Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
jayniga
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Mensagem por jayniga »

Eu até tremo só de pensar no caos no trânsito que por virá, tanto nas obras como nas soluções fraquíssimas que apresentam..........enfim parece que não gostam da cidade.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

INFORMAÇÃO OFICIAL:

A linha encerra dia 2 de Dezembro (2009).
As obras começam no mesmo dia.

The Notorious P.I.G.
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Mensagem por The Notorious P.I.G. »

Não sei se tem a ver exactamente com o tópico mas como suspeito que sim não criei outro. Gostava de saber, caso alguém daqui saiba, qual o âmbito das obras na Rua Direita (que estão paradas há algum tempo devido a um achado arqueológico aquando da demolição dos edifícios), se têm a ver com a passagem da linha do Metro Mondego ou apenas com a demolição dos prédios, há quanto tempo estão paradas, data exacta de início, etc. Também seria útil algum link com esta informação caso saibam.

Obrigado, 'té logoooooooooooo.

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

The Notorious P.I.G. Escreveu:Não sei se tem a ver exactamente com o tópico mas como suspeito que sim não criei outro. Gostava de saber, caso alguém daqui saiba, qual o âmbito das obras na Rua Direita (que estão paradas há algum tempo devido a um achado arqueológico aquando da demolição dos edifícios), se têm a ver com a passagem da linha do Metro Mondego ou apenas com a demolição dos prédios, há quanto tempo estão paradas, data exacta de início, etc. Também seria útil algum link com esta informação caso saibam.

Obrigado, 'té logoooooooooooo.
As demolições na rua direita têm a ver com a passagem do metro mondego. Agora estão paradas, mas brevemente vão continuar a demolir edificios para fazer o corredor para o metro.

Vai ficar assim:

(clicar na imagem para ampliar)
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DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Noticias:
CONCURSO PARA A REDE DE TELECOMUNICAÇÕES
30-10-2009

Acaba de ser lançado pela REFER o Concurso para o Projecto, Fornecimento, Montagem e Manutenção da rede de Telecomunicações do Sistema de Mobilidade do Mondego.

Este concurso engloba a elaboração do projecto, o dimensionamento, a instalação, a realização de testes de aceitação, a formação técnica nas redes e sistemas a fornecer, bem como a manutenção preventiva e correctiva destes sistemas.

A Rede de Telecomunicações a instalar inclui os Sistemas de Comunicações de Exploração, expressamente dedicados à exploração ferroviária, nomeadamente, comunicações operacionais de voz e dados (fixos e móveis), incluindo a interligação entre o PCC( Posta de Comando Central) e os Veículos, a informação ao público ( sonorização e teleindicação), a videovigilância, a monitorização da infra-estrutura e de veículos e o telecomando de energia.

Para suporte dos sistemas atrás referidos será instalada uma infra-estrutura de cabos (essencialmente fibra óptica), e uma rede de transmissão de dados com componente fixa e Wireless. Também está prevista a instalação de sistemas de alimentação ininterrupta para alimentação de todos esses equipamentos.

Neste concurso serão ainda contemplados os fornecimentos de outros sistemas complementares, como a gestão técnica centralizada, e o controlo de acessos, intrusão e de detecção de incêndios.

O valor estimado para o investimento no troço Coimbra B – Serpins é de 15.000.000 Euros, a que acresce o valor de 6.840.000,00 Euros para a manutenção por um prazo de 15 anos. O prazo para a entrega das propostas termina a 04 de Fevereiro de 2010.
ENCERRAMENTO TOTAL DO RAMAL DA LOUSÃ PREVISTO PARA 04 DE JANEIRO DE 2010
29-10-2009

O Ramal da Lousã será encerrado na sua totalidade no dia 04 de Janeiro de 2010. Com o encerramento será interrompido o serviço ferroviário entre Miranda do Corvo e Coimbra-Parque.

A população dos concelhos abrangidos será servida pelos transportes alternativos rodoviários, a contratar pela CP através de concurso público que está a decorrer dentro dos prazos legais.
ACTO PÚBLICO DE ABERTURA DAS PROPOSTAS PARA O MATERIAL CIRCULANTE
29-10-2009

O acto público de abertura das propostas para o material circulante do Sistema de Mobilidade do Mondego decorrerá no dia 03 de Novembro de 2009, pelas 10:00h, nas instalações da CP Frota.

