Finalmente decidem fazer qualquer coisa em relação a este complexo desportivo. Tal como mencionam, está bastante degradado e a precisar de uma renovação razoável.Universitário com planos de recuperação
Há anos que são reclamadas obras no Estádio Universitário. O secretário de Estado do Desporto visitou ontem as suas instalações, que, apesar da progressiva degradação, têm sido utilizadas por 650 mil utentes por ano. Depois, o governante lembrou que ele e o reitor foram atletas da Académica. «Ou isto vai connosco, ou não sei como é que pode ir!...»
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, invocou ontem o seu passado e o do reitor Seabra Santos, enquanto atletas da Associação Académica de Coimbra, para prometer empenhamento na luta por financiamento para a sempre adiada remodelação do Estádio Universitário de Coimbra (EUC). «Ou isto vai connosco, ou não sei como é que pode ir!… Tem que ir connosco, temos que encontrar soluções», afirmou o secretário de Estado do Desporto, ex-companheiro do reitor da Universidade de Coimbra (UC), que, há 30 anos, era nadador da Associação Académica.
Laurentino Dias confessou-se emocionado, depois de percorrer as instalações do EUC, um complexo desportivo com 12 hectares e inaugurado em 1963, onde começa a tornar-se insustentável a degradação de balneários, coberturas e pisos dos pavilhões, espaços exteriores, etc. Mas a ligação afectiva do governante à UC e à academia, manifestada numa conferência de imprensa ao final da manhã, não lhe chegou para prometer (pelo menos, publicamente) mais do que empenhamento. «Não sei ainda qual é a fatia do meu orçamento disponível para o projecto», confessou Laurentino Dias, no Pavilhão III do EUC.
Ainda assim, o reitor dispõe-se a avançar na remodelação do Universitário já este ano, com a realização de projectos e concursos públicos para a cobertura de dois cortes de ténis e a construção de um centro aquático (ver caixa). «Para que o Estádio Universitário tenha uma segunda vida», diria Seabra Santos.
O custo total da remodelação do Universitário - que deveria ter arrancado em 2004 e prolongar- -se por cinco anos, inclui acções de reabilitação e construções de raiz - está calculado em cerca de 20 milhões de euros. Laurentino Dias adiantou que, além da secretaria de Estado que dirige, também o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deverá abrir os cordões à bolsa. E deve-se, sublinhou, «aproveitar ao máximo o próximo Quadro Comunitário de Apoio [QCA]» - em vigor entre 2007 e 2013.
O relatório da Comissão para o Desenvolvimento do Estádio Universitário, coordenado pelo vice-reitor Gomes Martins, estima exactamente que 75% do financiamento das obras virão de programas comunitários e das tutelas do Desporto e Ensino Superior. A UC poderá pagar 10% da remodelação e, prevê ainda o relatório, «admite-se que os parceiros públicos e privados possam cobrir mais 15% do valor do investimento». A este propósito, a comissão diz que «a Câmara Municipal de Coimbra tem manifestado, por diversas ocasiões, o seu empenhamento no co-financiamento do projecto».
Mas a autarquia não foi convidada para a visita do secretário de Estado ao EUC e ao Campo de Santa Cruz. «Não tinha que ser», comentou Seabra Santos em resposta aos jornalistas, depois de dizer que o Universitário tem tido cerca de 650 mil utilizadores por ano.
Milhões a mais, atletas a menos
«O EUC é um complexo desportivo com excelente localização e uma muito elevada procura, apesar do seu estado de degradação», evidencia o referido relatório. Essa capacidade de atracção do EUC, no contexto da oferta de equipamentos desportivos em Coimbra, pode jogar a favor da UC, na procura de fundos para o projecto.
«Devemos ter a preocupação de só construir infra-estruturas desportivas em ambiente de grande potencial de utilização», salientou o secretário de Estado. Laurentino Dias comentava o facto de o EUC estar degradado desde há vários anos e, apesar disso, ter sido realizado um investimento de cerca de 40 milhões de euros na remodelação do Estádio Cidade de Coimbra, onde a população apenas pode praticar judo ou atletismo e os jogos de futebol da Académica têm registado níveis de assistência de público bastante baixos.
«Devo ter o cuidado de não repetir os erros que, ao longo de muitos anos, se repetiram no país: o investimento de muitos milhões em instalações desportivas sem que previamente se tenha feito qualquer tipo de planeamento ou estudo em relação à sua utilização. (…) A rentabilidade das infra-estruturas desportivas não se mede pela capacidade de alugar as suas instalações», concluiu Laurentino Dias, ainda comparando o EUC com o Estádio Cidade de Coimbra, que o município pôs nas mãos da Académica e esta entregou à empresa TBZ.
Fonte: Diário de Coimbra
Renovação do Estádio Universitário
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Renovação do Estádio Universitário
-
- Mítico
- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
- Lendário
- Mensagens: 1296
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Voltei a frequentar o Universitário e finalmente notam-se estas obras. Já existe algum apoio ao circuito de manutenção disperso pelo estádio (e em boas condições), assim como 3 mini-courts de basket. Acrescente-se que também já existem vários locais para beber água dispersos pelo parque, ao contrário do que acontecia anteriormente (o que era uma falha tremenda para uma zona para prática desportiva).
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Como é habitual, o Estádio Universitário vai ter horário reduzido em Agosto. Nos dias úteis vai encerrar às 23h, enquanto que aos sábados, domingos e feriados está o dia todo encerrado. Para além disto, a maioria dos equipamentos não vai estar disponível (os relvados apenas estarão por pedido, enquanto que o pavilhão, ginásio, sala de karaté e similares estão encerrados).
-
- Estreante
- Mensagens: 2
- Registado: sexta-feira, 17 outubro 2008 14:30
Re: Renovação do Estádio Universitário
E alguém sabe a que horas abre o Estádio. Nomeadamente, a partir de que horas é possível alugar campos de ténis?
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Passei há pouco em frente ao Universitário e reparei que o parque de estacionamento estava encerrado, com um sinal de trânsito proibido, excepto para autocarros. Alguém sabe se esta é uma medida permanente? Há algum motivo especial?
-
- Lendário
- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Re: Renovação do Estádio Universitário
Deve ser para construirem a nova avenida.Pedro Escreveu:Passei há pouco em frente ao Universitário e reparei que o parque de estacionamento estava encerrado, com um sinal de trânsito proibido, excepto para autocarros. Alguém sabe se esta é uma medida permanente? Há algum motivo especial?
Câmara de Coimbra abre concurso para nova variante à avenida João das Regras
A Câmara de Coimbra deve aprovar, na próxima segunda-feira, a abertura do concurso público para a requalificação do espaço público entre a Ponte de Santa Clara e o Portugal dos Pequenitos.
Esta intervenção, segundo a proposta do departamento de obras e infraestruturas, prevê a reestruturação do território através da “fixação de novos traçados de fluxos rodoviários que permitirá descongestionar a avenida João das Regras, que se pretende requalificar em termos físicos e visuais, dando-lhe uma condição essencialmente pedonal”.
Por outro lado, a construção do parque de estacionamento periférico no Convento de S. Francisco vai obrigar a uma reformulação do sistema viário da zona.
Diário As Beiras - 9/06/12
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Bem, se a renovação está dependente da angariação de fundos... não prevejo grande futuro.UC lança recuperação do Estádio Universitário
Comemorações dos 50 anos incluem angariação de fundos para reabilitar o Pavilhão I. Um primeiro passo na recuperação, disse ontem o reitor.
Angariar 250 mil euros para reabilitar o Pavilhão I é um dos objectivos das comemorações dos 50 anos do Estádio Universitário de Coimbra (EUC), ontem apresentadas publicamente. Admitindo que há muito a fazer, o reitor, João Gabriel Silva, acredita na recuperação do Estádio, «passo a passo», e espera ver projectos contemplados no âmbito do próximo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). «Vamos recuperar o EUC».
