Chat do fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

O problema das soluções de integração automática é que, na maioria das vezes, fazem alterações à base de dados. E isso é algo que eu evito a todo o custo (tanto pode correr bem como vir a causar problemas mais à frente).

Em todo o caso, vamos ver como corre este. Estou também a experimentar no servidor de testes uma alternativa tipo facebook que parece-me funcionar sem problemas e a integração parece resultar, mas... primeiro quero testar isto bem antes de implementar no fórum. Para já, quero primeiro ver se colocar o chat é algo positivo que os utilizadores utilizam ou se se trata de uma característica a que ninguém vai ligar.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por micromys »

Eu tenho ligado várias vezes mas só lá está o "Pedro" e mais ninguém. No outro dia ainda lá encontrei alguém com o nick "e" e conversei um pouco com ele. Se surgirem mais participantes acho que deve continuar.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Tem tido uma utilização muito reduzida. No entanto, como Agosto e as duas primeiras semanas de Setembro costumam ser mais "lentas" em termos de utilizadores (o fórum segue o "ritmo" de Coimbra), em princípio vamos esticar a fase de testes mais uns dias para ver se a situação muda. Caso se mantenha, parece-me que não vale a pena insistir neste recurso.

Uma hipótese que já discuti com alguns utilizadores que passaram no chat é a marcação de uma chat night. Podemos até tentar já amanhã (Sábado), às 21h.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Terminámos a fase de avaliação do chat. Apesar da "promoção" do chat com um anúncio global no fórum, houve uma adesão reduzida por parte dos utilizadores, pelo que parece que esta funcionalidade não é considerada apelativa. Por este motivo, e dado que a plataforma escolhida revelou-se estável, não me parece que valha a pena desenvolver uma solução de raiz para o fórum. No entanto, apesar da pouca adesão, iremos manter o sistema de chat disponível em http://chat.forumcoimbra.com

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Como possivelmente já repararam, está a decorrer mais uma "experiência" na plataforma de chat do fórum, desta vez com uma abordagem algo diferente. Está a ser usado um sistema semelhante ao existente no Facebook, em que o chat fica visível nas páginas do fórum. Para já trata-se apenas de um teste, sendo que a manutenção deste sistema estará dependente do feedback dos utilizadores.

Para aceder ao chat, basta carregar no botão que diz "Chat" no canto inferior direito da janela do browser. Este botão apenas aparece aos utilizadores registados.

Esta fase de testes deverá demorar uma semana, se tudo correr de acordo com o previsto.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Já conversei com duas ou três pessoas no chat e até agora as opiniões têm sido positivas. Para quem também já experimentou, há algum feedback adicional?

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Chat do fórum

Mensagem por banjix »

Eu tenho tido o azar de não ter apanhado ninguém online. A seu tempo... :)
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por bacfish »

Olá Pedro, acho que é uma boa ferramenta, no entanto também não tenho apanhado ninguém online.
Tira-me uma duvida, quando nós abrimos o fórum não ficamos automaticamente online, certo? Não será por isso que não muita gente ligada?´
Abraço
Cumps
Bruno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Apenas fica on-line quando se carrega na parte que diz "Chat". Quando ficarem on-line, aparece "forumcoimbra" e o número de pessoas on-line para além de vocês. Mantém-se on-line entre páginas (ou seja, só faz o logout quando fecharem a tab do fórum). Esta pareceu-me a melhor solução, pois é possível que nem todos os utilizadores queiram aceder ao chat.

Valerá a pena combinar uma chat night, para ver se reunimos alguns utilizadores lá?

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Chat do fórum

Mensagem por Tide »

Sim, acho que vale.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Podemos tentar apontar para as 21h de Terça-Feira. Que é que acham?

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Chat do fórum

Mensagem por Tide »

Não sei se na Terça haverá muita gente a alinhar...véspera de feriado e tal.
Mas qualquer dia é bom para começar.
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Chat do fórum

Mensagem por Pedro »

Escolhi mesmo por ser véspera de feriado. Assim é improvável que haja quem tenha de se levantar cedo para ir trabalhar. :p

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Chat do fórum

Mensagem por Tide »

Por outro lado, há sempre quem aproveite para jantar fora, ir beber um copo, etc...
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Chat do fórum

Mensagem por banjix »

Eu vou ser sincero... À noite é mesmo muito raro aceder ao fórum...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder