Praxe Académica - Ask Jarod - Faculdades: Hierarquia e Cores

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Faculdades: Hierarquia e Cores

Mensagem por Jarod »

O conceito de Praxe Académica pressupõe hierarquias diversas.

Tal como há a hierarquia de Caloiro, Semi-Puto, Puto, Quartanista, etc. até Veterano, também a há entre as Faculdades.

A Hierarquia das Faculdades baseia-se na ordem pela qual as Faculdades da Universidade de Coimbra foram instituídas, e sem que tivessem sido extintas mesmo que temporariamente. NÃO se pretende com a hierarquia dizer "Medicina é melhor que o resto" ou "Desporto não vale nada". Quem afirma esta barbaridade não percebe nada de nada, pois todas as áreas do saber são importantes na vida. Daaaaah!

As Faculdades mais antigas são as de Direito e de Medicina. Como já se ensinava Medicina em Coimbra antes da fundação da Universidade de Coimbra, esta faculdade está acima na Hierarquia.
Segue-se a Faculdade de Ciências e Tecnologia, que teve grande impulso na época Pombalina. Apesar de se ensinar Letras durante muitos anos aqui e ali, nunca foi uma faculdade "estável" até 1911. Por isso é Ciências e Tecnologia e depois Letras.

A seguir vem Farmácia, que evoluiu da "Escola de Farmácia" até atingir o estatuto de Faculdade. Em 1972 criou-se a Faculdade de Economia, e em 1983, a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação. A faculdade mais recente é a de Ciências do Desporto e Educação Física.

É pela Hierarquia das Faculdades que os Quintanistas Fitados entram na Praça de Touros (na Garraiada) a desfilar com toda a pompa e circunstância. Primeiro entram os de Medicina, depois os de Direito, Ciências e Tecnologia, Letras, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências de Educação, e os de Ciências do Desporto e Educação Física são os que terminam o desfile.

As cores são... cores. Não existe nenhuma razão em particular que ligue determinada côr a determinada ciência. Porém é sabido que as cores das faculdades mais recentes derivam do facto das outras cores já não estarem disponíveis (!). Isto não é novidade nem factor de vergonha. Daaaaaaaah de novo.

Agora, em resumo:
Fac. Medicina - Amarelo
Fac. Direito - Vermelho
Fac. Ciências e Tecnologia - Azul Claro*
Fac. Letras - Azul Escuro
Fac. Farmácia - Roxo
Fac. Economia - Vermelho e Branco
Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Laranja
Fac. Ciências do Desporto e Educação Física - Castanho e Branco
(*Azul Claro e Branco para as Engenharias, Matemática e Arquitectura)
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29
Localização: Sesimbra

Mensagem por Vixtu »

Mais uma vez, venho fazer-te uma questão Jarod:

Relativamente à hierarquia entre os estudantes, as designações comuns a todos os cursos de 5 anos são facilmente percebidas... Mas tenho dúvidas na relativa aos estudantes da Faculdade de Medicina. Nunca cheguei a compreender bem o que eram Duplos Quintanistas... E já agora, qual é a diferença entre os seguintes: Quartanista, Quartanista Grelado, Quartanista Grelado de Medicina e Quintanista, Quintanista Grelado, Quintanista Grelado de Medicina?

Será que Quartanista se refere a um estudante qualquer que tenha 4 matrículas mas que está noutro ano que não o 4º, ou um aluno da F.M.U.C. (sem ser com o grelo na lapela na queima); Quartanista Grelado dirá respeito aos alunos de cursos de 5 anos, que usam o grelo durante esse ano inteiro na pasta; Quartanista Grelado de Medicina o aluno da F.M.U.C. que só colocou o grelo na lapela na queima?

Os Quintanistas são todos os alunos que têm 5 matrículas e não se encontram no 5º ano?; os Quintanistas Fitados são os que usam as fitas o ano inteiro, após a Imposição das Insígnias; os Quintanistas Fitados de Medicina os da F.M.U.C. a partir do momento que libertam as fitas no cortejo da queima desse ano e até ao final da mesma?

E assim sendo... Como se designarão os finalistas da F.M.U.C. (6º ano)? Serão esses os Duplos Quintanistas?... (nesse caso poderiam designá-los também de fitados, visto que usarão as fitas o ano lectivo todo, desde a Imposição até à Queima :P )

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Mensagem por LIC »

Desenterrando isto um bocado.
Uma coisa é a Hierarquia da PRAXE. Essa está correcta, mas a Faculdade de Letras nasce aquando da extinção da Faculdade de Teologia em 1911. Daí estar em 4o lugar.
Porém, na Hierarquia da Universidade esta é a 1a, na medida do que referi atrás.
Assim sendo temos:
Letras
Direito
Medicina
FCTUC
Farmácia
Economia
FPCE
FCDEF
O pessoal de História que anda por aqui sabe que é assim :)
Há até uma situação caricata passada num Doutoramento Honoriscausa, em que o Doutor de borla e capelo de Direito se vira para o de Letras e diz:
Passa Teologia.
Nisto Vira-se o Doutor de Borla e capelo de Letras e diz:
E tu vais atrás porque és dos Canones :lol: :lol: :lol:
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

um pergunta simples que acho ter haver com hearaquias. Em que circunstâncias é que pdem haver desmobilizações de caloiros por exemplo?

Responder