Batina tinha collants? Se não estou em erro, houve estudantes que foram castigados por trazerem as meias demasiado acima ou abaixo dos joelhos. Chiça!!!

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Isto é off-topic, mas é por causa das meias e da relação com a Universidade. No Liceu Infanta Dona Maria, havia controlo de meias à entrada. Se fossem de licra, nenhuma aluna entrava na escola. Se fossem muito curtas ou muito compridas idem.

As meias já foram um grande item :? E saias 3 palmos acima do joelho fica horrivel. Tal como calças acima do tornozelo (isso é menos frequente)

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Errado, eu sou capaz de chamar atenção a uma rapariga por causa da saia demasiado curta.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

usaralho Escreveu:Errado, eu sou capaz de chamar atenção a uma rapariga por causa da saia demasiado curta.
nem é preciso, ela há-de se sentir observada... a nao ser que seja um freak-show!

DrUnKFiSh
Experiente
Experiente

Mensagem por DrUnKFiSh »

{mineirinha} Escreveu: dou exemplo das miudas que usam a saia uns bons palmos acima do joelho.
fazem elas muito bem :lol:

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Já agora, estou-me a lixar um bocado para o cortejo, não tem piada nenhuma... já teve à uns tempos. Ou então fartei-me. De qualquer maneira nunca sigo uma ordem estabelecida, ando para lá pra trás e para a frente.. :roll:, não ligo a minima a essas intrigas e só quero é dar-me bem com pessoal tanto da uc como do ipc e whatever . Também não ligo nada às fitas na pasta, ir no carro e essas porras.... mesmo assim ainda cheguei a usar o grelo. O melhor a levar deste tempo são mesmo as recordações.
Quanto aos avisos à navegação de vez em quando não me contenho e lá mando uma boca por causa de simbolos exagerados, oculos nas trombas, atilhos do cabelo às cores..
Estes tópicos fazem-me lembrar que tenho que arranjar umas calças e remendar o colete e encontrar os sapatos.
Nota: estudo no isec.

Jarod
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Pois é. Na odisseia do "chamar a atenção" (e também já passei por isso), há que ter em conta que a razão por detrás de se chamar à atenção é porque a Capa e Batina deve ser vestida de um modo simples e humilde.

A razão que levou à criação da Capa e Batina foi para haver não haver diferença visível entre estudantes ricos e estudantes pobres. Sob a mesma Capa Negra havia igualdade.

Os estudantes diferenciavam-se pela inteligência e não pela roupa que traziam.

Tenham isto em mente e se alguém "mandar vir"... "ah e tal o que é que tens com isso, eu uso esta maquilhagem se eu quiser" (por exemplo), então tais indivíduos demostram plena ignorância.Não vale a pena chatearem-se com esses pois eles nunca compreenderão a Praxe.

Porém é importante chamar a atenção de modo simpático (pelo menos tentar). Quando a coisa parece dar para o torto, não vale a pena insistir.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

O Conselho de Veteranos é que podia ter lá uma brigada a ver disso :P
Podia também ter pessoal nas várias faculdades/departamentos (dessas mesmas faculdades/departamenos nomeados para tal) no inicio do ano a ver se há o cumprimento do Código e se não há abusos.

É tipo na Latada, quando há um ou dois anos a AAC decretou que em sinal de protesto não fossem arrastadas as latas como é normal e os caloiros fossem vestidos com algo preto... quase ninguém cumpriu.

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Continuo na minha de que os politecnicos e as privadas devem, se quiserem, ir no fim do cortejo, acho que ja é 1 favor que lhes fazem!
E ainda acho mais, no parque e em todos os eventos da queima das fitas devia haver bilhetes pa estudantes da UC, e dps pa outros estudantes (Politecnicos, privadas, ensino secundario e estudantes de fora), so dps os não estudantes!
A queima é financiada com dinheiros da AAC, e quem trabalha pa ela acontecer são pessoas das 8 Faculdades(Comissarios), não se pode querer curtir sem trabalhar!
Ja pa n falar na vergonha que é a garraiada, dps dos desfiles dos fitados da UC há sempre aqueles penetras a reivindicar aquilo a que não têm direito! Já vou à garraiada desde antes de ser estudante, enquanto estudante nc falhei, já sou Veterano e isso acontece todos os anos sem que ninguem tome 1 atitude!

Agora casquem-me! :lol:

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Explica lá isso da garraiada que não percebi muito bem.

DrUnKFiSh
Experiente
Experiente

Mensagem por DrUnKFiSh »

Al Capone Escreveu:E ainda acho mais, no parque e em todos os eventos da queima das fitas devia haver bilhetes pa estudantes da UC, e dps pa outros estudantes (Politecnicos, privadas, ensino secundario e estudantes de fora), so dps os não estudantes!

Aqui ,Tambem concordo.e axu ke devia haver um dia de queima so para os estudantes da uc ... akilo e so gente de fora....primeiro que se encontre alguem ...a queima ja não é o que era....perdeu completamente a tradição ! qualquer dia transformam aquilo como a do porto com carros de xoke .....tipo feira popular...enfim uma vergonha ...mais vale ficar por casa a fazer alguma coisa de jeito.. ( e quando xove ? e so lama akela mrda....maravilha...) so fui a uma garraiada. e facto e simplesmente genial...

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não concordo, é uma falta de respeito para com os outros estudantes que frequentam a cidade. Qualquer dia vedam a AAC e suas valências a pessoal que não é da UC. Ah e a RUC ser só ouvida na AAC, não?
Acho os comentários acima ditos um exemplo de desrespeito para com todos os outros que se calhar respeitam mais a praxe que muita gente da AAC.
Acho que os estudantes de todos os sub-sistemas de ensino não se devem diferenciar pelas instituições, sobretudo quando se intitulam apenas de "estudantes de Coimbra", que devem ser todos os que estudam em Coimbra.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

epá mas quem trabalha na festa tem o direito a aparecer em primeiro lugar.

eu acabo por concordar com o al capone