Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Ramal da Lousã fecha para obras em Outubro

O ramal ferroviário vai encerrar em Outubro, para a implantação do metropolitano ligeiro de superfície, e a Metro Mondego já está a criar as infra-estruturas para o transporte rodoviário alternativo.

Durante os dois anos de execução da empreitada, os cidadãos que utilizavam o comboio para se deslocar entre os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã terão à disposição carreiras de autocarros. Segundo a Metro Mondego, este mês iniciou-se a empreitada, com a duração de 45 dias, para a instalação das infra-estruturas das 20 paragens previstas ao longo do percurso, que procurarão dar resposta às necessidades dos utentes com “os menores constrangimentos possíveis”.

A localização de cada uma das paragens de autocarro foi estudada em colaboração com os técnicos das autarquias envolvidas, de modo a que estas estejam mais próximas das populações e, ao mesmo tempo, servindo as estações e apeadeiros de caminho de ferro que vão ser encerrados, acrescentou.

Fonte da empresa adiantou à agência Lusa que o serviço de transportes rodoviários será assegurado em toda a extensão do Ramal da Lousã, servindo todas as localidades que usufruem hoje do serviço ferroviário. Numa primeira fase, entre Serpins (Lousã) e a estação de Coimbra A, e mais tarde também a de Coimbra-B, quando se iniciarem as obras no troço entre ambas.

O trajecto principal dos autocarros vai utilizar a antiga estrada Nacional (EN) 342 entre Lousã e Miranda do Corvo, e a Estrada Municipal entre Miranda do Corvo e Ceira, entrando em Coimbra pela Estrada Nacional EN 17. Fonte da empresa adiantou à Agência Lusa que durante as “horas de ponta” poderão ser asseguradas carreiras directas entre Coimbra e as sedes dos outros dois municípios – Miranda do Corvo e Lousã.

O metropolitano ligeiro de superfície do Mondego compreende duas linhas, a do actual ramal ferroviário da Lousã, cujas obras se iniciam em Outubro, e a de ligação ao Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) e ao novo hospital pediátrico, que deverão começar em 2011 e ficarão concluídas dois anos depois.

Fonte: As Beiras
Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Pedro Escreveu:Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...
Não será apenas complicado para as pessoas que usam o comboio. Os utentes da estrada da beira também vão ter a vida dificultada com o quase certo aumento de trânsito que a estrada vai ter.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Quem estiver interessado pode ver imagens do projecto na zona da Baixa e HUC aqui.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O prédio do túnel na 8 de Maio, como está no render, é um enorme ABORTO, espero que se modifique para a construção. E que os prédios à volta da linha na Baixa não sejam outros abortos que matam a Baixa de vez.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Pedro Escreveu:
Vão ser dois anos um pouco mais complicados para os utilizadores desta linha. Esperemos que venha a ser por um bom motivo e que sejam mesmo dois anos, que com os atrasos que isto já teve...
Pois é, já lá vão mais de 20 anos em que as obras no ramal da Lousã também obrigaram à utilização de autocarros. Inicialmente eram uns meses, mas transformaram-se em anos. O serviço era péssimo com autocarros velhos, horários todos trocados e por aí fora. Foi um enorme suplicio, sinceramente espero que desta vez as coisas funcionem melhor.


Avatar do Utilizador
Alexrd
Regular
Regular
Mensagens: 118
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

Eles que tratem da remodelação da Baixa primeiro, e que o passe/senha dos SMTUC sirva para o Metro também.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Alexrd Escreveu:Eles que tratem da remodelação da Baixa primeiro, e que o passe/senha dos SMTUC sirva para o Metro também.
já foi aberto o "concurso" para ser estudada a melhor forma de fazer a bilhetica. Ou seja, que máquinas vão vender os bilhetes e como vão ser esses bilhetes.
Deve ser uma solução contactless como acontece com o Porto e Lisboa. Entretanto os SMTUC também vão actualizar ps bilhetes. O novo cartão pode ser carregado e não toca na máquina para ser validade, tal como acontecia ate aqui como o passe.

