Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Também já notei no pouco que li que a dita personagem faz comentários algo despropositados... Enfim, talvez quando o fogo lhe estiver a "roer os calcanhares" se veja a bravura do "senhor"... ou talvez não!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu tou a 20 km da Figueira e daqui de casa consigo ver as chamas, por isso imagino aquilo que se passa por lá :(

Por acaso fui à serra na 2a feira, e notei que havia muito mato, acho que estava um bocado posta ao abandono, já tiveram um susto à um mês atrás mais ou menos, mas não foi suficiente para fazerem qualquer coisa, era uma questão de tempo até acontecer isto. O que é uma pena, porque sabia mt bem ir até à serra almoçar ou lanchar naqueles dias de calor.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Portugal interessado em aviões russos

Portugal está interessado em adquirir até três aviões russos de combate a incêndios florestais, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros português após um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, em Moscovo.

Após o encontro, incluído na agenda da sua visita oficial de seis dias à Rússia, Diogo Freitas do Amaral considerou que os aviões russos de combate a fogos são os melhores aparelhos do género produzidos em todo o Mundo, referindo-se ao avião pesado anfíbio BE-200, produzido pela empresa Beriev.

Segundo fez saber o responsável pela diplomacia portuguesa, Portugal poderá vir a comprar “um, dois ou três aparelhos” destes. O anúncio surge depois de o Governo ter divulgado, em Setembro, que o Estado português vai contar, já no próximo ano, com meios aéreos permanentes de combate a incêndios florestais.

O BE-200 tem motores a jacto, é adaptável de forma a executar diferentes missões e pode abastecer-se com água do mar. Utilizado já em vários países europeus, custa sensivelmente o mesmo que o modelo mais avançado da Canadair (MP-415), cerca de 30 milhões de euros, atingindo o dobro da velocidade (700 Kms/hora) e transportando o dobro da água (12 mil litros).

Fonte: Correio da Manhã
Não é muito comum, mas se atinge o dobro da velocidade, tem o dobro da carga e custa o mesmo, desde que tenha uma fiabilidade similar pode ser uma boa escolha. Seguem-se duas fotos do avião, tiradas do site da Beriev.

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu até tenho medo de ir a Coimbra... Não estou aí desde a fase crítica dos incêndios...
Hakuna Matata

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

mustiness Escreveu:Eu até tenho medo de ir a Coimbra... Não estou aí desde a fase crítica dos incêndios...
Já sabemos.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

mustiness Escreveu:Eu até tenho medo de ir a Coimbra... Não estou aí desde a fase crítica dos incêndios...
Medo porque? não se nota grande diferença se andares so pela cidade, se olhares em redor é que notas umas zonas castanhas, e se fores para miranda pela estrada da beira também vês tudo queimado, de resto... acho que n se nota mta diferença

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

mustiness Escreveu:Eu até tenho medo de ir a Coimbra... Não estou aí desde a fase crítica dos incêndios...
Medo, de que? A fase de incêndios, já passou, e isto só veio provar que os incêndios podem chegar a qualquer sitio, a qualquer cidade. Por isso, por essa ordem de ideias, não estarias segura em lado nenhum! :wink:

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Medo num sentido figurado...

O que é que vão fazer a Vale de Canas? Há algum programa para reflorestar ou simplesmente fica entregue aos bichos (expressão no sentido figurado também)?
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Apoios do Estado só para duas famílias

Apesar de avultados prejuízos em imóveis, o Governo apenas vai financiar a recuperação de duas habitações, destruídas pelos incêndios que assolaram o concelho neste Verão. A resolução do Conselho de Ministros sobre esta matéria confirma a comparticipação até 12.500 euros, a fundo perdido, mas somente em casos de total destruição do imóvel. Nestas circunstâncias, em Coimbra, estão apenas duas famílias

Apenas duas famílias, das várias do concelho que viram as suas casas total ou parcialmente danificadas pelos incêndios deste Verão, irão beneficiar de apoio do Estado para a recuperação das suas habitações.

