Novo visual do fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Novo visual do fórum

Mensagem por Pedro »

Como já devem ter reparado, a operação de manutenção de hoje teve como objectivo realizar uma actualização profunda do fórum. Foram várias as mudanças, tanto em termos estéticos como em termos funcionais, que espero que se traduzam numa experiência mais agradável na utilização do fórum. Apesar de esta mudança ter sido longamente ponderada, planeada e testada, é sempre possível que ocorram imprevistos ao implementá-la no ambiente final. Por este motivo, o fórum antigo continua em stand-by, para servir como backup caso surja algum problema grave.

Passando agora para as alterações, a primeira em que provavelmente repararam foi o novo design. Esta é a alteração estética mais substancial efectuada no fórum desde a sua criação (há cerca de 6 anos e meio). O novo visual é baseado no template we_universal, ao qual apliquei várias alterações para o adaptar ao nosso fórum e melhorar a sua experiência de utilização. Devido à especificidade dessas alterações, e apesar de todos os testes, é possível que existam alguns bugs que não foram detectados... se encontrarem algum problema, agradeço que deixem aqui uma mensagem. Aproveitámos também para renovar o logotipo e incluír um cabeçalho onde são exibidas várias fotografias de Coimbra, tiradas pela {mineirinha}. Poderão obter as versões originais no seu flickr.

Por trás do novo aspecto esconde-se também a mudança para um novo sistema de fóruns (PHPBB3), que é uma evolução do anteriormente utilizado (PHPBB2). Apesar de simples e funcional, o sistema anterior começava já a mostrar o peso da idade. Esta mudança foi ponderada durante aproximadamente dois anos, em que observámos a evolução do novo sistema e o experimentámos noutros fóruns, tendo concluído que a sua utilização aqui seria uma mais valia. O facto de ser uma evolução do sistema anterior também deverá facilitar a adaptação dos utilizadores e diminuir o "choque" inicial quando acontecem mudanças deste género (uma das nossas principais preocupações).

Para além das novas funcionalidades disponibilizadas hoje (como, por exemplo, o botão de resposta rápida), esta mudança coloca também ao nosso dispor a possibilidade de adicionar novas funções mais à frente. Estão a ser estudadas algumas dessas hipóteses (feeds, possibilidade de editar mensagens durante alguns minutos após a sua colocação, etc), pelo que deverão surgir mais novidades positivas nos próximos tempos.

Esperamos que gostem desta nova versão do fórum. Se detectarem algum problema ou alguma dificuldade na sua utilização, agradecemos que deixem aqui uma mensagem.

lobobg
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 58
Registado: quinta-feira, 19 junho 2008 15:01

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por lobobg »

muito bom este novo visual

Avatar do Utilizador
Alexrd
Regular
Regular
Mensagens: 118
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Alexrd »

Gostei.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por bluestrattos »

Ficou bonito, decididamente uma mudança para melhor :)

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Chong Li »

Por acaso acho que gostava mais dos tons azulados. Esta cor parece-me mais morta. Mas pode ser que seja uma questão de hábito.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por banjix »

Gosto. Já sou utilizador desta plataforma em outros fóruns e considero ser mais funcional do que a que era usada anteriormente neste fórum. Sem dúvida que foi uma mudança para melhor.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Jo@o
Experiente
Experiente
Mensagens: 284
Registado: quinta-feira, 02 abril 2009 13:39
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Jo@o »

Sim senhor! Quando aqui cheguei até pensei que me tinha enganado no site! =) Definitivamente mudou para melhor.
It's not just music...it´s a state of mind...
para venda

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
Localização: Quem vem de la para cá, fica do lado direito

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Megane »

Eh lá que me enganei no endereço....pera lá, afinal tá certo....Impecavel!Tá lindo
Nunca acuses ninguém, sem antes o ouvir...
Nunca sabes se a verdade dele é a tua ou não...
Em todas as histórias há no mínimo duas versões....sempre....

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Ricky147 »

Boas! O novo visual está óptimo, muita mais leve, por isso os meus parabéns!
Pedro, até ao momento apenas detectei um problema: quando abrimos um tópico com muitas páginas, em de que abrir na última página onde estão colocados os posts mais recentes, abre na primeira. De resto, so far so good! :wink:
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Ricky147 »

Hum... se calhar o problema foi meu. Reparei agora que existe uma função para ordenar as mensagens...
Ricardo Nuno

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Jimmy »

Maravilhoso! :D
Imagem
"O Tekken"

Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Raquel* »

Não sei se é problema ou se foi propositado mas os links colocados nos post's não abrem para uma nova pagina ou sepador. Parece me o unico ponto negativo que encontrei até ao momento.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Pedro »

Ricky147 Escreveu:Pedro, até ao momento apenas detectei um problema: quando abrimos um tópico com muitas páginas, em de que abrir na última página onde estão colocados os posts mais recentes, abre na primeira.
Esse é o comportamento que está definido para quando carregamos no título do tópico para o abrir. No entanto, nos tópicos com mensagens novas, deveria aparecer-te um ícone laranja ao lado do título que permite "saltar" directamente para a mensagem mais recente. Não está a surgir aí? Existe também no lado direito a opção para escolher directamente a página que pretendemos ver (caso esteja pouco visível, posso tentar movê-la para o lado esquerdo, ficando ao lado do texto que indica o autor e a data).
Raquel* Escreveu:Não sei se é problema ou se foi propositado mas os links colocados nos post's não abrem para uma nova pagina ou sepador. Parece me o unico ponto negativo que encontrei até ao momento.
Esse é o comportamento que vem definido de raiz nesta plataforma. Eu não reparei porque habituei-me a abrir os links com o botão do meio, para abrir sempre num novo separador, mas também posso tentar alterá-lo para ficar igual ao anterior, abrindo numa nova janela. No entanto, vejo também o sentido desta opção, para dar escolha ao utilizador de como quer abrir o link e evitar que os novos links sejam apanhados em alguns pop-up blockers.

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por toze »

Parabens, está muito bonito com as imagens da nossa cidade!!!.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Novo visual do fórum

Mensagem por Pedro »

Alterei a visualização da lista de tópicos para mostrar os links para as páginas dos tópicos multi-páginas no lado esquerdo, ao lado da informação do autor (alteração que tinha mencionado na resposta ao ricky147). Assim deve ficar mais fácil para quem quiser saltar logo para uma página específica.

Responder