Abreviaturas...

O geral das generalidades... para discutir tudo!

devem-se usar ou achas que nao?

sim
23
42%
nao
32
58%

Total de votos: 55

pedrotuga
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29

Mensagem por pedrotuga »

Pessoal!!!
Pedro e kiko, concordo plenamente convosco, uma coisa é usar abreviaturas, outra é escrever mal, outra ainda é escrever ao estilo IRC mas sem abreviar nada, complicar até na verdade.

Num meio informal com um forum, um newsgroup, uma sala de chat, etc. pode ser cómodo ou mais pratico escrever com abreviaturas pois poupam-se tempo e caracteres. Nas mensagens SMS por exemplo há um limite muito redizido de caracteres por isso... Lá vai o "n" em vez do não, o "k" em vez do "que" o "q" em vez de "quê" ... por aí fora...
Claro que nos permitimos fazer isto em meios informais onde a comunicacao é o importante.
Quanto a escrever mal, ou escrever ao estilo da tal miuda que teve dois... Abomino isso.

Já agora, uma coisa engracada (este teclado n tem cedilha), este topico comecou com uma abreviatura...OK!

Greetz

Dementor
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27

Mensagem por Dementor »

Li isto hoje num outro fórum:
dhuSE = n00bz0r omg wtf uber-31337 ij33b t34ch3r, wannabe PROteacher, omgwtflol,

plz pwn dhuSE, imo ?

kthxbye.
Alguém é capaz de traduzir? Eu não consigo... :shock:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Se não me engano, ele está a demonstrar espanto perante o facto do dhuse parecer um principante, quando apenas é alguém convencido que é um professor com bastantes conhecimentos. Depois pede a alguém para dar uma lição ao dhuse e termina com um agradecimento e uma despedida.

Espero que não ensine os filhos dele a escrever assim ou estamos perdidos. :shock:

Dementor
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 28 dezembro 2004 11:27

Mensagem por Dementor »

É, pelo contexto é capaz de ser isso.

Como é possível??? E substituir tantas letras por números... há cada cromo!!!

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Pressinto que uma nova língua está para nascer e será practicamente impossível de decifrar...

Gold
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34

Mensagem por Gold »

Abreviaturas quando há razão para o seu uso e logo que não seja abusivo, tudo bem.

Já não gosto mesmo nada de trocas de letras propositadas e erros ortográficos grosseiros. Não é que goste dos outros, mas há erros, como já foi referido, de ferir a vista.
Em conversas privadas, usem o que vos apetecer, mas como isto é um local público não custa nada escrever de forma correcta.

E numa situação particular, em legendas, não suporto o uso de 'Ok'. Manias...

oHmAiGoD
Banido
Registado: quinta-feira, 18 novembro 2004 22:15

Mensagem por oHmAiGoD »

opa afinal n sou o unico a escrever com abreviaturas e a maioria ate as apoia... tanta coisa pa isto omg...
N vos percebo sinceramente k nao mas tb o k ha pa perceber ne? lol

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

oHmAiGoD Escreveu:opa afinal n sou o unico a escrever com abreviaturas e a maioria ate as apoia... tanta coisa pa isto omg...
N vos percebo sinceramente k nao mas tb o k ha pa perceber ne? lol
Cada vez que me convenço mais que tens GRAVES problemas com a escrita e com a interpretação. O pessoal apoia o uso de abreviaturas ocasionalmente, e não fazer disso escrita normal diária. Se usasses casualmente algumas abreviaturas, tudo bem mas, repara como tu escreves:
oHmAiGoD Escreveu: opa voces implicam com cd merda... enfim kual eh o problema d s escrever calao na net ja agr?
Fdx te parece k sao n00bs ou o crlh... simplesmente poupo tempo e é mais pratico e td a gent epercebe o k digo ah mm... s tao mal com isso prob vosso not mine =)
agora s kerem escrever direitinho escrevam.. tome a cagar pa voces =) eu continuo a escrever na net assim...
oHmAiGoD Escreveu: pa nos na jota escrevemos formalmente e kt a ti mustiness pa 1 + 1 sao 2 matematicamente...
Se tens a mania d escrever decentemente escreve, eh ctg, eu prefiro escrever "calão" e cagar pa essas cenas do decente... na pesca pelo contrario escreve-se pelo menos em codigo morse e la n ha calao d certeza =)
Toma la embrulha =)
oHmAiGoD Escreveu: opa pessoa lpara distribuir ha, nos somos capazes disso, contributo d cd um vale sp a pena =), kt ao orçamento humm nos pa jota fizemos alguns milhares, hj vou ter reuniao d inter nucleos tvz consiga saber d preços e dps organizamos um jantar d beneficiencia para o forum... era uma ideia para angariar fundos...
Porém conseguiste escrever mais ou menos bem, aqui:
oHmAiGoD Escreveu: Pois é meus caros amigos e companheiros.. vim aki postar um novot tópico k para a maioria é um topico sem interesse mas axo k os poucos k pensam e reflectem sobre estes assuntos da nossa cidade, irão certamente gostar.
Desde logo gostaria de comparar a evolução da nossa cidade nos ultimos dez anos comparativamente com outras cidades k parece k ja nos ultrapassaram: setubal, braga, aveiro e ah mais uma k ja n sei kual é lol :s
Todas essas cidades sofreram grande industrialização, e como tal o emprego aumentou, tecnologicamente estao mais desenvolvidos e a produção eh mt maior do k a nossa bela cidade k é uma cidade so de serviços.
N ha nenhuma cidade neste país k so com serviços consegue evoluir e como tal precisamos rapidamente que as industrias voltem para cá...
Há que pensar e debater sobre estes assuntos, visto esta ser a cidade onde residimos e para mts onde nascemos... temos k olhar por ela, n pode ser só debater sobre centros comerciais k vêm ou n vêm... ha k debater assuntos k serão o nosso futuro nesta cidade!!!
Será que custa assim tanto escrever de forma decente? Serás que vives com intensas crises de diarreia que te obriguem constantemente a ir à retrete? É que só assim se justifica tu quereres escrever depressa, quereres usar abreviaturas. Aliás 'k' em vez de "que" é um erro e não uma abreviatura, tal como "axo" em vez de "acho". Abreviatura é Sr em vez de Senhor, Sra em vez de Senhora, Av. em vez de Avenida... Como já te disse, é tudo um questão de respeito escreveres de forma correcta para as outras pessoas.
Por isso da próxima vez que escreveres para alguém, pensa (se não te der muito trabalho, longe de mim querer que fiques cansado) será que o destinatário da minha mensagem merece alguma consideração por mim, será que merece respeito ?

