SCP 05/06 | Sporting - Sp. Braga (Vamos lá guardar o 2º )

O lugar para quem gosta de desporto!
Oka_Game
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

PESEIRO JÁ TINHA INFORMADO O JOGADOR
Sá Pinto mais um ano
No dia em que foi confirmada a saída de Rui Jorge, o Sporting assegurou a contratação de um lateral/médio esquerdo, o brasileiro Edson, da U. Leiria, que vai assinar um contrato de três anos e meio. Outra decisão anunciada foi a da continuidade do número 10 dos leões

Sá Pinto vai continuar a representar o Sporting por mais uma temporada. O jogador esteve ontem em Alvalade e já acertou verbalmente com os responsáveis leoninos a sua permanência.

Eram 16 horas quando o dianteiro do Sporting foi recebido por Paulo Andrade, administrador executivo da SAD, e por Rui Meireles, responsável pela área financeira da sociedade. Os pormenores relativos ao novo vínculo não foram ainda pormenorizados, de acordo com as declarações de Sá Pinto à saída, mas não deverão inviabilizar a rubrica do novo contrato para a temporada 2005/06.

Conseguido o mais importante. Independentemente do teor das conversações, que vão terminar no início da próxima semana, Sá Pinto considera que o mais importante foi conseguido. "Disseram-me que pretendem a minha permanência e eu também quero continuar. Nada está finalizado, mas o essencial era a manifestação de vontade de ambas as partes. A partir de agora, penso que não haverá complicações, vamos resolver as burocracias", sublinhou o avançado.

Sá Pinto estava em final de contrato e vai ver o seu ordenado reduzido, mas a vontade parece ser mais forte. "No dia em que deixar de ser profissional ou deixar de poder ajudar o Sporting dentro de campo, vou apoiar lá de cima, do camarote", referiu, adiantando ainda: "José Peseiro já tinha dito que contava comigo, e na próxima semana vamos voltar a conversar sobre os detalhes. Hoje não estávamos preparados para definir pormenores do contrato."

Tristeza por Rui Jorge

Rui Jorge tinha abandonado as instalações da SAD minutos antes com a notícia de iria abandonar. Sá Pinto fez questão de lhe deixar uma palavra. "É com tristeza que o vejo sair. É um grande profissional, um grande jogador. Com a qualidade que tem, humana e futebolística, não lhe vão faltar ofertas para jogar ao mais alto nível num grande clube", concluiu.

AVANÇADO NÃO ESCONDE SATISFAÇÃO
Sá Pinto: «Sinto grande paixão pelo Sporting»

Sá Pinto reapareceu esta época depois de muitos o terem dado como acabado para o futebol, incluindo alguns treinadores. Uma grave lesão no joelho afastou-o dos relvados por quase um ano. No entanto, o empenho na recuperação não foi diferente daquele que apresenta geralmente dentro do campo e a renovação pela boa temporada conseguida aí está. Admite-se, inclusivamente, que Sá Pinto venha a adquirir o estatuto de capitão, caso Pedro Barbosa saia do Sporting. A satisfação era, por isso mesmo, evidente.

"É óbvio que me sinto feliz. Toda a gente sabe qual é a minha vontade. Pertenço a esta casa e gosto de estar aqui. Tenho uma grande paixão pelo Sporting e pela profissão que exerço. Logicamente que pretendo continuar", afirmou antes de abandonar as instalações da SAD leonina. No início da semana, o avançado voltará a reunir-se com os responsáveis para a concretização final do acordo.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

DEFESA LAMENTA TER CONHECIDO O FUTURO ATRAVÉS DOS JORNAIS

Rui Jorge: «Saio desiludido»

Rui Jorge acertou ontem à tarde a saída do Sporting numa reunião mantida na SAD com Paulo Andrade, administrador, e Rui Meireles, responsável pela área financeira.

Após o encontro, que durou uma hora, o jogador confessou-se desapontado com o processo. "Não continuo. Saio desiludido! Após tantos anos no clube, o que mais me custa é ter ficado a saber através dos jornais qual iria ser o meu futuro", atirou o jogador, acrescentando: "Eu soube por vocês e hoje vim aqui confirmar o que já toda a gente sabia."

O jogador não foi apanhado desprevenido. "Se o Sporting quisesse que eu ficasse não chegava a 2 de Junho, após eu entrar de férias, sem nada me dizer. Acima de tudo, fiquei desiludido pela forma como trataram a situação. Se isso é falta de respeito, cada um entende como quiser. Eu falo em desilusão."

José Peseiro também nada lhe comunicou. "Desde a antevéspera da final da UEFA que não mais falámos. Se estranho ele nada me ter dito? Neste momento, como está ou não está estruturado o clube, não sei!", disse Rui Jorge, não dissociando a atitude do técnico da dos dirigentes: "Não o posso fazer! É o conjunto de quem tem poder para decidir..."