Uma vez que os próprios SMTUC já estão a mudar de sistema, no futuro será mais fácil, uma vez que a teconologia já esta instalada.

Quanto ao interface metro/autocarro, julgo que a SMM ainda não conseguiu uma reunião com os SMTUC para tratarem disso. No entanto, eu acredito que assim que o metro esteja a ser construído, os próprios SMTUC deverão construir novas linhas de troleicarros para completarem o próprio traçado do metro. A linha dos troleicarros entre a Solum e os Olivais é um bom exemplo de um interface "verde". Com o aproveitamento da mini hídrica do Acude para a rede eléctrica dos troleicarros e com a compra de um novo veiculo movido a electricidade, parece natural que seja um caminho a seguir.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Já andaram por aí a espalhar as paragens dos autocarros que substituirão os comboios. Pensei que estes seriam suspensos no inicio de Outubro, mas afinal parece que não.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:Já andaram por aí a espalhar as paragens dos autocarros que substituirão os comboios. Pensei que estes seriam suspensos no inicio de Outubro, mas afinal parece que não.
Eu já ouvi falar que o Ramal seria encerrado só em Dezembro! Estes sucessivos adiamentos deixam-me bastante preocupado com a possibilidade de não cumprimento dos prazos.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Ruizito Escreveu:Já andaram por aí a espalhar as paragens dos autocarros que substituirão os comboios. Pensei que estes seriam suspensos no inicio de Outubro, mas afinal parece que não.
Já está tudo pronto para se começar a intervir na linha. A partir do momento em que a linha seja fechada, nunca mais volta a abrir até estar pronta. Daí que talvez a SMM queira ter a certeza de que está a postos para começar. Fechar a linha vai trazer muitos inconvenientes para os utentes da linha. Talvez por isso a SMM só a quer fechar quando estiver prestes a começar os trabalhos.

Mas concordo! Espero que não haja mais atrasos! Estou farto de atrasos! Em 2011 quero o metro a fazr Coimbra-Serpins e, em 2013, quero o troço urbano do metro a ser inaugurado.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Já está tudo pronto para se começar a intervir na linha. A partir do momento em que a linha seja fechada, nunca mais volta a abrir até estar pronta. Daí que talvez a SMM queira ter a certeza de que está a postos para começar. Fechar a linha vai trazer muitos inconvenientes para os utentes da linha. Talvez por isso a SMM só a quer fechar quando estiver prestes a começar os trabalhos.

Mas concordo! Espero que não haja mais atrasos! Estou farto de atrasos! Em 2011 quero o metro a fazr Coimbra-Serpins e, em 2013, quero o troço urbano do metro a ser inaugurado.
Também concordo que só devem encerrar a linha quando estiver tudo preparado para inicio da intervenção. Mas estes adiamentos sucessivos, que já não são de agora, não auguram nada de bom.

alforreca
Novato
Novato
Mensagens: 38
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10

Mensagem por alforreca »

Quando é que começam mesmo as obras?

já vi pelo menos uma paragem das novas, do Metro mondego, junto à estação do Parque.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O prédio da Palmeira na Praça 8 de Maio já está a ser preparado para a demolição. Esperemos que o prédio da Casa Aninhas se aguente e que a past. Palmeira reabra, bem como a farmácia.

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Lino Escreveu:O prédio da Palmeira na Praça 8 de Maio já está a ser preparado para a demolição. Esperemos que o prédio da Casa Aninhas se aguente e que a past. Palmeira reabra, bem como a farmácia.
Vão reabrir nos novos edifícios que nascerão naquele sítio. A Palmeira, a farmácia e o restaurante A Democrática vão ter direito a dois andares e tudo...
Além do mais vão receber uma indeminização todos os meses, equivalemnte ao que estariam a facturar no caso de estarem abertos ao público.