Este concurso, lançado a 29 de Julho de 2009, prevê o fornecimento de 20 a 22 veículos do tipo tram-train para o serviço suburbano entre Serpins e Coimbra-B num investimento estimado em 64 Milhões de Euros.
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ENTREGA DAS PROPOSTAS PARA O CONCURSO DE SINALIZAÇÃO
29-10-2009

No seguimento do pedido de vários interessados do concurso público para a sinalização do SMM, o prazo de entrega das propostas foi prorrogado para o dia 21 de Janeiro de 2010
Fonte: metromondego.pt

The Notorious P.I.G.
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Mensagem por The Notorious P.I.G. »

Obrigadíssimo.

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bru_nex
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ARTICAÇÃO AUTOMÓVEL/METRO

Mensagem por bru_nex »

Bem... Como é sabido de todos, vai ser feita uma remodelação na forma como se circula de carro na baixa de Coimbra graças ao metro.

A Metro Mondego deve estudar formas de disciplinar e orientar o tráfego. Depois esse projecto é entregue à Câmara Municipal de Coimbra que o vai aprovar, alterar ou rejeitar.

Seja como for, gostava de saber a vossa opinião.
O que fazer em relação à Rua da Sofia? Só metro ou metro e automóvel? E de que maneira se vai fazer essa articulação?

Em relação à Fernão de Magalhães e à Beira-Rio? Qual deve ser o futuro desta zona tão importante?

DaniFR
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Re: ARTICAÇÃO AUTOMÓVEL/METRO

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Bem... Como é sabido de todos, vai ser feita uma remodelação na forma como se circula de carro na baixa de Coimbra graças ao metro.

A Metro Mondego deve estudar formas de disciplinar e orientar o tráfego. Depois esse projecto é entregue à Câmara Municipal de Coimbra que o vai aprovar, alterar ou rejeitar.

Seja como for, gostava de saber a vossa opinião.
O que fazer em relação à Rua da Sofia? Só metro ou metro e automóvel? E de que maneira se vai fazer essa articulação?

Em relação à Fernão de Magalhães e à Beira-Rio? Qual deve ser o futuro desta zona tão importante?
O metro não vai passar na rua da Sofia. Vem da loja do cidadão pelo corredor que vai ser construído e vai passar ao lado da câmara municipal.
Em relação á rua da Sofia, acho que deveriam interditar o trânsito ou então ser apenas para transportes públicos e veículos prioritários. Ficava uma excelente rua comercial e se fosse complementada com um parque de estacionamento na zona do Palácio da Justiça / Tivoli, ainda melhor.

:)

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Tudo bem....

Estava a falar da Rua Olímpio Nicolau. Qual será e melhor forma de fazer a coisa?
Depois por onde sai o trânsito que vem pela Av. Sá da Bandeira? Estamos a falar de um grande volume de trânsito.

TrêsPês
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Mensagem por TrêsPês »

Com uma provável interdição do sentido ascendente da rua da Saragoça, a única saída para o trânsito oriundo da Praça da República será pela rua Guerra Junqueiro e continuação pela rua de Aveiro.

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Jimmy
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Mensagem por Jimmy »

TrêsPês Escreveu:Com uma provável interdição do sentido ascendente da rua da Saragoça, a única saída para o trânsito oriundo da Praça da República será pela rua Guerra Junqueiro e continuação pela rua de Aveiro.
Que loucura O.O

Vai ficar ali um belo bico de obra vai...

jayniga
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Mensagem por jayniga »

Jimmy Escreveu:
TrêsPês Escreveu:Com uma provável interdição do sentido ascendente da rua da Saragoça, a única saída para o trânsito oriundo da Praça da República será pela rua Guerra Junqueiro e continuação pela rua de Aveiro.
Que loucura O.O

Vai ficar ali um belo bico de obra vai...

Nãaaaaaaaaaaaaaa tá tudo controlado. Fecha-se a cidade na baixa e entra tudo por celas.....malta esperta.

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Concurso para material circulante com cinco concorrentes

À terceira vez, a Metro Mondego espera conseguir escolher o consórcio ou empresa que irá fornecer os cerca de 40 “tram-train” que circularão entre Serpins e Coimbra.

