Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

No seguimento de conversas num tópico na secção de Fotografia e no chat, surgiu a ideia de organizar um meeting do fórum no formato "caminhada". Como seria a primeira vez que combinaríamos algo do género, antes de avançar para a organização achei melhor criar um tópico para ver se há interessados e definir alguns aspectos gerais. Penso que poderemos avançar com a ideia se houver um mínimo de 4 participantes, por isso avisem se estiverem interessados.

O passeio seria na Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz). Em termos de itinerário, penso que podemos incluir os seguintes pontos:
- início em Buarcos (junto à Chaminé)
- paragem para almoço na dolina de cedros
- miradouro da bandeira
- miradouro do couto mineiro
- miradouro da capela de santo amaro
- chegada a Buarcos (ponto de partida)

Para visitar estes pontos todos iríamos percorrer cerca de 12 km. Parece muito, mas como a maioria é em terreno relativamente plano, resulta numa caminhada fácil. Se excluirmos o miradouro do couto mineiro, ficamo-nos pelos 10 km. Quanto a duração, a minha estimativa vai para cerca de 6 horas, já contando com as paragens e a um ritmo lento para apreciar a paisagem (5 horas se excluirmos o couto mineiro). O ideal seria começarmos entre as 10h e 10h30, para estarmos de volta até às 17h, no máximo (embora o mais provável seja regressarmos pelas 16h).

Em relação a equipamento necessário, basta calçado e vestuário adequado (ou seja, nada de chinelos e calções de praia :p) e uma mochila para transportar água, alguma coisa simples para comer (sandwich e fruta resulta bem), toalha e, opcionalmente, máquina fotográfica e um agasalho extra.

Quanto a dia, durante a semana seria mais agradável, mas como nem todos estão em férias podemos marcar para um sábado - pode também combinar-se um dia que sirva aos interessados (preferencialmente durante a primeira quinzena de Agosto).

Se estiverem interessados em participar ou quiserem sugerir alguma alteração ao plano inicial, avisem. Se for decidido ir em frente (ou seja, se atingirmos o número mínimo de participantes), será aberto um tópico com informação mais detalhada.

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por |zype| »

gostava, mas para mim não dá :/
ESEC

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Tide »

Parece-me interessante...se bem que longo.
Para mim depende do dia. Tanto pode dar como não.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

A distância é algo que pode ser ajustado, basta alterar os pontos de visita.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Bem, dado já terem passado alguns dias sem respostas, suponho que não valha a pena organizar esta actividade. Em todo o caso, eu devo fazer mais umas caminhadas por estes lados nos próximos dias... quem se quiser juntar, avise. :p

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Löba »

Pedro Escreveu:Bem, dado já terem passado alguns dias sem respostas, suponho que não valha a pena organizar esta actividade. Em todo o caso, eu devo fazer mais umas caminhadas por estes lados nos próximos dias... quem se quiser juntar, avise. :p

Eu estou a precisar de fazer exercício, mas não tenho pedalada para quem anda 12 km pela Serra :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Hoje fiz mais 12, não é assim tão difícil. :p Vou ver se daqui a bocado coloco as fotos.

Em todo o caso, se estiverem interessados numa caminhada mais pequena, também se pode organizar. É só uma questão de definir um percurso mais curto. Mas, para isso, primeiro tem de haver interessados. :p

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Löba »

Ok, alinho numa caminhada light. :D Para mim qualquer dia da semana dá, em princípio. É só uma questão de combinar.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Bem, já somos 2. Avançamos com quantos?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Em relação a percurso, estive a ver duas alternativas possíveis com base nas caminhadas que fiz anteriormente:

Hipótese A (cerca de 7 km)
- Início junto à Chaminé em Buarcos (é um sítio fácil de reconhecer e com estacionamento fácil)
- Almoço no Parque de Merendas da Dolina
- Ida até ao miradouro por trás da Capela de Santo Amaro
- Regresso à Chaminé

Hipótese B (entre 8 a 9 km se fizermos a descida pelo local da subida, 7 km se fizermos por uma rua - é mais fácil, mas não mete tanta piada :p)
- Início junto à Chaminé
- Almoço no Parque de Merendas da Dolina
- Passagem na Fonte de Santa Marinha
- Ida até ao Abrigo da Montanha
- Regresso à Chaminé

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Löba »

Ainda bem que referes o pormenor do estacionamento fácil, isso é VITAL para mim :D :D :D

O percurso 1 parece-me bem, tou nessa. B)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Estive aqui a espreitar a previsão do tempo para os próximos dias, para ver quando temos céu pouco nublado. Amanhã seria um dia bom, mas talvez seja demasiado em cima para marcar. Depois temos Quarta a Sexta, que também surgem como boas alternativas. A previsão do fim-de-semana aponta para céu limpo... é óptimo para a praia, mas acaba por tornar a subida mais difícil nas zonas sem sombra. Vão dando a opinião para marcarmos um dia, para mim qualquer um destes deverá dar.

Dado ser um passeio curto, podemos apontar a partida para as 11h (o almoço deverá ser pelas 12h30). A chegada deverá ser pelas 15h (quem quiser ainda vai a tempo de aproveitar a praia :p).

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Löba »

Pode ser um dia qualquer (Sábado já é um bocado em cima da hora para mim), excepto Segunda.
Acho que o passeio devia começar mais cedo, tipo 9h, para «fugir» às horas de calor mais intenso. Também estive a ver a previsão do tempo e parece que para a semana vai haver uns dias assim mais para o nublado, o que é óptimo para passear :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Pedro »

Eu prefiro que seja um pouco mais tarde... não sou fã de acordar cedo, especialmente em férias. :p Se estiver tempo nublado, não me parece que haja grande problema... se bem que mesmo com céu limpo acaba por não ser complicado, pois numa boa parte do caminho estaremos debaixo das árvores.

Em todo o caso, pode-se apontar para as 10h ou 10h30... antes disso é que preferia não combinar, porque vai obrigar a eventuais interessados de Coimbra a terem de acordar ainda mais cedo. :p

Avatar do Utilizador
Löba
Regular
Regular
Mensagens: 139
Registado: domingo, 24 junho 2007 0:03
Localização: R'lyeh

Re: Caminhada forumcoimbra - Serra da Boa Viagem

Mensagem por Löba »

Tsc tsc :P Então combinem lá um dia e uma hora, que eu também tou na terra das peixeiras. Segunda não posso.

Responder