Abreviaturas...

O geral das generalidades... para discutir tudo!

devem-se usar ou achas que nao?

sim
23
42%
nao
32
58%

Total de votos: 55

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu: pergunta é: como é que alguém que escreve desta maneira vem queixar-se de um suposto atentado à nossa língua e pedir mais respeito?
Realmente é preciso lata!!

Já agora o link para a petição é: http://www.petitiononline.com/FIFA2006/petition.html

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu pessoalmente não vivia bem sem abreviaturas. Uma coisa é o fórum, uma carta, etc etc etc., outra são apontamentos!
Dei por mim com uma escrita tão abreviada que ninguém entende os meus apontamentos! É só traços e bolas com riscos em diversos sentidos (depende um bocado da sílaba em questão).

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Mas isso é algo pessoal, que quando chegas a casa tens um "descodificador" que te vai permitir traduzir tudo o que escreveste. O que aqui anda a ser discutido é o modo como isto se reflecte no modo como escrevemos. E eu não vejo as pessoas mais novas a escrever sequer. Eu quando digo que escrevo parece que tenho alguma doença porque toda a gente passa a olhar para mim de lado... :shock:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

peace^^ Escreveu:Mas isso é algo pessoal, que quando chegas a casa tens um "descodificador" que te vai permitir traduzir tudo o que escreveste. O que aqui anda a ser discutido é o modo como isto se reflecte no modo como escrevemos. E eu não vejo as pessoas mais novas a escrever sequer. Eu quando digo que escrevo parece que tenho alguma doença porque toda a gente passa a olhar para mim de lado... :shock:
Ora nem mais. Tenho uma amiga minha que na primeira vez que falou comigo pelo messenger, pensou que eu estava a gozar com ela, somente porque estava a fazer uso correcto da Língua Portuguesa. Com o tempo ela apercebeu-se de que eu me limitava a escrever Português :roll:

E o que me entristece ainda mais é que ela nem sequer é pita :roll:

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Epá, abreviaturas devem ser evitadas, mas por motivos de força maior (habito de à uns anos pra cá) torna-se dificil nao as usar (isso e os acentos).

O pior é que quando quero escrever a sério às vezes ponho-me a pensar como escrevo correctamente as cenas e perco bastante tempo (às vezes é com cada calinada neste forum
:roll: ) .

Para os meninos que acham que o word facilita a vida eu penso exactamente o contrário.

ps. na me custou mto eskrever em condições, apenas demorei mais tempo pk tive à procura das tklas!

bluestrattos
Lendário
Lendário

dawn_to_dusk_ Escreveu:
ps. na me custou mto eskrever em condições, apenas demorei mais tempo pk tive à procura das tklas!
Não me custou muito ler a mensagem, apenas demorei mais tempo a descodificar o que escreveste :wink:

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

bluestrattos Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:
Não me custou muito ler a mensagem, apenas demorei mais tempo a descodificar o que escreveste :wink:
pah espera que da proxima vez nao active o [pita mode] :lol:

mario
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

dawn_to_dusk_ Escreveu:pah
Curiosamente, este "pah" é uma abreviatura ao contrário...

;)

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

mario Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:pah
Curiosamente, este "pah" é uma abreviatura ao contrário...

;)
:? :roll:

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

tenho aulas num sitio onde "páh" é vírgula!

freejoin
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44

Mensagem por freejoin »

dawn_to_dusk_ Escreveu:tenho aulas num sitio onde "páh" é vírgula!
Vou-te corrigir: o "páh" serve de vírgula, ponto final e reticências!
Vamos lá ver se este ano me livro da cadeira do "páh"_1:p
É primordial!

Quanto ao resto da conversa, quem está habituado a escrever em português corrente, escreve mais depressa (e bem) que o pessoal das abreviaturas.
Além de que é muito mais fácil ler, pois não está encriptado e não necessita de descodificação! :D

Saudações Académicas

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Eu há dias recebi uma mensagem de um bom amigo que estava mesmo triste por causa de uma rapariga.
Escreveu-me naqueles modos de "x" e eu fiquei estupefacta porque não consegui ler a mensagem à primeira.
Tive umas três vezes para entender o que ele tinha dito.
Entristece-me porque as pessoas acham que isso é escrevem bem e que é uma forma de estilo e para mim isso é uma forma de ser ridículo.
Eu não sei se foi aqui que li,mas isso para mim não é abreviar coisa nenhuma.
Estou como a mustiness,uso abreviaturas para apontamentos e para ser mais rápida e depois passar a limpo,mas lá está... são coisas minhas ninguém vê.
Agora até em testes eles usam.
Comecei a usar a internet,andava eu no 7º ano e lembro-me que uns bons meses depois ja andava meio viciada e sem noção do que escrevia, até um dia numa redacção de português, a professora me ter tirado uma grande parte da cotação por ter usado meia dúzia de abreviaturas. E isto tinha eu,13 anos e aprendi bem a lição e aprendi a nunca mais usa-las.
Uso-as sim e escrevo algumas coisas em forma de abreviatura,mas nada comparado com o que os miudos e miudas usam.
É sem dúvida uma falta de respeito à lingua portuguesa que é tão bonita.

Porra,mas q testamento. :oops:

xPattyx
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 07 junho 2005 20:48

Mensagem por xPattyx »

na minha opiniao as abreviaturas deveriam apenas ser usadas em aulas (para ser de escrita mais rapida),e em mensagens (para poupar caracteres,para nao passar para 2 mensagens),isto é,quando se quer escrever rápido e/ou poupar espaço.
agora em Foruns,e sites e coisas assim deste género acho mesmo desnecessario!!! há que respeitar a nossa lingua!! alem disso demoramos menos tempo a ler uma escrita decente(Portugues corrente) do que estar a ler,ou melhor,a tentar decifrar,uma escrita com a abreviaturas e com aquelas cenas todas do "x" ou das palavras juntas!!!

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

xPattyx Escreveu:(...)
Subscrevo inteiramente. Abreviaturas só em apontamentos, sms ou em chat´s.

Mainada.

bluestrattos
Lendário
Lendário

Chong Li Escreveu:
xPattyx Escreveu:(...)
Subscrevo inteiramente. Abreviaturas só em apontamentos, sms ou em chat´s.

Mainada.
sms ??? vai lá vai, já me vi grego para perceber algumas mensagens :roll:
e se a pessoa merece, mando-lhe uma mensagem a pedir para a mandar já desencriptada senão azar, aprendesse a escrever...

E em chat's.... só se for mesmo entre duas pessoas, porque se houver mais pessoas a coisa complica-se.

E é de pequenino que se torce o pepino, porque se mensagens por sms e/ou chat's, for o que uma pessoa usa mais, então é quase certo que esses erros se tornarão mais frequentes quando ela for chamada a usar a Língua Portuguesa devidamente.