Porque é Mau Viver em Coimbra!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Ricky147 »

E o problema dos convívios fora dos estabelecimentos nocturnos? A mim parece-me mais grave, visto que ali não existe isolamento acústico.
Ricardo Nuno

VeraB
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sexta-feira, 18 novembro 2011 18:52

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por VeraB »

Olá a todos!

Esta é a primeira vez que participo no Fórum.
Já vi que há opiniões muito variadas sobre os melhores locais da cidade para morar. Eu nunca morei no centro da cidade e tenho opinião sobre algumas zonas, mas pode ser tendenciosa... Tenho pensado em comprar casa na zona da Baixa e descobri uma que me agradou na zona do Palácio da Justiça. Nunca pensei em morar em tal zona... Mas como gostei mesmo da casa, dediquei um tempo a pensar nos prós e nos contras. Por um lado, está perto de imensos serviços, a 5 min. a pé do coração da Baixa, a 15 da Universidade e tem autocarros para qualquer zona da cidade. Comparando por exemplo com Celas ou com a Rua do Brasil, não demorarei muito mais tempo a chegar à Praça da República. É uma zona tranquila mas, na altura da Queima, em 10 min., se quiser, estou no centro dos acontecimentos. Até tem um lugar de estacionamento. A casa agrada-me e o preço tb. Mas é a Baixa, conhecida por ser desabitada e pouco recomendável à noite. Até tem outros edifícios de habitação e acho a zona simpática, mas aquela ideia de sempre persegue-me. Morar na Baixa?!
Agradecia algumas opiniões sobre o assunto! O que é que deve pesar mais?

Saudações cordiais :)

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por daniel322 »

Depende da zona da Baixa. Actualmente tenho ideia que é mais seguro andar na Baixa do que era há uns 3 anos atrás.. tenho alguns amigos que moraram/moram na Baixa e gostaram, o problema recorrente costuma ser o estacionamento mas para estudantes ou em casos como o teu em que tens parqueamento isso fica resolvido. Depois é como digo, dentro da Baixa há zonas mais recomendáveis que outras, como em todo o lado..

Avatar do Utilizador
Mrboss81
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: terça-feira, 23 novembro 2010 23:43

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Mrboss81 »

Fazer como o outro que disse que deu um tiro no ladrão. Ligar para a policia, e dizer que entrou lá um vizinho em fúria, e desatou aos tiros de caçadeira. Aí é que eles entram em cena para ver se apanham o criminoso. Chegam lá, evacuam aquilo tudo, não encontram ninguem, mas sempre acabaram com a confusão e barulheira :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Lino »

Bem, a zona do Palácio da Justiça até tem movimento, autocarros, tribunal, serviços, há o Pingo Doce logo ali, várias lojas e shopping, a polícia anda por ali... por isso creio que seja boa zona.
Talvez não vivesse na zona da Rua Direita ou outras ruelas mais escuras e enfiadas, mas Palácio da Justiça tem sempre gente.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Lino »

E há mais prédios logo ali na R. Figueira da Foz, Fernão de Magalhães, por isso não estás tão isolada.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Pedro »

Câmara de Coimbra limita ruído nas noites da Queima das Fitas

A organização da Queima das Fitas de Coimbra vai ser obrigada a reduzir o ruído nas noites dos concertos, podendo ser punida com uma coima mínima de 15 mil euros caso não respeite esta imposição.

O anúncio foi hoje feito em conferência de imprensa com a participação da Câmara de Coimbra, Polícia Municipal, Associação Académica, organização da Queima das Fitas e representantes da ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, da Universidade de Coimbra (UC), responsável pelo sistema de medição de som e limitador dos níveis de ruído.

A redução deve ser feita com limitadores de som nos equipamentos.

O novo sistema - uma iniciativa da autarquia, em colaboração com os estudantes e a UC - visa “minorar os problemas de ruído provenientes das noites dos concertos da Queima, que começa com a tradicional Serenata monumental (na Sé Velha), às 00:00 da próxima sexta-feira e decorre até dia 11.