Cinco empresas apresentaram propostas para o material circulante do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) que prevê o fornecimento de veículos do tipo tram-train para o serviço suburbano entre Serpins e Coimbra-B. A juntar aos quatro concorrentes do anterior concurso (entretanto anulado), também a Siemens – que não se havia candidatado na altura – apresentou a sua proposta.

Se, desta vez, não houver qualquer percalço com o processo, como aconteceu nas duas vezes anteriores, concorrem à adjudicação do material circulante, para além, daquela empresa, os consórcios Bombardier/Vossloh-Kiepe (Canadá/Alemanha), Alstom Transport (França) e as empresas CAF (Espanha), Ansaldobreda (Itália). A abertura das propostas ocorreu ontem de manhã, nas instalações da CP, em Lisboa.

No concurso anterior estava estipulado o prazo máximo de 210 dias para ser apresentado o consórcio ou empresa vencedores. Tendo em conta que, como adiantou ao Diário de Coimbra Álvaro Maia Seco, «houve, neste concurso, uma tentativa para encurtar substancialmente os prazos» de decisão, a adjudicação do material circulante poderá ser feita ainda antes do Verão do próximo ano.

De qualquer forma, é certo que quem ficar responsável pelo fornecimento do material circulante terá de construir 20 a 22 veículos para o serviço suburbano, que circularão no actual Ramal da Lousã, em quase toda a sua extensão, entre Coimbra e Serpins.

O concurso engloba ainda o fornecimento de mais 16 a 20 composições que circularão no circuito urbano. Tudo num investimento global que, de acordo com a Metro Mondego, se estima em 64 milhões de euros. 26 meses é o prazo para a entrega do material, embora tenha que ser feita de uma forma faseada.

Recorde-se que esta é a terceira vez que são abertas propostas para o material circulante do Sistema de Mobilidade do Mondego. Da primeira vez, os três concorrentes foram eliminados à partida por irregularidades diversas nas candidaturas, o que fez com que o concurso fosse considerado deserto.

Da segunda vez, foram igualmente eliminados as quatro propostas a concurso, o que obrigou ao lançamento de um terceiro formato de concurso, em moldes idênticos aos dos anteriores, mas com a preocupação de diminuição de prazos.

«Esperemos que seja o último», confessou ao Diário de Coimbra o presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego, confiante que, desta vez, o processo avançará e que dentro dos prazos previstos a empresa terá disponíveis os cerca de 40 veículos, com 43 metros de cumprimento máximo, «modernos, de design atraente, confortáveis» e com capacidade de aceleração e velocidades máximas compatíveis com os dois serviços: urbano e suburbano.

Circulação ferroviária interrompida em Janeiro
Entretanto, como já havia anunciado a Metro Mondego, no próximo dia 25 deverá ser consignada a empreitada de requalificação da via férrea entre Serpins e Miranda do Corvo, no Ramal da Lousã, um momento que, de acordo com Álvaro Maia Seco, «é um marco na irreversibilidade» no projecto.

Este será, portanto, o primeiro passo para a interrupção do serviço ferroviário naquele troço, o que, de acordo com a calendarização da Metro Mondego, deverá acontecer a 2 de Dezembro. Este corte obrigará à disponibilização imediata a todos os utentes dos serviços rodoviários alternativos, cujos horários e a localização das paragens serão indicados atempadamente a todos os utilizadores.

Praticamente um mês depois da interrupção da circulação ferroviária entre Serpins e Miranda do Corvo (no dia 4 de Janeiro) está previsto o arranque das obras entre Miranda do Corvo e Coimbra Parque, que obrigará, então, à interrupção total do transporte ferroviário, durante os dois anos que se prevê que dure esta empreitada.

Diário de Coimbra

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Finalmente parece que a coisa vai mesmo avançar.

Fico muito contente. Agora só espero que os prazos se cumpram e que, em 2013, o metro já esteja a circular na zona urbana.

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Alexrd
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Mensagem por Alexrd »

jayniga Escreveu:Nãaaaaaaaaaaaaaa tá tudo controlado. Fecha-se a cidade na baixa e entra tudo por celas.....malta esperta.
Já estou mesmo a ver o cenário... E o problema é que não há mais nenhuma via alternativa...