Caros amigos e concidadãos:
Coimbra é um acidade privilegiada, sem dúvida. Tem às suas portas, nada menos que 79ha de espaço florestal, completamente plano, com espécies de todo o mundo e de porte invulgar.
Esta mata é um local de eleição para desportistas, familias, namorados e pessoas que gostam das questões ambientais. No entanto, as forças vivas (mortas?) da cidade coimbra, nada contribuem para pressionar a entidade gestora da mata - ICNB - a dinamizar e a recuperar este valioso património que se vai degradando todos os dias.
Ao nível florestal, a mata não me parece que esteja muito mal, pelo contrário, foram feitas limpezas há cerca de 3 anos e tem havido plantações e outras acções pontuais. No entanto, ao nível dos equipamentos, há uma grande degradação, sobretudo no que diz respeito ao apoio ao visitante (bancos, mesas, sanitários, pontos de água - faltam mais - sinalização e estruturas desportivas).
Onde está o "nosso" presidente Encarnação que, toda a vez que se candidata ou pensa em tal, vem dizer no sem manifesto eleitoral que a Mata Nacional do Choupal é uma prioridade? Onde anda o Sr. Governador Civil que não repara em 79ha de floresta às portas da "sua" cidade? A comunicação social local não costuma frequentar o Choupal? Onde estão os cidadãos de Coimbra que não exigem a quem os governa que adopte as medidas necessárias para não deixar degradar mais esta Mata única?
Caros amigos, sejamos exigentes. Enviem esta mensagem a quem conheçam que dela possa tirar partido para promover a recuperação do Choupal.
Do que pude apurar junto de alguém que todos os dias luta, in loco, pelo Choupal sem sucesso, é que o ICNB não tem dinheiro para afzer cantar um cego e que a Mata tem um orçamento redondinho (ZERO) há mais de 15 anos. Ou seja, não há investimento, limitando-se esta entidade à gestão diária com as pessoas que todos os dias permitem que os visitantes do Choupal tenham o mínimo de condições, retirando o lixo, varrendo ruas e parques, extraindo lenhas e madeiras, e tratando do que podem com apenas 3 senhoras e 2 homens para cuidar de 79ha.
Que alguém faça alguma coisa. O ICNB tem de assumir o que tem na sua posse´desde 1989 e nunca soube cuidar... a bem de Coimbra e de todos nós.
E a Mata Nacional do Choupal?
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Bom post. Fui há algum tempo lá passear de bicicleta e não deixei de reparar nalgum abandono de algumas instalações... sei que é tudo auto-gerido e construído pelos próprios carpinteiros da MNdC, mas haja mais gente, mais manutenção... e claro, melhor vigilância... mas gostei de ver o movimento por lá e a manutenção da vegetação em si... acho que, tal como a Sereia, está bem melhor do que há uns anos... mas sim, precisa de atenção...
Há um sítio que adoro lá, que é aquela zona de calhau à beira rio de onde se tem umas vistas lindas para a cidade... ah e claro, a nora.
Há um sítio que adoro lá, que é aquela zona de calhau à beira rio de onde se tem umas vistas lindas para a cidade... ah e claro, a nora.
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choupalino, sempre podes reclamar através da plataforma e-municipe.
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Em relação a este assunto tenho "pouco" a dizer.
"Apenas" uma imagem e poucas palavras.
A foto do link abaixo mostra um pormenor encontrado num passeio pela Mata do Choupal, já lá vão uns anos.
Temos este tesouro verde mesmo junto à cidade, e que infelizmente está tão esquecido...
As palavras que surgiram na altura em que tirei a foto, e que ainda sinto, são as seguintes: "declaro amor eterno à Mata do Choupal, assim como a todos os locais onde se pode ainda estar em comunhão plena com a Natureza."
Foto Aqui: http://fotos.sapo.pt/rhZa9iel9rPQnu4norDh/
"Apenas" uma imagem e poucas palavras.
A foto do link abaixo mostra um pormenor encontrado num passeio pela Mata do Choupal, já lá vão uns anos.
Temos este tesouro verde mesmo junto à cidade, e que infelizmente está tão esquecido...
As palavras que surgiram na altura em que tirei a foto, e que ainda sinto, são as seguintes: "declaro amor eterno à Mata do Choupal, assim como a todos os locais onde se pode ainda estar em comunhão plena com a Natureza."