Fonte: Diário de Coimbra
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Os 250 mil euros continuam a parecer-me valores muito difíceis de atingir...Universitário tem de ser “uma causa” da cidade
Estádio teve ontem “manhã aberta” e ganhou ajuda de 539 euros de atletas da secção de Ginástica da AAC.
A directora do Estádio Universitário apelou ontem a todos os cidadãos de Coimbra que olhem para este espaço como «uma causa» que é «preciso ganhar, para toda a cidade» e não apenas para a comunidade universitária.
Fonte: Diário de Coimbra
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Suponho que tenham desistido de angariar os fundos e tenham optado por recorrer aos apoios comunitários.Estádio Universitário à espera de fundos comunitários
Reabilitação Na altura em que comemora 50 anos, espaço desportivo aguarda verbas para avançar com obras.
O Estádio Universitário globalmente precisa de ser reabilitado mas a prioridade vai para a recuperação do pavilhão 1, que necessita de uma intervenção a todos os níveis, quer estrutural, quer da cobertura. Mas tal só será possível com apoios comunitários, o que nunca deverá acontecer antes de meados de 2014, afirmou ontem Helena Freitas.
A vice-reitora da Universidade de Coimbra esteve presente numa conferência de Imprensa para anunciar o Festival EUC – Estádio Universidade de Coimbra que terá lugar nos próximos dias 29 e 30.
Fonte: Diário de Coimbra
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Não percebo o que querem dizer com pedir à cidade o seu "contributo". É mais um pedido de dinheiro aos utilizadores? Ou referem-se à Câmara?Estádio não pode ser um “mamarracho” de Coimbra
Veteranos querem que toda a cidade contribua para a requalificação deste espaço que é utilizado por 440 mil pessoas por ano.
Veteranos de várias secções desportivas do Estádio Universitári dizem que o espaço se está a transformar num «mamarracho», num «velório» e exigem a «participação da cidade» na sua requalificação.
«Quando é que a cidade de Coimbra dá o seu contributo? Toda a gente tem brincado, tem utilizado, mas onde estão para contribuir?», questionou César Pegado, veterano do Rugby e utilizador do Estádio Universitário desde os 19 anos, não tendo dúvidas de que aquele espaço tem sido, ao longo de 50 anos, «o Estádio da cidade de Coimbra» e lamentando que «continuemos a remendar sem que ninguém se aperceba da sua beleza».
Fonte: Diário de Coimbra
-
- Lendário
- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Re: Renovação do Estádio Universitário
Ele está a dizer que se os 440 mil utilizadores derem 1€, o Estádio Universitário pode ganhar nova cara e deixar de ser "mamarracho".
O que queres dizer com "mais um pedido de dinheiro aos utilizadores"? Agora paga-se para entrar no estádio universitário?
O que queres dizer com "mais um pedido de dinheiro aos utilizadores"? Agora paga-se para entrar no estádio universitário?
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Não, mas já foram feitas várias angariações de fundos ao longo do tempo e parece-me que já se viu que é algo que não resulta. Quanto a passar a pagar-se para entrar no estádio, é algo que já esteve mais longe.
-
- Administrador
- Mensagens: 12066
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Re: Renovação do Estádio Universitário
Considerando que este tópico existe desde 2006, eu não estou muito optimista... mas vamos ver o que acontece.Reabilitação do Universitário vai avançar
Infra-estrutura da margem esquerda será intervencionada independentemente da organização dos EUSA Games.
O Estádio Universitário de Coimbra (EUC) vai ter “novo rosto” com uma intervenção de reabilitação do espaço situado em Santa Clara a ser garantida, ontem, por Carlos Cidade que o considera «sub-aproveitado num local privilegiado». «Quer se ganhe ou não a candidatura aos Jogos Europeus Universitários, o EUC vai ser reabilitado», referiu o vereador com o pelouro do Desporto da autarquia coimbrã que foi um dos prelectores das “Jornadas Universitárias: Inclusão pelo desporto” que ontem se realizaram na Escola Superior de Educação (ESEC).
Fonte: Diário de Coimbra