Em condições de realizar mais uma época no Sporting – "Sentia-me capaz de prosseguir. Continuei a ser o defesa-esquerdo mais utilizado." –, Rui Jorge respeitou, todavia, a decisão técnica de Peseiro. "É o ciclo normal. O treinador não conta com o jogador, paciência!"

O balanço dos sete anos em Alvalade – ganhou duas Ligas, uma Taça e duas Supertaças – foi positivo. "Vivi anos muito bons. Conheci pessoas fantásticas. Conheci direcções e homens capazes. Também conheci uma ou outra pessoa que... bem!, foram muito mais as pessoas boas que conheci do que as que não me merecem muito respeito."

Desapontado por ter falhado a final da UEFA

Por engolir continua a ausência na final da Taça UEFA. "Nunca contestei uma decisão do treinador. Mas fiquei desiludido, é verdade. Fiquei desapontado! Um jogador que em 16 jogos da Taça UEFA participa em 14, é natural que fique desiludido por não disputar o jogo da vida. Talvez tenha sido apanhado um pouco de surpresa com a situação", explicou Rui Jorge, salientando: "O treinador nunca ouviu uma palavra de desagrado da minha boca. Nunca me vão poder acusar do que quer que seja: de falta de profissionalismo ou de falta de carácter. Se me perguntam se o treinador me desiludiu por não me querer no plantel, não!... São as suas ideias... Espero... Olhe, seja o que Deus quiser!"

Sem clube após «esperar sentado»

Indefinido continua o destino de Rui Jorge. "Comecei a tratar disso quando vocês deram a notícia. Agora, vou tentar resolver a vida. Claro que vou continuar a jogar. Tudo irá correr pelo melhor. Ir para o estrangeiro? Tudo é hipótese...", disse Rui Jorge, confessando: "Sempre pensei que podia ficar no Sporting. A certa altura disseram-me que iam fazer uma proposta. Esperar sentado, adormeci, e agora que acordei do sono... vou ter que correr mais um bocadinho."

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

LATERAL ACERTADO POR TRÊS ÉPOCAS

Edson é o segundo reforço

Edson vai ser jogador do Sporting nas próximas três temporadas. O acordo entre o clube de Alvalade e a União de Leiria foi alcançado ontem, ao princípio da noite, numa reunião em que participaram Paulo Andrade e Rui Meireles, pelos leões, e João Bartolomeu, pelos leirienses. O defesa/médio brasileiro é o segundo reforço da era Peseiro depois do avançado Manoel, ex-Moreirense.

No final do encontro, os responsáveis leoninos conseguiram convencer Bartolomeu a baixar as suas exigências financeiras para próximo dos 500 mil euros – cem mil contos, em moeda antiga –, garantindo-lhe que a U. Leiria terá prioridade na contratação de um ou mais elementos da lista de dispensas de Peseiro.

O lateral-esquerdo brasileiro, que também pode actuar como médio-esquerdo, encontra-se de férias no Brasil e deverá regressar a Portugal no início da próxima semana, a fim de realizar exames médicos. Só após cumprir esta formalidade Edson se deslocará à SAD para rubricar um contrato válido por três épocas, com mais uma de opção.

As negociações iniciaram-se na segunda-feira, num jantar entre João Bartolomeu e Rui Meireles, durante o qual o presidente leiriense terá pedido uma verba superior em 50 por cento àquilo que os leões estavam dispostos a pagar. Após vários encontros, acabou por encontrar-se uma solução que beneficia todas as partes, jogador incluído.

BRASILEIRO SATISFEITO COM ACORDO
Edson: «Espero ganhar títulos»

"É bom transferir-me para o Sporting. É um clube que pensa em grande e onde espero ganhar títulos." Foi esta a primeira reacção de Edson, após ter-lhe sido comunicado por Jorge Pereira, director da União de Leiria, que as conversações entre clubes tinham chegado ao fim e que o futuro imediato era de leão ao peito.

A partir de agora, Edson tem um único pensamento: dar continuidade às boas exibições realizadas durante três temporadas ao serviço da União de Leiria num clube que, não esconde, "representa um desafio". "Estou bastante satisfeito e a mudança é, além do reconhecimento do meu valor, uma forma de dar continuidade ao trabalho que desenvolvi ao longo dos últimos três anos."