O plano de monitorização do ruído e a instalação de limitadores de som, selados, nos equipamentos dos dj’s, pretende “parar a escalada de som que, de ano para ano, vinha aumentando”, no período da Queima das Fitas, refere a autarquia.

“Há gente que se queixa e gente que sofre sem se queixar. As queixas são um indicador generalizado de que se vai para além do que se devia. Os limitadores de som visam permitir que, a partir de determinada hora (04:00), a festa continue, mas com um som tolerável”, disse o presidente da Câmara, João Paulo Barbosa de Melo.

O autarca reconheceu que o ruído durante a festa estudantil é um “assunto delicado”, já que a Queima é “um dos cartazes da cidade”, mas a questão que se coloca é “encontrar um equilíbrio” entre os interesses dos que se querem divertir e daqueles que precisam de dormir.

“Não se trata de a Câmara impor”, disse o autarca, salientando a colaboração da AAC e da organização da Queima.

O presidente da AAC disse que os estudantes “não podem esquecer a cidade que os acolhe, devem ter respeito por ela” e considerou tratar-se de “um marco bastante importante, com a cidade e os estudantes a darem as mãos por uma causa comum”.

Os locais onde habitualmente ocorrem mais reclamações “vão ser monitorizados, “pelo menos, dia sim dia não”, por uma equipa conjunta da UC e da Polícia Municipal.

“Ruído vai sempre haver e reclamações também. O objetivo é que haja menos”, referiu Mário Mateus, da ADAI, entidade que há cerca de uma década concluiu que nas noites da Queima o nível de ruído aumenta 20 decibéis acima do habitual.

As ações de fiscalização “não são para punir mas para confirmar se os limitadores de som são ou não violados”, disse Jacinto Santos, comandante interino da Polícia Municipal, frisando, em resposta a questões dos jornalistas, que a violação do limite de ruído imposto pela autarquia implica uma “coima mínima de 15 mil euros, que será cobrada à AAC”.

A organização da Queima irá, por isso, contratualizar com as empresas concessionárias das “barracas” o cumprimento do nível de ruído autorizado.

“As queixas do ruído durante a Queima são recorrentes”, disse à Lusa Massano Cardoso, provedor do Ambiente de Coimbra.

A avaliação dos resultados do novo sistema de monitorização de ruído e limitação de som poderá levar, no futuro, a autarquia a aplicá-lo noutros pontos da cidade.

Fonte: Diário Digital
Em princípio serão boas notícias para quem mora nas proximidades, assumindo que será, de facto, realizado um esforço para diminuir o ruído.

Avatar do Utilizador
jjmaia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: sexta-feira, 12 junho 2009 12:48
Localização: Coimbra - Leiria
Contacto:

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por jjmaia »

Preocupassem-se mais em diminuir o ruído a porcaria que esses pseudo-estudantes fazem durante o ano todo do que o barulho das colunas durante 1 semana...

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Ricky147 »

Não se nota diferença nenhuma. Continuo a ouvir o barulho em S. Martinho quando o vento está a soprar para aqueles lados.
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
tulaunia
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registado: segunda-feira, 14 julho 2008 14:05

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por tulaunia »

Em Santa Clara tudo igual também :( Principalmente por volta das 4 da manhã :(

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por banjix »

Eu vou ser sincero: Era preciso ser-se demasiado ingénuo para acreditar que alguma coisa iria mudar. Já se sabe que a aplicação da lei é como é, infelizmente.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por Ricky147 »

Esta noite não se ouviu, mas admito que tenha sido devido à mudança de direcção do vento.
Ricardo Nuno

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por NiGhT »

Zero de barulho na Solum!
Imagem

FilipePT
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: quinta-feira, 29 novembro 2007 21:26

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por FilipePT »

Tem dias, na solum algumas noites ouve-se bem o som, outras noites nem por isso.

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Re: Porque é Mau Viver em Coimbra!

Mensagem por NiGhT »

Onde eu vivo, não se ouve mesmo nada e durmo que nem um anjinho...
Imagem

Responder