A resolução 160/2005 do Conselho de Ministros é clara relativamente a esta matéria, comparticipando somente casos de pessoas que se viram totalmente incapacitadas de residir nos respectivos imóveis em consequência dos incêndios. Todos os outros “pequenos” prejuízos em habitações não cabem no âmbito desta decisão, publicada em Diário da República a 12 de Outubro.

Acontece que, apesar de algumas dezenas de habitações terem sido atingidas pelas chamas nas várias freguesias de Coimbra, apenas duas delas estão nas condições exigidas pela resolução, constando do relatório do Departamento de Habitação da Câmara Municipal de Coimbra como candidatas a beneficiárias desta comparticipação, que terá um valor máximo de 12.500 euros, a fundo perdido, encaminhados via Instituto Nacional da Habitação (INH).

Fonte: Diário de Coimbra
Na altura dos incêndios o governo prometeu ajuda para todos. Mas agora, provavelmente porque já passaram as eleições autárquicas e já não há dividendos a tirar disto, oferecem esta ajuda algo patética (deve haver acessores que ganham mais no final do mês). Acho que deviam mostrar alguma coerência: ou não prometiam tanto ou cumpriam as promessas.

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Tanto prometeram e agora vê-se isto. Sinceramente. Se enfiassem a obcessão pelo défice num sítio aonde o Sol n brilha...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Beriev tem acidente

O Beriev 200, avião russo que o Governo português alugou para combate aos fogos, sofreu ontem à tarde uma grave avaria no motor esquerdo, em pleno voo de testes, na Barragem da Aguieira, arredores de Santa Comba Dão – e só a perícia dos pilotos evitou a queda.

A tripulação tentava a aproximação à barragem para carregar água, cerca das 14h50, quando o motor esquerdo parou.

O avião ficou a voar apenas com um motor. O piloto perdeu por momentos o controlo do aparelho, que rasou copas de árvores – segundo uma fonte do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

O piloto, por razões de segurança, largou o combustível dos tanques. A gasolina provocou vários fogos florestais que foram controlados por equipas helitransportadas do Grupo de Intervenção e Protecção e Socorro da GNR.

O avião só não se despenhou, segundo a mesma fonte do INAC, “devido à grande experiência dos pilotos”, russos, com “mais de mil horas de voo”. O Beriev conseguiu chegar à base de Monte Real, onde tem estado estacionado.

O Beriev sofreu alguns danos – mas só hoje se ficará a saber se pode ser reparado rapidamente ou se é substituído por outro.

Fonte: Correio da Manhã
Para começo de teste, não é lá muito positivo. :? Provavelmente foi um daqueles acidentes que não se deve voltar a repetir, mas o teste fica meio manchado pelo quase-desastre, pelos incêndios ateados pelo combustível, etc.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

epa essa noticia.....
Isso parece-me memso sensacionalismo jornalistico....
Largou o combustivel e puff começou logo tudo a arder....bah

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Duvido que tenha sido logo (nada na notícia parece indicar isso), mas acredito que combustível derramado numa floresta possa vir a ser responsável por um incêndio. Pelo menos aumenta bastante as possibilidades de tal acontecer.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Apesar de estar inactivo desde há dois anos, aproveito este tópico.

Como devem ter reparado, os dias de calor apareceram em força e com este os inevitáveis incêndios. :o

Assim, está a decorrer neste momento alugueres por aí um incêndio pois vejo uma enorme coluna de fumo a partir de casa. Alguém sabe onde é em concreto?


P.S Não houveram fogos no verão passado?!

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03
Localização: Ceira, Coimbra, Portugal

Mensagem por Miguel_Silva »

RuiSantos Escreveu:Alguém sabe onde é em concreto?
já ouvi falar que era em Taveiro
...Pedro Miguel da Costa e Silva...

Responder