Resta saber se Edson vai ter lugar no onze de José Peseiro no decorrer da próxima temporada. O defesa-esquerdo está confiante. "Não faço contratos com a condição de ser titular, mas sim para lutar por uma posição. De qualquer forma, acredito muito no meu potencial e no meu valor e prometo trabalhar bastante para ajudar o Sporting a conquistar os títulos que pretende", frisa o brasileiro, que vai assinar o contrato definitivo na próxima semana.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

quatro clubes espanhóis e três ingleses interessados em Ricardo, segundo a Agência EFE Betis, Villarreal, Sevilha e Corunha estão na luta pela contratação de Ricardo, guarda-redes do Sporting, segundo noticia a agência espanhola EFE. Mas a lista não termina aqui. Arsenal, Newcastle e Tottenham também querem o internacional português, de acordo com a mesma fonte de informação.

«Ricardo, o guarda-redes com mais prestígio de Portugal, mantém-se à margem» deste interesse, segundo escreve a EFE, porque está «concentrado na selecção» que prepara os jogos de qualificação para o Mundial-2006.

A notícia é sustentada em declarações de Nuno Baptista, representante de Ricardo, que confirmou que o Bétis e o Villarreal estão muito interessados em contratar o guarda-redes do Sporting para atacar a Liga dos Campeões, enquanto o Sevilha e o Corunha perguntaram pela situação do atleta.

Em Inglaterra, o Arsenal e o Tottenham também estão interessados, mas com menos vantagem do que o Newcastle, que pode utilizar Hugo Viana como moeda de troca.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

Douala rende cinco milhões

O Sporting encaixou cinco milhões de euros relativos à venda do passe de Douala a um fundo de jogadores liderado por Jorge Rubenstein, investidor português radicado em Londres.
O mistério está desfeito: o passe de Douala foi vendido pela Sporting, SAD a um fundo de jogadores sedeado em Inglaterra e liderado por Jorge Rubenstein , um investidor português radicado na capital do Reino Unido.
Ao que A BOLA apurou, o processo de venda do passe do camaronês entrou, nos últimos dias, na sua fase conclusiva. Ontem mesmo terão chegado ao edifício Visconde de Alvalade as necessárias garantias bancárias relativas aos cinco milhões de euros que o fundo inglês pagou pelo jogador.
Esta venda do passe de Douala não implica que o jogador abandone Alvalade de imediato. Ainda assim, segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, Douala foi, nos últimos dois meses, oferecido a vários clubes ingleses, franceses e espanhóis e alguns deles mostraram-se receptivos a acolher o jogador.
O destino de Douala poderá ainda não estar definitivamente traçado, mas é intenção dos investidores colocar o número 17, ainda durante este defeso, numa liga mais competitiva do que a portuguesa, para que o jogador ganhe maior visibilidade e, assim, consiga rentabilizar os cinco milhões de euros agora investidos.
Por seu turno, Douala, encontra-se à margem deste processo, até porque está ao serviço da selecção camaronesa que hoje defronta a do Benim, em jogo da fase de qualificação para o Mundial-2006.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

Sou muito feliz no Sporting

LIEDSON continua em Valença da Baía à espera de um avanço nas negociações entre o Sporting e o Corinthians. Mas estas tardam em concluir-se e o goleador, embora admitindo ser a proposta do Timão «excelente », diz-se também disposto a continuar em Alvalade. «Sou muito feliz no Sporting», realça.
O número 31 dos leões partiu para o Brasil na terça-feira da semana passada com a perspectiva de as negociações entre o Corinthians e o Sporting finalizarem rapidamente, até porque entre ele e os responsáveis do Timão já estava (como está) tudo acertado, com o avançado a ver o salário a triplicar, caso a transferência para o seu antigo clube se concretizasse.
No entanto, o impasse negocial entre os leões e os brasileiros mantém-se, com os dirigentes do fundo MSI (accionista principal do Corinthians) a não se mostrarem disponíveis para ultrapassar a verba de 4,5 milhões de euros inicialmente proposta ao Sporting, enquanto a SAD leonina pretende praticamente o dobro pelo passe do jogador. Nesta perspectiva, o goleador continua, naturalmente, a ser do Sporting, havendo entre as duas partes mais um ano de contrato.

Proposta muito boa

Contactado, ontem, por A BOLA, Liedson garantiu que, caso continue em Alvalade, não ficará contrariado. «O Corinthians é um grande clube mas o Sporting também é. Sou muito feliz no Sporting e em Lisboa e, por isso, não me importo nada de continuar aí, pois sou muito bem tratado pelo clube e pela sua massa associativa », argumentou.
O melhor marcador da SuperLiga reafirmou que a proposta que o Corinthians lhe apresentou, em termos financeiros, «é muito boa», mas, apesar deste dado, assegurou não se encontrar ansioso pela concretização do negócio.
«Estou aqui, em Valença da Baía, a aguardar tranquilamente que me digam mais alguma coisa em relação ao Corinthians. Caso as negociações não se concluam, como já disse, não me importo nada de voltar ao Sporting», reiterou. Caso os leões não vendam o passe internacional do jogador esta temporada, podem perdê-lo a custo zero daqui a um ano. No entanto, o levezinho diz que até está disposto a renovar contrato. «Isso depende apenas do Sporting. Eles falaram comigo sobre esse tema em Janeiro, mas, depois, nunca mais me disseram nada sobre o assunto. Claro que se a proposta me agradar em termos financeiros, renovo pelo Sporting e fico aí mais uns anos», disse o jogador que está a passar umas férias «muito boas» na companhia da família e nas quais a palavra de ordem é descanso. «Fizemos muitos jogos na última época e agora estou aqui a recarregar baterias», concluiu.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

AVANÇADO DO SÃO PAULO

Grafite oferecido

O Sporting está a avaliar uma proposta para a aquisição do avançado brasileiro Grafite, do São Paulo, que esteve convocado para a selecção brasileira para preencher a vaga de Ronaldo mas acabou dispensado, devido a lesão no joelho direito contraída no fim-de-semana, frente aos mexicanos do Tigres, na 1.ª mão dos quartos-de-final da Taça Libertadores.

Grafite foi notícia devido ao sequestro da mãe, como aconteceu com Rogério (Sporting), Robinho (Santos), Luís Fabiano (ex-FC Porto) e, mais recentemente, Marinho (Corinthians).

Em Abril, foi protagonista de outro episódio insólito, devido aos insultos racistas de que foi alvo no jogo com o Quilmes, também para a Libertadores. As ofensas partiram do defesa argentino Desábato, que esteve detido por isso.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

ACORDO PRESO POR DETALHES

João Moutinho renova

João Moutinho vai mesmo renovar contrato com o Sporting. Neste momento, apenas pormenores mínimos separam o jogador de um novo e valorizado contrato até 2010.

O empresário do jogador, Carlos Gonçalves, passou ontem de manhã pela SAD, onde esteve a ultimar o acordo com o jogador.

"Só faltam pequenos acertos salariais antes de podermos dar por concluído o processo negocial entre as duas partes", disse o agente FIFA.

A cláusula de rescisão andará na ordem dos 10 a 15 milhões de euros e já deixou de ser problema entre jogador e Sporting.

Para a semana, com o jogador já liberto dos compromissos com a Selecção Nacional Sub-21, Moutinho irá finalmente assinar o novo vínculo com o clube de Alvalade.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

LATERAL MINHOTO ESTÁ NA LISTA LEONINA

Abel debaixo de olho

O Sporting deve avançar em breve com uma proposta concreta para a compra do passe de Abel, actual defesa-direito do Sp. Braga.

O lateral bracarense é já seguido pelo Sporting há um tempo e preenche alguns dos requisitos que José Peseiro pretende para o modelo a implantar no decorrer da próxima temporada. O técnico leonino quer ver uma equipa com velocidade nas alas, se possível com laterais que subam bem e que possam desempenhar, igualmente, a função de alas.

É, aliás, nessa linha que o Sporting já garantiu a contratação de Edson para as próximas três épocas e pretende, também, o concurso de outro bracarense, no caso Jorge Luiz, que aparece frequentemente em terrenos mais adiantados.

Os dois bracarenses são, por outro lado, jogadores voluntariosos e com energia suficiente para fazer todo o corredor, ou seja, integram-se bem nas acções ofensivas e garantem em simultâneo uma boa cobertura defensiva dos respectivos flancos.

Neste momento, o processo negocial tendente à contratação de Abel ainda se encontra no início, mas o interesse dos leões na contratação do jovem lateral já é conhecido em Braga e a proposta concreta está em vias de ser elaborada para apresentar à direcção do Sp. Braga, liderada por António Salvador.

Com mais dois anos de contrato com o Sp. Braga, não se adivinham facilidades em termos negociais, mas admite-se que o Sporting possa vir a oferecer algumas contrapartidas, nomeadamente jogadores como moeda de troca que não façam parte dos planos de José Peseiro.

Benfica contactou Abel em Fevereiro

O Benfica abordou directamente Abel em Fevereiro por ocasião da visita dos encarnados à cidade dos Arcebispos, mas desde essa altura que o interesse do clube da Luz parece ter esmorecido. A mais do que provável saída de Miguel levou os responsáveis do Benfica a procurarem um jovem promissor no mercado, mas o recente aparecimento de Alex (emprestado pelos encarnados) ao V. Guimarães), que chegou já à selecção A "arrefeceu" as intenções de Luís Filipe Vieira e José Veiga, que parecem apostados em aproveitar a prata da casa.

João Alves satisfeito com interesse

João Alves é outro dos jogadores bracarenses sobre o qual os responsáveis do Sporting têm interesse. O médio centro mostrou-se satisfeito por estar a ser cobiçado, mas pouco ou nada adiantou acerca do seu destino para a próxima época. "É bom saber que o Sporting está interessado, mas de concreto ainda não me foi transmitido nada. Sei que há, neste momento, vários clubes interessados, mas estou à espera."

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

José Peseiro: "Só faz falta quem está"

O treinador do Sporting, José Peseiro, concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting, a publicar na segunda-feira, na qual faz um balanço da época que há dias terminou e uma antevisão da próxima, anuncia o site oficial do clube de Alvalade.

Peseiro prefere falar em infelicidade em vez de frustração no que respeita à temporada de 2004/05, aposta na formação e, no que respeita a jogadores insatisfeitos, segue pela via de que "só faz falta quem está". O Sporting terá entre 22 e 25 jogadores e fará a sua preparação na Academia de Alcochete, seguindo depois para a Escócia, onde efectuará três jogos.

Fonte: O Jogo
Saem jogadores que deram grande parte das suas carreiras ao Sporting (como foi o Rui Jorge), saem de uma maneira que não merecem (a atitude que o clube teve para com ele foi, no mínimo, vergonhosa) e depois ainda têm de ouvir "só faz falta quem está" vindo do treinador? Esta direcção e o Peseiro ainda vão conseguir arruinar a equipa toda... :?

peace^^
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23

Mensagem por peace^^ »

E depois vêm falar de falta de mística nos clubes...se dispensam o pessoal da casa como querem incutir essa mística a quem chega? Pois é... Deviam fazer como o FCP que manteve o Rui Barros, o Paulinho Santos e o Secretário mesmo no banco para ensinar o que é ser jogador do Porto :)

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Schmeichel: «Deixa-me orgulhoso o carinho dos sportinguistas»

De férias em Portugal, o antigo guarda-redes leonino faz uma análise à época passada e comenta o futuro dos veteranos. Não percebe as opções tomadas com Rui Jorge e Barbosa. Quanto aos jovens portugueses, considera Ronaldo o maior. Tal como Mourinho. A conversa franca e directa com um homem sem meias-palavras

RECORD – Segue atentamente a carreira do Sporting passado este tempo de afastamento de Portugal?
SCHMEICHEL – Sim, claro. Sigo sempre. E muito atentamente. Afinal, joguei e passei aqui dois anos muito bons da minha vida.

RECORD – Consegue eleger os melhores momentos deste ano, em que os leões acabaram por nada ganhar?
SCHMEICHEL - Tenho de eleger a caminhada europeia do Sporting, que infelizmente terminou mal na final de Lisboa. Vi quase todos os jogos e gostei muito das exibições. Essencialmente dos jogos com Feyenoord, Middlesbrough e Newcastle. Neste último, em Lisboa, o Sporting fez mesmo um jogo impressionante. Principalmente a partir da entrada do meu amigo Pedro Barbosa. Espantosa a reviravolta que a equipa conseguiu após a sua entrada. Soube-me muito bem ver isso. Não é fácil ganhar por 4 a uma equipa de topo inglesa.

RECORD – E a final da UEFA?
SCHMEICHEL – O mais triste é que o Sporting até fez um bom jogo. Infelizmente não percebeu que o contra-ataque do CSKA era letal. Os russos podem não ser uma grande equipa europeia, mas a verdade é que foram terrivelmente eficazes. O Sporting ainda fez uma grande primeira parte, estava a merecer a vitória. Mas depois tudo mudou. Tive muita pena. Principalmente pelos jogadores mais velhos, que deram tudo o que tinham e perderam uma das últimas oportunidades para vencer uma prova tão importante.

RECORD – E acompanhou a época dos seus amigos, os jogadores mais velhos?
SCHMEICHEL – Acompanhei, claro. Acho que é até normal estar sempre mais atento a eles, afinal são ex-companheiros de equipa com quem passei dois anos bons e que nunca esquecerei. Impressionante a importância de jogadores como Rui Jorge, Barbosa, Sá Pinto e Beto na equipa do Sporting esta época. O Beto é normal, que ainda é novo, mas o que dizer de Barbosa? E mesmo de Sá Pinto, após tanto tempo parado com lesões? Sorte a do Sporting de ter profissionais assim.

RECORD – O que pensa da saída de Rui Jorge?
SCHMEICHEL – Nem quis acreditar. Soube pela televisão e depois falei com eles. Verdadeiramente inacreditável. Não dá para perceber o que está o Sporting a fazer. É extraordinário. Experiência como a de Rui Jorge e Barbosa não se compra. Aliás, experiência e mística são coisas não se compram. Têm ambos muitos anos de clube e provaram a época passada que podem ainda jogar ao mais alto nível. As equipas não podem ser feitas apenas de jovens. Isso nunca dá certo.