Foto Aqui: http://fotos.sapo.pt/rhZa9iel9rPQnu4norDh/
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Pois é infelizmente concordo com todos vocês. Acho que o mal do Choupal é o mal do País. Qual de vocês se lembra de ver um vigilante à antiga um guarda-nocturno um responsável de manutenção? As novas tendências de gestão consistem em acabar com esses postos de trabalho (corte em custos fixos de pessoal) e entregar tudo a empresas privadas. Para uma coisa tão simples como mudar uma lâmpada tem de ser um profissional externo. O choupal quanto a mim também passa por isso e ainda ter esses funcionários ainda é uma sorte (provavelmente pertencem aos quadros da função publica) agora sem verba mesmo o que haverão de fazer. Já repararam certamente que quando fazem certas coisas engraçadas como aquela zona de engenhos de água nunca mais ninguém lhes mexe. Por ex: fazem vedações em madeira e nem um tratamento para proteger lhes dão.
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Pelo que eu sei a Câmara não te intervenção dentro do espaço do Choupal. Segundo creio o espaço é gerido pelo ICN.
A Câmara quanto muito pode fazer pressão e arranjar o espaaço envolvente ao Choupal. E aí, realmente tem feio muito pouco. A cãmara vive de costas voltadas para este.
Fez aquele parte de estacionamento que ninguém utiliza
Confesso que aquele choupal parece o d"as Capas Negras" de hà meio século atrás. , mais degradado e abandonado. O que é pena.
O choupal podia e devia ser, o melhor verde que a cidade dispunha.
A Câmara quanto muito pode fazer pressão e arranjar o espaaço envolvente ao Choupal. E aí, realmente tem feio muito pouco. A cãmara vive de costas voltadas para este.
Fez aquele parte de estacionamento que ninguém utiliza
Confesso que aquele choupal parece o d"as Capas Negras" de hà meio século atrás. , mais degradado e abandonado. O que é pena.
O choupal podia e devia ser, o melhor verde que a cidade dispunha.
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- Novato
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- Registado: quarta-feira, 26 julho 2006 11:55
http://www.diariocoimbra.pt/ 31/10/2008
Nova ponte no rio Mondego pode destruir parte do Choupal
As implicações ambientais e sociais que a construção da nova ponte no Mondego pode provocar na Mata do Choupal estão a gerar alguma polémica e já motivaram mesmo a criação de um blogue em que se apela à participação na fase de Consulta Pública no âmbito do respectivo processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
A nova ponte (como se pode ver na imagem inserida no blogue) será construída a jusante da Ponte Açude e bastante perto da ponte de caminho-de-ferro. Em causa estaria assim a área da mata mais próxima do centro da cidade.
O Diário de Coimbra tentou, ontem, obter uma reacção por parte do Ministério do Ambiente a esta situação mas segundo nos foi explicado, como está ainda a decorrer o processo de Avaliação de Impacte Ambiental (cuja comissão integra elementos do Instituto da Conservação da Natureza) não haverá comentários até ao final do processo.
Por parte da associação ambientalista Quercus, que acompanha de perto as questões relacionados com o Choupal, António Luís Campos disse ter recebido ontem uma mensagem via email sobre esta situação e que apenas agora a vão analisar.
Segundo o texto introdutório do referido blogue (http:// www. soschoupal.blogspot.com), «são mais de 4 hectares de Mata que ficam inutilizados. São mais de 300 metros que a mata recua. São 700 metros de caminhos na mata que ficam sob o efeito da auto-estrada».
Segundo a mesma fonte, «esta travessia irá constituir mais um desbaste e amputação da Mata Nacional do Choupal, indelével, pensava-se, património cultural, social, ambiental, paisagístico e histórico não apenas da cidade de Coimbra mas de todo o país. A ponte em causa, além de destruir a vegetação da área directamente afectada, irá constituir um imenso factor de perturbação e poluição, sonora, atmosférica e visual, inutilizando a área a Este da ponte do Caminho de Ferro. Esta é a área primordial de ligação pedonal e ciclável da mata à cidade. mais longe e isolada vai ficar a Mata Nacional do Choupal, menos qualidade de vida e de usufruto vão ter os que a demandam. Pelos visto para se ir praticar desporto terá mesmo que se ir de carro!».
Os autores do blogue dizem ainda que o «o ruído vai aumentar imenso na zona e levar mais para o coração da mata os pontos de origem. Aumentará igualmente a poluição atmosférica. Realmente a ponta Este da Mata Nacional do Choupal vai-se tornar uma terra de ninguém! Porque ninguém que ouça, veja ou, no mínimo, respire, quererá ser apanhada entre duas auto-estradas numa zona que pretende ser espaço verde».
O mesmo blogue recorda que está ainda a decorrer a fase de Avaliação de Impacte Ambiental e apela aos conimbricenses, e não só, para que escrevam para a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito desta fase do processo, e, até 10 de Novembro, manifestem a sua discordância face ao traçado actualmente proposto.
