Trilogia 1JOSÉ 2RUBEM 3FONSECA

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Responder
Isabel Campante
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 0:26

Trilogia 1JOSÉ 2RUBEM 3FONSECA

Mensagem por Isabel Campante »

3FONSECA [15 16 e 17 de Abril] 2RUBEM [22 23 e 24 de Abril] 1JOSÉ [29 e 30 de Abril e 1 de Maio] sempre às 21h30 [Teatro da Cerca de São Bernardo] co-produção A Escola da Noite e Companhia de Teatro de Braga

Nos próximos dias 15, 22 e 29 de Abril estreiam no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, três espectáculos a partir da obra de Rubem Fonseca:

1. José 2. Rubem 3. Fonseca.


Uma Trilogia Rubem Fonseca, com dramaturgia e encenação de António Augusto Barros, numa co-produção d’A Escola da Noite com a Companhia de Teatro de Braga. Os espectáculos estão em cena em Coimbra de 15 de Abril a 1 de Maio, de quinta a sábado, sempre às 21h30, de acordo com o seguinte calendário


3 Fonseca 15, 16 e 17 de Abril
2 Rubem 22, 23 e 24 de Abril
1 José 29 e 30 de Abril e 1 de Maio


Rubem Fonseca nasceu em Minas Gerais em 1925, mas vive no Rio de Janeiro desde os oitos anos. O seu universo literário é fortemente marcado pelo quotidiano e pela violência latente das grandes cidades, num registo em que o humor, o humor negro, a trama de policial (e, a espaços, a escatologia) servem, afinal, a profunda humanidade das personagens que o habitam.
Formado em direito e com uma (curta) carreira de investigador policial, Rubem conviveu muito de perto com as tragédias humanas que povoam os seus textos. Vem talvez daí a sua recusa tanto em justificar ou relativizar as diferentes formas de violência entre os homens, quanto em produzir discursos universais e moralistas. A complexidade dos homens – dos seus comportamentos, dos seus afectos, dos seus instintos – dá-se mal com as fórmulas simples em que tantas vezes a queremos resumir.
Também por isso, a obra de Rubem Fonseca merece uma leitura abrangente, capaz de descobrir e dar a conhecer as continuidades, as complementaridades, os cruzamentos, os pontos de contacto entre os seus oito romances e as várias dezenas de contos que publicou.
É essa leitura que nos propomos fazer, através do teatro, ao transpor para o palco (pela primeira vez em Portugal) cerca de 20 dos seus contos em três espectáculos diferentes que podem ser vistos autonomamente mas onde os espectadores que virem os três poderão perceber soluções de continuidade que os ligam e ficar com uma imagem mais abrangente da produção literária do escritor brasileiro.
Este espectáculo é a segunda co-produção entre A Escola da Noite e a Companhia de Teatro de Braga, a primeira foi “Sabina Freire” de Manuel Teixeira Gomes, com encenação de Rui Madeira.
Estão definidas condições de acesso especiais para quem queira assistir aos três espectáculos.

Trilogia 1JOSÉ 2RUBEM 3FONSECA textos Rubem Fonseca encenação António Augusto Barros elenco Allex Miranda | António Jorge | Carlos Feio | Igor Lebreaud | Lina Nóbrega | Maria João Robalo | Mário Montenegro | Miguel Magalhães | Rogério Boane | Sílvia Brito | Solange Sá ESPECTÁCULOS PARA MAIORES DE 16 ANOS

Responder