RECORD – Mas o Peter já terminou?
SCHMEICHEL – Sim, mas eu sou bem mais velho. Atenção, ter um jogador com as virtudes de Rui Jorge e deixá-lo fugir é mesmo difícil de entender. E mesmo Pedro Barbosa. É o capitão de equipa. Já ganhou imensas coisas pelo clube e personifica a mística que uma equipa necessita de sentir dentro de campo. Em Inglaterra não tratamos os jogadores mais velhos assim. Não olhamos para os bilhetes de identidade. Se ainda têm qualidade? jogam. Se não têm, saem. Tenham 10, 20, 30 ou 40 anos. Em Inglaterra os treinadores respeitam isso. Mesmo Mourinho apoia-se nos jogadores mais experientes do Chelsea.

RECORD – Mas para fazer esse papel o Sporting escolheu Sá Pinto?
SCHMEICHEL – O que torna as outras opções ainda mais incompreensíveis. Percebo que renovem com Sá Pinto. É um grande jogador, impôs-se novamente no ataque do Sporting e gosto muito de o ver assim. Mas torna mais difícil perceber o que vai na cabeça de quem deixa sair os outros.

RECORD – Qual o jogador com quem mais gostou de trabalhar no Sporting?
SCHMEICHEL – Foram muitos. Gostei muito dos dois anos que passei aqui. Foram importantes e ganhar aquele título foi sensacional. Mas a eleger só um terei de eleger Barbosa. Dou-me bem com ele e vemo-nos de vez em quando. É um grande jogador, de qualidade superior. Não trabalhei com muitos assim ao longo da carreira.

RECORD – Lamenta ter deixado o Sporting ao fim de apenas dois anos?
SCHMEICHEL – Não. Não lamento nada do que fiz na minha carreira. É como lhe disse. Tive dois anos muito bons aqui e tenho ainda hoje muito boas relações com o País. Portugal é bonito e gosto imenso de cá voltar sempre que posso. É por isso que tenho cá uma casa. É um sítio que gosto de visitar acompanhado pela família. E recordo com carinho os bons momentos que passei aqui.

RECORD – Ainda sente admiração dos portugueses por si?
SCHMEICHEL – Sim, muita. Sou muito acarinhado em Portugal. Sempre que venho cá com a família sou abordado por muitos sportinguistas, que me desejam felicidades e perguntam pela minha vida. É reconfortante sentir que deixámos saudades e uma boa imagem nos clubes e países em que trabalhámos. Deixa-me orgulhoso o carinho que todos os sportinguistas sempre me dispensaram.

RECORD – E o que faz hoje, após o abandono do futebol?
SCHMEICHEL – Oh? felizmente ainda faço muitas coisas. Tenho várias parcerias nos média, as mais importantes com a BBC, como comentador da Premier League, e com a TV3, para os jogos europeus. Por exemplo, tudo o que é relacionado com a Liga dos Campeões e a UEFA. Para além disso, acompanhando tudo o que é futebol pelo Mundo inteiro.

RECORD – O seu filho Kasper a isso obriga?
SCHMEICHEL – Não, ajuda mas não obriga. Mas é verdade que acompanho a carreira do Kasper com muita atenção e faço sempre votos para que tudo lhe corra bem.

RECORD – E como vai ele?
SCHMEICHEL – O Kasper actualmente está no Manchester City e continua a lutar pela sua carreira.

RECORD – E vai ser tão bom como o pai?
SCHMEICHEL – Não sei. É ingrato para ele estar sempre a ser comparado comigo, por todos os títulos que conquistei. Eu, como pai, obviamente espero que sim. Espero até que ele seja melhor do que eu.

Atento aos jovens portugueses: «Ronaldo é o melhor»

Apesar de conhecer alguns jovens da SuperLiga e reconhecer muita qualidade aos portugueses que José Mourinho levou consigo para o Chelsea, a preferência de Schmeichel em termos de jogadores portugueses é muito clara. O melhor joga no Manchester United.

R – Acompanha a jovem geração de jogadores portugueses?
S – Sim, sempre que possível. Sei, por exemplo, que no Sporting há outro miúdo que este ano se impôs na primeira equipa. Moutinho. Mas para mim, dos vossos jogadores mais novos, o melhor é Ronaldo. Faz alguns jogos verdadeiramente impressionantes no Man. Utd.

R – É melhor do que os portugueses do Chelsea?
S – Atenção, reconheço grande qualidade a Ricardo Carvalho, um central fora do vulgar, a Paulo Ferreira, um lateral importantíssimo, e a Tiago, um médio fino a jogar à bola. Mas Ronaldo faz coisas que raramente vimos nos campos de futebol. É muito bom, mesmo. É aquilo a que chamo um talento extraordinário. E quanto mais tempo passar no Manchester United melhor jogador será. Tem apenas de ser um pouco mais consistente durante a época. Mas é um dos melhores do Mundo. O que faz em alguns jogos é, por vezes, de tirar o fôlego.