Nova ponte no rio Mondego pode destruir parte do Choupal
As implicações ambientais e sociais que a construção da nova ponte no Mondego pode provocar na Mata do Choupal estão a gerar alguma polémica e já motivaram mesmo a criação de um blogue em que se apela à participação na fase de Consulta Pública no âmbito do respectivo processo de Avaliação de Impacte Ambiental.
A nova ponte (como se pode ver na imagem inserida no blogue) será construída a jusante da Ponte Açude e bastante perto da ponte de caminho-de-ferro. Em causa estaria assim a área da mata mais próxima do centro da cidade.
O Diário de Coimbra tentou, ontem, obter uma reacção por parte do Ministério do Ambiente a esta situação mas segundo nos foi explicado, como está ainda a decorrer o processo de Avaliação de Impacte Ambiental (cuja comissão integra elementos do Instituto da Conservação da Natureza) não haverá comentários até ao final do processo.
Por parte da associação ambientalista Quercus, que acompanha de perto as questões relacionados com o Choupal, António Luís Campos disse ter recebido ontem uma mensagem via email sobre esta situação e que apenas agora a vão analisar.
Segundo o texto introdutório do referido blogue (http:// www. soschoupal.blogspot.com), «são mais de 4 hectares de Mata que ficam inutilizados. São mais de 300 metros que a mata recua. São 700 metros de caminhos na mata que ficam sob o efeito da auto-estrada».
Segundo a mesma fonte, «esta travessia irá constituir mais um desbaste e amputação da Mata Nacional do Choupal, indelével, pensava-se, património cultural, social, ambiental, paisagístico e histórico não apenas da cidade de Coimbra mas de todo o país. A ponte em causa, além de destruir a vegetação da área directamente afectada, irá constituir um imenso factor de perturbação e poluição, sonora, atmosférica e visual, inutilizando a área a Este da ponte do Caminho de Ferro. Esta é a área primordial de ligação pedonal e ciclável da mata à cidade. mais longe e isolada vai ficar a Mata Nacional do Choupal, menos qualidade de vida e de usufruto vão ter os que a demandam. Pelos visto para se ir praticar desporto terá mesmo que se ir de carro!».
Os autores do blogue dizem ainda que o «o ruído vai aumentar imenso na zona e levar mais para o coração da mata os pontos de origem. Aumentará igualmente a poluição atmosférica. Realmente a ponta Este da Mata Nacional do Choupal vai-se tornar uma terra de ninguém! Porque ninguém que ouça, veja ou, no mínimo, respire, quererá ser apanhada entre duas auto-estradas numa zona que pretende ser espaço verde».
O mesmo blogue recorda que está ainda a decorrer a fase de Avaliação de Impacte Ambiental e apela aos conimbricenses, e não só, para que escrevam para a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito desta fase do processo, e, até 10 de Novembro, manifestem a sua discordância face ao traçado actualmente proposto.
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- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Acho que os autores desse blog têm razão, mas convém não exagerar.. a duplicação do Açude-Ponte é algo que já deveria estar feito há 10 anos, que o diga que lá passa diariamente.. agora, é certo que vai prejudicar a mata, mas também não se esqueçam que o viaduto da casa do sal iria ser demolido e com isso seria possivel ligar o parque verde da casa do sal ao Choupal..
e, para além desta travessia, não se esqueçam que ainda falta a Ponte para o TGV..
e, para além desta travessia, não se esqueçam que ainda falta a Ponte para o TGV..
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- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
De facto a nova travessia do Mondego é essencial e sinceramente parece-me que a área a retirar ao Choupal está um bocado inflacionada nesse blog (até porque ainda não há um traçado definitivo para a nova ponte, logo não é possivel saber exactamente que área vai ser ou não afectada). Em relação à demolição do viaduto da Casa do Sal, não vai permitir a ligação do parque verde com o Choupal, já que continuarão a existir as mesmas barreiras que já existem actualmente (estradas, caminho de ferro, rio).daniel322 Escreveu: Acho que os autores desse blog têm razão, mas convém não exagerar.. a duplicação do Açude-Ponte é algo que já deveria estar feito há 10 anos, que o diga que lá passa diariamente.. agora, é certo que vai prejudicar a mata, mas também não se esqueçam que o viaduto da casa do sal iria ser demolido e com isso seria possivel ligar o parque verde da casa do sal ao Choupal..
e, para além desta travessia, não se esqueçam que ainda falta a Ponte para o TGV..
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- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
Sem falar que os ambientalistas só olham para uma parte do problema....
E as toneladas de dióxido de carbono e outras partículas libertadas por os carros estarem n tempo parados em filas na ponte açude?
