Só novidades este ano! A juntar a tudo isto ainda temos a Pista de Gelo na Praça do Comércio!Programa de Natal e Fim de Ano em Coimbra
Uma iluminação de Natal muito atractiva, músicas e cânticos natalícios na Baixa e no centro histórico, uma exposição de arte contemporânea no Convento de S. Francisco, uma Feira Popular de Inverno e uma passagem de ano de “arromba” são as propostas de Coimbra para esta quadra festiva que se aproxima.
Vai ser ao ritmo do samba que Coimbra vai entrar em 2009. Depois de alguns anos de interrupção, a cidade do Mondego volta a vestir-se de festa para dar as boas vindas ao novo ano. Mas a passagem de ano será apenas o culminar de um programa festivo muito diversificado que começa já a 1 de Dezembro e que promete dinamizar a cidade até Janeiro.
Organizado pela empresa municipal Turismo de Coimbra, Associação Comercial e Industrial de Coimbra e Junta de Freguesia de Santa Clara, o programa aposta na diversidade, procurando tornar assim a cidade mais atractiva e mais animada neste período.
Apresentado anteontem pelas entidades envolvidas na organização, os festejos começam já a 1 de Dezembro com a inauguração da iluminação de Natal e do sistema de sonorização no centro histórico. Este ano, pela primeira vez, as 24 igrejas matrizes de todas as freguesias do concelho de Coimbra, localizadas fora do perímetro urbano, vão ter iluminação de Natal. A colocação de um sistema de sonorização na Baixa, que irá abranger o eixo Rua da Sofia-Largo da Portagem e a Praça do Comércio é outra das novidades anunciadas.
Assim, comparativamente ao ano passado, Coimbra terá sensivelmente a mesma área iluminada, sendo possível encontrar também as rotundas da Estação Velha e dos Hospitais da Universidade de Coimbra com luzes. De acordo com os dados divulgados, estarão iluminadas 17 ruas, nove avenidas, um convento, 17 rotundas, uma ponte, três largos, três praças e dois parques.
Luís Alcoforado, presidente da Turismo de Coimbra, sublinha, no entanto, que apesar da maior cobertura, “o investimento não será superior ao dos anos anteriores”, sendo que a nível dos gastos de energia, devido às opções da empresa responsável pela iluminação, está prevista “uma redução do consumo na ordem dos 70 por cento”.
O programa de Natal e fim de ano prossegue a 4 de Dezembro, com a inauguração, no Convento de S. Francisco, de uma exposição de arte contemporânea, que irá reunir trabalhos de cerca de 50 artistas, sobretudo de Coimbra. Esta mostra, à qual se irá associar um programa cultural que será anunciado posteriormente, pode ser visitada até 22 de Dezembro.
Uma das grandes novidades desta programação é a Feira Popular de Inverno, uma “aposta” que a Junta de Freguesia de Santa Clara espera que traga “bons frutos”. Esta é a primeira vez que se irá realizar em Coimbra uma feira deste género no Inverno mas José Simão, presidente da Junta, espera que “valha a pena correr o risco”. Assim, convida as pessoas a deslocarem-se, de 15 de Dezembro a 6 de Janeiro, à Praça da Canção para participarem na animação e em tudo o que está associado a este evento. Para tornar o espaço mais atractivo, adianta que irão ser feitas umas grandes fogueiras no recinto, de modo a que as pessoas “não temam o frio”.
Esta iniciativa representa um investimento da Junta na ordem dos 20 mil euros e José Simão espera que, numa altura em que a população está toda na cidade (a de Verão decorre num período em que os estudantes estão de férias e muita da população também), a “feira seja um sucesso e permita angariar algum dinheiro para a Junta”. Trata-se, como sublinha, de “um grande desafio”. Se os resultados foram positivos, como espera, a Feira Popular de Inverno “cá estará de novo no próximo ano”.
Outra das novidades deste programa é o retomar da festa da Passagem de Ano, depois de alguns anos de interrupção. Vai ser ao ritmo do samba, protagonizado por um conceituado sambista brasileiro, Mestre Sombrinha, que Coimbra vai dar as boas vindas a 2009. Ao Mestre Sombrinha irão juntar-se, na Praça da Canção, a carismática Banda Red, que abre o espectáculo, e o DJ Miguel Rendeiro, que encerra a festa, que tem início marcado para as 22h00, numa tenda com 600 m2.
O novo ano será ainda assinalado com um espectáculo de pirotecnia, com forte impacto visual. Quando baterem as 12 badaladas a anunciar o novo ano, os céus de Coimbra irão iluminar-se com o fogo de artifício, lançado a partir de vários pontos do rio Mondego.
O Despertar
Quanto à passagem de ano, depois de uns quantos anos sem nada na nossa cidade, finalmente voltamos a ter algo organizado!
Em ano de eleições, fica sempre bem!
A Feira Popular é que me surpreendeu, com dias de frio como estes últimos, será que vai ter sucesso?! Andar nos carroceis com temperaturas a rondar os 0ºC não deve ser muito agradável






