Já era tempo de renovarem a estação... quem chega à cidade por comboio fica logo com uma péssima imagem. Resta saber como vai ficar o projecto final.Nova Estação Velha é apresentada terça-feira
A futura “Estação Velha” vai ser conhecida na próxima terça–feira. Uma obra da Refer que Coimbra tanto deseja e que deverá arrancar no primeiro trimestre deste ano.
O plano de reconversão da Estação Velha e de toda a zona ribeirinha até à Estação Nova vai ser apresentado no próximo dia 11 de Janeiro. O projecto, assinado pelo arquitecto Busquet - o catalão de fez o grande redesenho de Barcelona - vai ser apresentado numa sessão pública agendada para as 10H30, na Câmara Municipal de Coimbra.
Em jogo, vai estar um investimento que tem como valor base, 13 milhões de euros. O projecto inclui a demolição de tudo o que existe actualmente. Uma fase que obriga, necessariamente, a Refer a construir um espaço provisório para funcionamento de uma estação, o que deverá acontecer junto ao parque de estacionamento, ali mesmo ao lado.
O projecto inclui, entre outras coisas, a renovação das linhas, a construção de uma ligação pedonal inferior com a instalação de elevadores para cada um dos cais de passageiros; as protecções das linhas e um túnel rodoviário.
“Tínhamos imagens virtuais do que seria a futura entrada norte em Coimbra e de toda a zona de intervenção da Estação Velha, mas foi preciso fazer um trabalho pormenorizado de planeamento com a Refer e a Inversfer”, admitiu o presidente da Câmara ao DIÁRIO AS BEIRAS, adiantando que esse trabalho foi de tal forma positivo que a Refer decidiu convidar o arquitecto Busquet - o catalão que fez o grande redesenho de Barcelona - para fazer toda a intervenção na entrada norte de Coimbra e na zona da Refer/Inversfer junto ao rio, até à Estação Nova”.
Esse trabalho final vai ser apresentado no próximo dia 11. Depois, reconhece o autarca, estará tudo a postos para o lançamento do concurso. “Vai ser uma obra fundamental porque o projecto prevê a alteração de tudo o que existe naquele espaço e que dava uma imagem terrível a quem entrava em Coimbra”, adiantou Carlos Encarnação, reconhecendo que no lugar da velha estação vai nascer um complexo muito interessante do melhor que há no país e na Europa. E se tudo correr dentro do previsto, a obra terá início no primeiro trimestre deste ano. A empresa responsável pela concretização do projecto terá aproximadamente dois anos para pôr em pé uma das obras mais desejadas pela cidade de Coimbra... e por todos quantos usam o caminho de ferro.
Fonte: As Beiras