Ainda estou para conhecer um ambientalista que tenha ido para o Algarve de bicicleta ou que não tenha usado a A2
E as toneladas de dióxido de carbono e outras partículas libertadas por os carros estarem n tempo parados em filas na ponte açude?
Ainda estou para conhecer um ambientalista que tenha ido para o Algarve de bicicleta ou que não tenha usado a A2
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- Lendário
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- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Sim, estava a ser optimista.. É que, julgo que seja bastante provável que o trânsito ou, com muita sorte, que o próprio planeamento da zona seja alterado.. e, nessa perspectiva, poderia surgir uma passagem inferior que ligasse o parque ao Choupal, criando uma zona pedonal.. (sonhar não paga imposto )Ruizito Escreveu:Em relação à demolição do viaduto da Casa do Sal, não vai permitir a ligação do parque verde com o Choupal, já que continuarão a existir as mesmas barreiras que já existem actualmente (estradas, caminho de ferro, rio).
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- Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22
Cheira-me ao ínicio do fim do Choupal... Se isto é respeito pelo ecossistema e por uma Mata Nacional, destruir o jardim publico da rua ao lado é brincadeira de miudos.
Reparem bem na zona de influência no resumo do estudo de Impacte ambiental:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Publ ... T_1.0_&a=d
e a legenda:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Publ ... T_1.0_&a=d
(reparem nos impactes negativos sgnificativos na paisagem e ecologicos,,, cruzes vermelhas e hexagonos roxos)
já agora para quem quiser ler e participar, apoiando ou discordando aqui vai o site onde se encontra o resumo não técnico e o mail de participação:
http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/pub ... sp?id=1386
Reparem bem na zona de influência no resumo do estudo de Impacte ambiental:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Publ ... T_1.0_&a=d
e a legenda:
http://aiacirca.apambiente.pt:8980/Publ ... T_1.0_&a=d
(reparem nos impactes negativos sgnificativos na paisagem e ecologicos,,, cruzes vermelhas e hexagonos roxos)
já agora para quem quiser ler e participar, apoiando ou discordando aqui vai o site onde se encontra o resumo não técnico e o mail de participação:
http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/pub ... sp?id=1386
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- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Por acaso ainda não tinha visto o projecto, obrigado por colocares o link
Mas, só vem confirmar aquilo que eu pensava.. o viaduto fica antes da ponte ferroviária, logo não me parece que os danos sejam tão volumosos quanto nos querem fazer crer.. falo de área verde perdida, claro.. pois o impacte ambiental normalmente transcende a zona de desflorestação.. mas enfim, o que queria dizer é que, para mim, o "verdadeiro" Choupal só começa após a ponte ferroviária, pode ser uma ideia errada pois sou um utilizador do espaço e não um especialista em botânica, mas não consigo ser tão crítico quanto certos artigos que tenho lido.
É algo que a cidade necessita muito e esta parece-me ser a única solução viável.. melhor só com um túnel sob o rio..
Mas, só vem confirmar aquilo que eu pensava.. o viaduto fica antes da ponte ferroviária, logo não me parece que os danos sejam tão volumosos quanto nos querem fazer crer.. falo de área verde perdida, claro.. pois o impacte ambiental normalmente transcende a zona de desflorestação.. mas enfim, o que queria dizer é que, para mim, o "verdadeiro" Choupal só começa após a ponte ferroviária, pode ser uma ideia errada pois sou um utilizador do espaço e não um especialista em botânica, mas não consigo ser tão crítico quanto certos artigos que tenho lido.
É algo que a cidade necessita muito e esta parece-me ser a única solução viável.. melhor só com um túnel sob o rio..
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- Lendário
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- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Tenho a mesma opinião.daniel322 Escreveu: Mas, só vem confirmar aquilo que eu pensava.. o viaduto fica antes da ponte ferroviária, logo não me parece que os danos sejam tão volumosos quanto nos querem fazer crer.. falo de área verde perdida, claro.. pois o impacte ambiental normalmente transcende a zona de desflorestação.. mas enfim, o que queria dizer é que, para mim, o "verdadeiro" Choupal só começa após a ponte ferroviária, pode ser uma ideia errada pois sou um utilizador do espaço e não um especialista em botânica, mas não consigo ser tão crítico quanto certos artigos que tenho lido.
É algo que a cidade necessita muito e esta parece-me ser a única solução viável.. melhor só com um túnel sob o rio..
Area afectada nao será a mais importante e nao é tao grande como a "pintam". Este projecto tem mais vantagens que desvantegens. Vai ser muito bom tirarem o viaduto paralelo á rua do padrão e a melhoria no transito que esta nova ponte vai trazer.