O talento não é de agora: «Moutinho é muito bom»

Schmeichel teve, via BBC, muitas oportunidades para ver e estudar o Chelsea. E o comentário do antigo guarda-redes é de quem sabe do que fala. Mourinho merece-lhe rasgados elogios e uma chamada de atenção para os ingleses que só agora acordaram para o fenómeno. O talento do Zé não é de agora.

R – O que apetece dizer sobre o técnico José Mourinho?
S – Apenas aquilo que todos têm de reconhecer. Ele é muito bom. Mesmo muito bom. Mas não é de agora. Os ingleses demoraram um pouco a percebê-lo, mas eu acompanhei o seu trabalho no FC Porto. E quem conquista a Taça UEFA e a Liga dos Campeões à frente de uma equipa portuguesa, que vive com orçamentos bem mais limitados que as maiores equipas europeias, tem de ser muito bom. Acho que ele no Chelsea apenas provou que o seu trabalho pode dar frutos noutros sítios.

Uma outra saída a lamentar: «Freitas é grande profissional»

Tendo passado a semana de férias no nosso país, Schmeichel viveu com atenção o momento do Sporting. Assim, além de ter estranhado a saída de Rui Jorge e o silêncio relativo a Barbosa, ficou a saber da saída de Carlos Freitas, o ex-homem-forte do futebol com quem trabalhou dois anos. A opinião do dinamarquês é clara. Os leões perderam uma peça importante.

R – O que pensa da saída do director do futebol do Sporting, Carlos Freitas?
S – É lamentável. Penso que o clube perdeu uma peça importante. Carlos Freitas é um grande profissional e hoje um amigo. Tem conhecimentos de mercado que o Sporting não devia subestimar. Tal como acontece com Rui Jorge, isso é algo que não se compra. Não percebo que o clube invista cinco anos na formação de um profissional que ajudou a construir duas equipas campeãs e uma que este ano foi à final da UEFA e lutou pelo campeonato até ao fim e depois assista serenamente à sua saída. São fenómenos para mim difíceis de perceber, talvez porque estou por fora. Mas o Sporting perde um conhecedor de mercado importante.

Fonte: Record
Uma boa entrevista... pode ser que o Peseiro a leia e tente corrigir alguns dos erros que está a cometer (principalmente com o Rui Jorge). Trocar jogadores que passaram grande parte da carreira no clube e que ainda têm muito para jogar por outros sem valor confirmado e que provavelmente só cá ficam uma época é uma péssima decisão...

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

FAZ BALANÇO DA ÉPOCA PASSADA DANDO UMA INJECÇÃO DE CONFIANÇA PARA A QUE SE SEGUE
José Peseiro: «O melhor plantel»

O treinador do Sporting achou que tinha chegado o momento de analisar exaustivamente a época passada. Em entrevista, aborda também a saída do director-geral Carlos Freitas, os problemas vividos no balneário e garante que a equipa não está em fase de austeridade

José Peseiro mantém que o Sporting tem o melhor plantel de Portugal. Em entrevista concedida ao jornal do clube, o recentemente eleito melhor técnico da SuperLiga perde-se em elogios aos seus jogadores. “Uma das provas de que o grupo de trabalho é óptimo é que a equipa esteve envolvida em três frentes”, defende Peseiro, numa longa análise do comportamento dos seus atletas.

“Se fossem sempre os mesmos a jogar, como teria sido? Essa gestão foi feita por duas razões: em primeiro lugar pela qualidade do plantel; em segundo lugar, pela densidade de jogos que fomos obrigados a fazer. Nas estou a falar do número de jogos realizados numa época mas sim da grande densidade de jogos que fomos obrigados a realizar, que é uma coisa completamente diferente (...) Orgulhamo-nos de ter estado a lutar em duas frentes até ao último momento”.

O treinador prossegue com a mesma ideia: “Desde o início que assumi que este era o melhor plantel, do futebol português e todos os jogadores, independentemente da idade, corresponderam a todas as exigências da competição. O sucesso que tivemos, o grau elevado que atingimos, o que conseguimos e o que não fomos capazes de fazer, é uma questão que diz respeito a todos nós, globalmente. Uns eram mais experientes, outros menos. Tinham características diferentes uns dos outros mas estiveram envolvidos, todos, num projecto que não teve o sucesso que desejávamos mas que andou próximo”.

Melhorar

José Peseiro acredita que a equipa vai melhorar em 2005/06. Segundo o responsável leonino, “a equipa tem grande margem de progressão”. “Deve ser mais equilibrada, mais pragmática e mais regular nalguns momentos”, diagnostica.

A dado passo, numa demonstração de ambição, José Peseiro diz o que disse à entrada para a época passada: “Vamos fazer uma equipa para disputar tudo.”

«Não pensem que estamos a apertar o cinto»

O técnico fez questão de se mostrar confiante em relação ao futuro. Por isso, não deixou de transmitir uma mensagem de esperança ao universo leonino, numa altura em que as restrições, nomeadamente de índole financeira, são uma realidade. Contrariando esta ideia, Peseiro foi claro. “É preciso acreditarem e não pensarem que estamos a apertar o cinto. As restrições não impedem a construção de uma equipa de grande qualidade e bastante competitiva para tentar ganhar tudo”, sublinhou para, de seguida, acrescentar uma garantia a todos os sportinguistas: “Esta equipa tem condições para dar aquilo que todos esperam dela. O nosso projecto ainda não acabou.”

«Todos os grupos têm problemas»

A existência de problemas no balneário é considerada normal pelo treinador do emblema de Alvalade. “Todos os grupos têm problemas. Um bom grupo não é o que não tem problemas, mas o que possui capacidade para os resolver”, advoga José Peseiro, acrescentando: “Na própria estrutura familiar temos problemas. Onde há humanos há questões para resolver. As pessoas são naturalmente assim. Um grupo em que nada acontece ou é passivo ou está inactivo. Isso é absolutamente normal e não pode ser empolado.”

«Saída de Freitas impõe empenhamento»

José Peseiro reconhece que a saída de Carlos Freitas aumentou o volume de trabalho, mas é também o primeiro a dizer que o projecto continua o seu curso e a demissão não vai impedir a construção de um conjunto para lutar em todas as frentes. “Tem de haver total empenhamento da equipa técnica no desenvolvimento do processo de aquisições dentro de parâmetros realistas nos aspectos económicos”, sublinhou, adiantando ainda a propósito: “O Sporting deve ser cada vez mais viável. Mas isso não impede que estejamos a construir uma equipa para disputar tudo.”

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

Edson chegou a Lisboa para assinar pelo Sporting

O brasileiro Edson chegou esta manhã a Lisboa. O jogador, contratado pelo Sporting, interrompeu as suas férias no Brasil para efectuar exames médicos e assinar contrato com o clube de Alvalade.

O lateral-esquerdo, que é o segundo reforço leonino para a temporada 2005/06 depois do seu compatriota Manoel, confessou no aeroporto de Lisboa a sua fé na conquista do título pelo Sporting deixando perante os jornalistas o seu agradecimento à União de Leiria.

«Depois de três épocas em Leiria, dou o salto para um dos maiores clubes de Portugal. Não o faria se não fosse a minha passagem pelo clube que agora deixo de representar», afirmou Edson.

Sobre o Sporting, comentou: «Quando um jogador chega a uma equipa grande, tem também de pensar grande e sendo assim o meu objectivo é pensar no título».

Edson será jogador do Sporting durante os próximos três anos com mais um de opção, vai fazer exames médicos durante esta segunda-feira assinando depois o contrato na SAD leonina.

Oka_Game
Veterano
Veterano

Mensagem por Oka_Game »

Soares Franco equaciona sair do Sporting

Filipe Soares Franco, uma das principais figuras do universo empresarial Sporting, pode ser o próximo ‘leão’ a demitir-se das funções que exerce nas diversas sociedades do clube, seguindo assim os passos do ‘vice’ Ribeiro Telles, e mais recentemente, do director-geral Carlos Freitas.

Aliás, sabe o CM, o actual presidente substituto, já solicitou uma reunião a Dias da Cunha, com o intuito de esclarecer o seu posicionamento face à estratégia que o presidente vem seguindo. E será nesse encontro que, salvo inesperado volte-face, Soares Franco poderá avançar para a demissão. Certo é que o dirigente, figura crucial na renegociação do ‘project finance’, vinha, nos últimos tempos, dando sinais de insatisfação. Aliás, nem sequer marcou presença no último Conselho Directivo, aproveitado para discutir o futebol profissional. Agora pode estar de saída, reavivando-se a crise directiva no Sporting.

Entretanto, Edson, o mais recente reforço, chegou ontem a Lisboa, assinando contrato para as próximas três temporadas. Feliz da vida, espera sagrar-se campeão logo na estreia: “Depois de três épocas a jogar na U. Leiria, dou o salto para um dos maiores clubes de Portugal. E numa equipa grande, tem de se pensar grande e eu estou preparado para lutar pelo título”, revelou. Já, Gilmar Veloz, representante de Liedson e Polga revelou à TSF que os jogadores “têm propostas de Itália” e que o futuro do avançado ficará definido até amanhã.

in: Correio da Manhã
Quando é que eles param para pensar... :x