Incêndios

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

NiGhT Escreveu:Se apanharem o filho da p*ta que não tem outro nome que fez isto, eu vou ao tribunal só para ver a cara do grandessíssimo cabr*o.
Lino Escreveu:Era logo pena máxima!! :evil:
Vocês são uns utópicos... Devem pensar que estão num país civilizado. Da forma como as coisas funcionam neste país, o gajo apanha uma multa (quanto muito) por ter feito uma fogueirazita sem licença :roll:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pois... ou o gajo diz que tens problemas mentais ou assim e é posto na rua... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

A mim entristeceu-me imenso ver as cinzas e sentir o fumo.
Tive uma noite, tudo fechado em casa e acordei com o quarto a cheirar imenso e fui até a rua.
Quando lá cheguei,foi horrivel... só fumo e imensa cinza... chuva de cinza quase... Fiquei mesmo incomodada pelo fumo.
Senti por momentos medo.
Eu acredito que muitas vezes é fogo posto involuntáriamente. O cigarro mal apagado de carros a passar... acho que isso deve ajudar... não sei digo eu.. Acredito,sim, também naqueles maldosos que levam a vida de uma forma inútil e pegam fogo no lugar aonde está mais sensivel..
Sim era capaz de lhes torrar os tin tins a ver se eles faziam ainda mais.
Love hurts

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

No âmbito da campanha de solidariedade desencadeada pela Associação Académica de Coimbra/ Organismo Autónomo de Futebol vai ter lugar no próximo domingo pelas 18 horas, no Estádio Cidade de Coimbra, um jogo solidário entre as equipas da Académica e do Beira-Mar.

O preço do bilhete é de 5€ e a receita reverterá a favor das vitimas dos incêndios que afectaram a região.

Esta iniciativa é uma organização da Académica e da Tbz e conta com o apoio de diversas entidades e empresas.

Fonte: AAC/OAF
Para quem quiser ir ver o jogo, fica aqui a informação.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Obrigado! :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Pedro Escreveu:
No âmbito da campanha de solidariedade desencadeada pela Associação Académica de Coimbra/ Organismo Autónomo de Futebol vai ter lugar no próximo domingo pelas 18 horas, no Estádio Cidade de Coimbra, um jogo solidário entre as equipas da Académica e do Beira-Mar.

O preço do bilhete é de 5€ e a receita reverterá a favor das vitimas dos incêndios que afectaram a região.

Esta iniciativa é uma organização da Académica e da Tbz e conta com o apoio de diversas entidades e empresas.

Fonte: AAC/OAF
Para quem quiser ir ver o jogo, fica aqui a informação.
À volta de 1500 pessoas, não foi grande contribuição, mas é melhor que nada :roll: No próximo Domingo aquando do Jogo Académica - Setúbal, irão dar o dinheiro à Câmara para esta depois distribuir. Será o dinheiro do jogo de solidariedade juntamente com algumas contribuições das empresas.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Para quem ainda não viu:
http://scrif.igeo.pt/satelites/ForestFire_Coimbra.jpg
Imagem pesada!
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

Acabei de ver a imagem... verdadeiramente desoladora. :(

Reparem só na proporção de área ardida, em relação ao tamanho da cidade.. e se a foto se prolongasse para Sudeste, mais área queimada iria aparecer, infelizmente.

Hoje dei um passeio de carro por essa zona, circuito Coimbra > Tovim > Vale de Canas > Lorvão > Penacova, e regresso pela Nacional 10, junto ao rio (a que vai ter junto da ponte da Portela). O cénario, enfim... quem viu aquilo há uns meses atrás e quem vê agora nem consegue comentar, e o pior de tudo, as populações que lá vivem que são directamente afectadas, terreolas completamente perdidas no meio da mata ardida, imagino o que essas pessoas não devem ter passado durante o incêndio.
Se já antes eram vítimas do isolamento, então agora é que pouco lhes resta.
Se já é arrepiante ir nessa marginal junto ao Mondego e ver ambas as encostas nas margens completamente queimadas, experimentem visitar alguma dessas povoações e passar nas estradas serranas.. horrível. :?
Jota P.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Que horror o tamanho da área ardida é uma boa parte do tamanho da cidade... :cry:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

E voltaram os incêndios ao distrito de Coimbra, mais uma vez a Serra da Boa Viagem a arder, e não me parece que aquilo esteja fácil!

Imagem

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

Pois é, eu tenho lá casa (na praia de Quiaios), e hoje de tarde quando regressava a casa, cerca das 16h, quando ia na EN109 já conseguia ver o fumo.
Na altura não me pareceu nada de alarmante, mas agora pelo que tenho ouvido nalguns meios de comunicação social parece que está a ser algo em grande, estando descontrolado e ameaçando habitações em várias freguesias.. :?

O cheiro a fumo aqui em Coimbra também já não engana.. esperemos que tudo corra pelo melhor.
Jota P.

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Eu que o diga, vi tudo desde o início. Começou cerca das 15h30 e desde essa altura até agora não parou. Ameaçou várias casas, o parque de campismo foi evacuado porque pra quem conhece chegou a essa zona, à zona da rotunda da subida pro Jumbo, aos Vais, à Sra da Encarnação, nem sei, foi o maior fogo que alguma vez vi... Tive o fogo à porta. Não estive rodeada por sorte. O que nos salvou (prédio) foi a nova estrada que fizeram há pouco tempo e que impediu que as chamas se alastrassem pra esta zona, e o facto da vegetação ter sido cortada rente, embora tenha ardido alguma parte. É desolador. Ainda agora, e são neste momento 23:00 continua a arder. Vi uma casa ser ameaçada por três vezes e talvez por milagre não foi consumida. Chorei como se da minha se tratasse. O fumo ainda agora é imenso e está um calor muito intenso. Vi algo que nunca imaginei ver. Uma chuva de faúlhas como se de granizo se tratasse. Indescrítivel.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

E só choraste ou também ajudas-te?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

azuKi
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registado: quinta-feira, 08 setembro 2005 15:05

Mensagem por azuKi »

Não ajudei, não, se é isso que queres saber. Eu notei a ironia. Mal conseguia respirar e abrir os olhos. Mesmo que pudesse pouco podia fazer, não tinha água disponível, pois foi cortada não sei porquê. Só os andares de baixo tinham pressão suficiente pra permitir o uso da mangueira. E eu moro no 6º andar, nenhuma mangueira conseguiria apagar o fogo, se mesmo os Bombeiros foram forçados a deixar arder por não conseguir lá chegar. Esclarecido?! Espero que sim!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

usaralho Escreveu:E só choraste ou também ajudas-te?
Considerando a situação, acho que este comentário era escusado... :?

Responder