Resíduos Urbanos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Resíduos Urbanos

Mensagem por SilentNoise »

Todos sabemos o "b, a, bá" da reciclagem e como contribuir para um mundo melhor.
Todos temos acesso a ecopontos onde podemos depositar o lixo reutilizável previamente separado.
Todos sabemos pela televisão dos benefícios de tal política de separação de lixos.
Todos sabemos que todas as autarquias procedem à recolha desses pontos de uma forma quase diária.

O que não sabemos é que de nada serve o meu esforço ou o dos meus vizinhos quando chega a altura de pensar "Em que balde é que meto isto?".
Há cerca de um ano que, por curiosidade e também muito por culpa de insónias, tive a oportunidade de observar como se processava a recolha do lixo dos ecopontos.
Chega o veículo pesado (vulgo camião de caixa aberta) equipado com um braço mecânico. Até aqui tudo bem.
Como seria de esperar, começou a recolha. A pouco e pouco lá foram içados os três separadores.
Foi quando me apercebi de uma coisa: a caixa do camião não é dividida em compartimentos.
Dia após dia tenho assistido a esta operação que, diga-se de passagem, é incompreensível e de enorme falta de respeito.
Afinal o ecoponto é uma fantochada?
Será que os SMSUH recolhem os resíduos previamente separados, juntam tudo e depois separam outra vez? Acho que não sou o único a não ver lógica nesta hipótese.

Há uns dias este ecoponto foi relocalizado para uma zona inexplicavelmente absurda e inteligentemente fora da vista de qualquer habitante de qualquer prédio mais próximo.

Não sei se este é um caso pontual, por isso peço-vos que tenham atenção à forma como é recolhido este tipo de resíduos na vossa zona. A recolha faz-se por volta da 1 da manhã.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

:shock: :shock: :shock:
Impressionante.
Da para ver isso perfeitamente da minha janela mas nunca reparei.
Vou tentar reparar nisso.

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

epá eu axo k por aki ha um camiao k vem recolher so os vidros...

T3tsuo
Experiente
Experiente
Mensagens: 282
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por T3tsuo »

É mesmo impressionante o que acabei de ler ...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Enviei um e-mail com um link para este post para a Provedoria do Ambiente.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Por acaso também já tinha reparado no raio do camião e tido esse pensamento. No entanto não averiguei mesmo se era só um compartimento.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
RuIp3dRo
Regular
Regular
Mensagens: 175
Registado: segunda-feira, 20 dezembro 2004 21:25
Localização: Coimbra

Mensagem por RuIp3dRo »

Por algum motivo recolhem +/- entra a 1h e as 3h da manhã. Por falar em falta de respeito, acreditem que muito do barulho que se faz nas recolhas poderia ser evitado. Será mesmo necessário fazer aquele "estardalhaço" todo? É que àquelas horas não há grande trânsito.. então para quê fazerem os "PAAM PAAM" do veículo e os homens das recolhas gritarem e rirem-se tão alto? Claro está que esse é um problema suportável, mas penso que poderia ser modificado.
ImagemCaminhando para a glória..

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Normalmente na recolha até têm algum cuidado, mas já não sei quem é que me disse, mas suponho que foi a minha mãe, que um dia chegou muito indignada a casa que eles no fim das recolhas juntam o lixo todo...
É vergonhoso caso assim seja...
Hakuna Matata

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Mas vocês não sabiam disso?? :shock:
Eu já sabia disso há muito tempo, talvez porque tenho amigos que trabalham na área de ambiente.
A explicação que me deram é que é normal acontecer isso quando se começa a fazer reciclagem em qualquer país. Numa primeira fase, a população tem que passar por uma fase de habituação aprendizagem a fazer a separação dos lixos. não haveria vantagem em fazer logo a recolha selectiva se pessoas ainda não colocam no sitio certo, e em quantidade que justifique.
Não faço ideia em que estado dessa aprendizagem estamos.
Quando vivia em coimbra fazia separação e quando vinha a casa e não tinha os lixos separados custava-me muito, sobretudo o vidro e o papel.
Agora perdi um bocado esse hábito porque aqui onde moro há muito menos contentores. lembro-me uma vez que andei a arrumar os livros e procurei bastante por um papelão!
Agora já começam a haver mais.

Uma situação que me irritou bastante foi ver num cemitério contentores para flores e outros para velas, mas como eles estão colocados nunca ninguém vai separar nada, nem eu. Tem um contentor de velas aqui, um de flores no outro canto. So quando os colocarem juntos é que se vai ter resultados. E pra eles era igual, até dava menos trabalho a recolher.
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

No meu prédio existem pessoas que ficam com a grua do camião à cabeçeira da cama... mas isso já são outros problemas.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Estive a falar com os meus colegas de casa e avivei a memoria um pouco. Realmente tenho ideia de ver os camioes a virem cá recolher o lixo e nao sao compartimentados. Acontece é que é um camiao para tipo de lixo. E acho k nao sao todos da mesma entidade. Acho k nos estamos a precipitar um pouco com as acusaoes. Mas tb n tenho a certeza. Ja vi o camiao dos vidros e o do papel... o das embalegens é k nunca vi.

Agora.. um pouco indignate é o facto de existir um contentor para "embalagens". Tem piada, tambem se podia chamar "coisas". Na minha opiniao devia antes haver um contentor para metais e outro para plasticos.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Epá é verdade que o camião não é compartimentado, mas aqui na minha terrinha, e eu tenho o ecoponto aqui junto à minha casa costumo vê-los a carregar, vem um camião carregar cada um dos contentores.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Recebi a resposta da provedoria:
Ex.mo Senhor Pedro Amaro,

A Provedoria do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana de Coimbra, vem desde já
agradecer a sua colaboração.
Após leitura remetida porV. Ex.ª, verificámos que não existe referência ao
endereço onde se verificou a recolha dos resíduos solidos urbanos.
Neste sentido, a Provedoria, solicita que nos seja remetidas novas
informações de modo a esclarecer tal situação.

Atenciosamente.


P´la Provedoria do Ambinte e Qualidade de Vida Urbana


Carla Mendonça
(Assessora da Provedoria)
Silent: se preferires, podes enviar-me a morada (deve bastar indicar a rua) por PM, de modo a poder enviar-lhes uma resposta.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

É com agrado que vejo que os serviços camarários interessam-se por questões deste tipo.
Tal era a indignação com o assunto que me esqueci de divulgar a zona em questão. Referia-me ao ecoponto da Rua Cândido dos Reis.

Espero que a situação seja esclarecida.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Recebi mais um e-mail sobre este caso.
ASSUNTO: Recolha de RSU.

Processo n.º 273.1-2005/AEV

N/ Ofício nº 0100/20.07.2005

Coimbra,20 de Julho de 2005

Exmo. Senhor,

A Provedoria do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana de Coimbra vem desde já agradecer o seu contacto. O seu processo ficou registado com o número indicado em epígrafe, o qual deverá ser utilizado sempre que se dirigir ao nosso gabinete, solicitando e/ou adicionando qualquer informação ao processo.

Segundo o artigo 7º da Designação, Competências e Mandato do Provedor, os munícipes têm direito de resposta no prazo de 90 dias, pelo que este processo foi desde já encaminhado para a(s) entidade(s) competente(s).

Esperamos desta forma ir ao encontro das suas expectativas na resolução dos problemas apresentados.

Atenciosamente,

P´la Provedoria do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana
Carla Mendonça
Não estava à espera que criassem um processo, mas... agora é esperar os tais 90 dias pela resposta, I guess. :?

Responder