Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...Ramal da Lousã fecha para obras em Outubro
O ramal ferroviário vai encerrar em Outubro, para a implantação do metropolitano ligeiro de superfície, e a Metro Mondego já está a criar as infra-estruturas para o transporte rodoviário alternativo.
Durante os dois anos de execução da empreitada, os cidadãos que utilizavam o comboio para se deslocar entre os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã terão à disposição carreiras de autocarros. Segundo a Metro Mondego, este mês iniciou-se a empreitada, com a duração de 45 dias, para a instalação das infra-estruturas das 20 paragens previstas ao longo do percurso, que procurarão dar resposta às necessidades dos utentes com “os menores constrangimentos possíveis”.
A localização de cada uma das paragens de autocarro foi estudada em colaboração com os técnicos das autarquias envolvidas, de modo a que estas estejam mais próximas das populações e, ao mesmo tempo, servindo as estações e apeadeiros de caminho de ferro que vão ser encerrados, acrescentou.
Fonte da empresa adiantou à agência Lusa que o serviço de transportes rodoviários será assegurado em toda a extensão do Ramal da Lousã, servindo todas as localidades que usufruem hoje do serviço ferroviário. Numa primeira fase, entre Serpins (Lousã) e a estação de Coimbra A, e mais tarde também a de Coimbra-B, quando se iniciarem as obras no troço entre ambas.
O trajecto principal dos autocarros vai utilizar a antiga estrada Nacional (EN) 342 entre Lousã e Miranda do Corvo, e a Estrada Municipal entre Miranda do Corvo e Ceira, entrando em Coimbra pela Estrada Nacional EN 17. Fonte da empresa adiantou à Agência Lusa que durante as “horas de ponta” poderão ser asseguradas carreiras directas entre Coimbra e as sedes dos outros dois municípios – Miranda do Corvo e Lousã.
O metropolitano ligeiro de superfície do Mondego compreende duas linhas, a do actual ramal ferroviário da Lousã, cujas obras se iniciam em Outubro, e a de ligação ao Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) e ao novo hospital pediátrico, que deverão começar em 2011 e ficarão concluídas dois anos depois.
Fonte: As Beiras
Metro Mondego
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
banjix
- Lendário

- Mensagens: 1635
- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Não será apenas complicado para as pessoas que usam o comboio. Os utentes da estrada da beira também vão ter a vida dificultada com o quase certo aumento de trânsito que a estrada vai ter.Pedro Escreveu:Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Pois é, já lá vão mais de 20 anos em que as obras no ramal da Lousã também obrigaram à utilização de autocarros. Inicialmente eram uns meses, mas transformaram-se em anos. O serviço era péssimo com autocarros velhos, horários todos trocados e por aí fora. Foi um enorme suplicio, sinceramente espero que desta vez as coisas funcionem melhor.Pedro Escreveu:
Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Compilação de fotos:
Baixa | Beira Rio
http://img106.imageshack.us/i/portagem3dnt8.jpg/
Baixa| T do Arnado
http://img411.imageshack.us/img411/9040 ... o3dhj3.jpg
http://www.metromondego.pt/LinkClick.as ... &tabid=139
http://www.metromondego.pt/LinkClick.as ... &tabid=139
http://maruco.no.sapo.pt/cidadao_metro.jpg
Baixa | Câmara Municipal
http://i626.photobucket.com/albums/tt34 ... ra/3-3.jpg
http://i626.photobucket.com/albums/tt34 ... ra/2-2.jpg
http://maruco.no.sapo.pt/camara_metro.jpg
http://maruco.no.sapo.pt/camara_metro2.jpg
Estádio
http://maruco.no.sapo.pt/estadio_metro.jpg
HUC
http://maruco.no.sapo.pt/metro_huc.jpg
Se entretanto encontrar mais faço uma actualização.
Baixa | Beira Rio
http://img106.imageshack.us/i/portagem3dnt8.jpg/
Baixa| T do Arnado
http://img411.imageshack.us/img411/9040 ... o3dhj3.jpg
http://www.metromondego.pt/LinkClick.as ... &tabid=139
http://www.metromondego.pt/LinkClick.as ... &tabid=139
http://maruco.no.sapo.pt/cidadao_metro.jpg
Baixa | Câmara Municipal
http://i626.photobucket.com/albums/tt34 ... ra/3-3.jpg
http://i626.photobucket.com/albums/tt34 ... ra/2-2.jpg
http://maruco.no.sapo.pt/camara_metro.jpg
http://maruco.no.sapo.pt/camara_metro2.jpg
Estádio
http://maruco.no.sapo.pt/estadio_metro.jpg
HUC
http://maruco.no.sapo.pt/metro_huc.jpg
Se entretanto encontrar mais faço uma actualização.
-
Alexrd
- Regular

- Mensagens: 118
- Registado: sábado, 21 março 2009 10:23
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
já foi aberto o "concurso" para ser estudada a melhor forma de fazer a bilhetica. Ou seja, que máquinas vão vender os bilhetes e como vão ser esses bilhetes.Alexrd Escreveu:Eles que tratem da remodelação da Baixa primeiro, e que o passe/senha dos SMTUC sirva para o Metro também.
Deve ser uma solução contactless como acontece com o Porto e Lisboa. Entretanto os SMTUC também vão actualizar ps bilhetes. O novo cartão pode ser carregado e não toca na máquina para ser validade, tal como acontecia ate aqui como o passe.
Uma vez que os próprios SMTUC já estão a mudar de sistema, no futuro será mais fácil, uma vez que a teconologia já esta instalada.
Quanto ao interface metro/autocarro, julgo que a SMM ainda não conseguiu uma reunião com os SMTUC para tratarem disso. No entanto, eu acredito que assim que o metro esteja a ser construído, os próprios SMTUC deverão construir novas linhas de troleicarros para completarem o próprio traçado do metro. A linha dos troleicarros entre a Solum e os Olivais é um bom exemplo de um interface "verde". Com o aproveitamento da mini hídrica do Acude para a rede eléctrica dos troleicarros e com a compra de um novo veiculo movido a electricidade, parece natural que seja um caminho a seguir.
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
banjix
- Lendário

- Mensagens: 1635
- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Eu já ouvi falar que o Ramal seria encerrado só em Dezembro! Estes sucessivos adiamentos deixam-me bastante preocupado com a possibilidade de não cumprimento dos prazos.Ruizito Escreveu:Já andaram por aí a espalhar as paragens dos autocarros que substituirão os comboios. Pensei que estes seriam suspensos no inicio de Outubro, mas afinal parece que não.
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Já está tudo pronto para se começar a intervir na linha. A partir do momento em que a linha seja fechada, nunca mais volta a abrir até estar pronta. Daí que talvez a SMM queira ter a certeza de que está a postos para começar. Fechar a linha vai trazer muitos inconvenientes para os utentes da linha. Talvez por isso a SMM só a quer fechar quando estiver prestes a começar os trabalhos.Ruizito Escreveu:Já andaram por aí a espalhar as paragens dos autocarros que substituirão os comboios. Pensei que estes seriam suspensos no inicio de Outubro, mas afinal parece que não.
Mas concordo! Espero que não haja mais atrasos! Estou farto de atrasos! Em 2011 quero o metro a fazr Coimbra-Serpins e, em 2013, quero o troço urbano do metro a ser inaugurado.
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Também concordo que só devem encerrar a linha quando estiver tudo preparado para inicio da intervenção. Mas estes adiamentos sucessivos, que já não são de agora, não auguram nada de bom.bru_nex Escreveu: Já está tudo pronto para se começar a intervir na linha. A partir do momento em que a linha seja fechada, nunca mais volta a abrir até estar pronta. Daí que talvez a SMM queira ter a certeza de que está a postos para começar. Fechar a linha vai trazer muitos inconvenientes para os utentes da linha. Talvez por isso a SMM só a quer fechar quando estiver prestes a começar os trabalhos.
Mas concordo! Espero que não haja mais atrasos! Estou farto de atrasos! Em 2011 quero o metro a fazr Coimbra-Serpins e, em 2013, quero o troço urbano do metro a ser inaugurado.
-
alforreca
- Novato

- Mensagens: 38
- Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Vão reabrir nos novos edifícios que nascerão naquele sítio. A Palmeira, a farmácia e o restaurante A Democrática vão ter direito a dois andares e tudo...Lino Escreveu:O prédio da Palmeira na Praça 8 de Maio já está a ser preparado para a demolição. Esperemos que o prédio da Casa Aninhas se aguente e que a past. Palmeira reabra, bem como a farmácia.
Além do mais vão receber uma indeminização todos os meses, equivalemnte ao que estariam a facturar no caso de estarem abertos ao público.