Pessoalmente não gosto de usar abreviaturas, muito menos a escrever mensagens no telemóvel. Quem me conhece e já tenha recebido mensagens minhas sabe do que estou a falar. Não me importo de gastar mais alguns centimos, mas gosto que o destinatário da minha mensagem a compreenda na sua totalidade.

|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55

Mensagem por |Johnnywalker| »

Ainda ng mencionou a mnha má escrita... tou admirado.. se calhar ñ escrevo assim tão mal.. ou então ñ.... :lol: :lol: :lol:

bluestrattos
Lendário
Lendário

|Johnnywalker| Escreveu:Ainda ng mencionou a mnha má escrita... tou admirado.. se calhar ñ escrevo assim tão mal.. ou então ñ.... :lol: :lol: :lol:
desde que não abuses, não terás problemas da minha parte :wink:

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Uma coisa é abreviar, visto que as usamos para tornar mais rapido quando estamos a teclar.
Outra coisa é escrever mal e inventar linguas.
"Xcrever axim" é super complicado para mim e nunca consegui entender um texto desses sem que tivesse ajuda ou que o que tivesse que ler mais que duas vezes sem exagero.
O que muitas vezes as miudas nao compreendem é que a forma que escrevemos e a maneira reflete muitas vezes o tipo de pessoa que pessoa que somos e nao da p entender.
Quanto a primeira parte, abreviar,aceito. Um pq, um q, ou n, subentende-se muito bem o que se quer e nao causa confusão.
Só que quando substituem o X e o U pelas letras que formam o português, isso para mim é assassinar completamente a lingua e ainda rir-se dela após a morte.
E mais! se notarem, essas coisas sao tao desnecessarias que o "o" fica perto do "u" o "x" perto do "s" logo,isto poderia ser evitado.
eu penso assim :!: 8) :lol:

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

OwAs****=P=D Td bEm?pOiZ Eh....hUgUh bEm vInDuH!SeRaS ReCeBiDu dE BrAxUx aBeRtUhX!!ToDuX Ux Da aAc aCrEdItAm eM Ti!KoNfIaMuX Em tI!Pk xEr dA BrIoXa n E KkL Um!xEr dA AcAdEmIcA E SeR DiFeReNtEh....ESPECIAL!TeNhU OrGuLhU!XeR DeSdE PeKeNiNaH Da bRiOsAh!i aGr dA MaNcHa NeGrAh!AcErCa dU DaRiUh sInSeRaMeNtE NuNkA EsPeReIh!!sE IxTu fOr vErDaDeH!!iNdA PoR cImA U GuImArAeS!!MaS FoI ElE K EsKuLhEu pOrTaNtU....K SEJAS FELIZ!....OBRIGADA... Ao lOngU De ToDux eXtEX aNuX U K TeNx fEiTuH POr NOX!ReKuNhExEmuX U TeU VaLoR!Xo rEsTa dIxEr VeNhAm +!JuNiOr,GelSoN,ArEiAs(n se sabe)BrUnO ReIs....eNtRe oUtRoS!!Ah...e n sE EsKeXaM...------»KeM PuDeR K Va a gReCiAh vAi xEr mT NiTuH!!VoU LaH TaR!Pa kEm kIxER MeU mAiL:ines_shak_4@hotmail.com XoU NiNaH Da mAnCha!!BRIOSA 4EVER...PA SMP NU MEU KURAXAUM!_*FuYi*_ ************ paa todux
Este foi um comentário colocado no site da Académica, em relação à contratação do Hugo Alcântara. Eu nem tenho palavras para o descrever... crianças, se estão a ler isto, não queiram crescer a escrever assim.

bluestrattos
Lendário
Lendário

Qual é a chave para desencriptar ? :evil:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Brutal a sério, estes betos devem ter teclados especiais, é que só pode, porque estar a carregar no caps lock alternado com a escrita... bem eu acho que para escrever o que está ali daquela maneira demorava uns 10 minutos... bolas!

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

Realmente é uma coisa que nunca percebi: como é que se escreve assim alternadamente? É fabuloso! E ainda conseguem escrever todo aquele mau português... Realmente é lindo mesmo... :twisted: