De facto, aparecer esse tal de Hélio Pestana (nunca ouvi falar de semelhante ser) mostra o poder das pitas/pitos, mas ainda bem que o Bom-Senso prevaleceu sobre estes
Quanto à votação, estou um bocado indeciso entre o Infante, o Vasco da Gama e o Afonso, embora todos os outros restantes mereçam estar no Top10.
Por acaso estava a fazer um zapping nessa altura e, para espanto meu, na RTP, estava a dar esse programa e a apresentar o sr. Pinto da Costa. Pensei para os meus botões: "Se este senhor está em 12.º, que pobreza de país este que dá mais importância a um empresário de créditos duvidosos, que a um Prémio Nobel da Medicina, da Literatura, uma Florbela Espanca, um Eça..."
Ver Salazar no top 10? Marcello Caetano numa posição de destaque ao aparecer entre as 100 mais importantes? Mas que dor... Grande parte dos portugueses ainda amaldiçoa aqueles que nos deram a liberdade e que "muito injustamente" lhes tiraram aquilo que "era deles por direito".
Ver o top 10 recheado de figuras que a mim e a grande parte de nós diz pouco ou rigorosamente nada, e que foram construídas e caracterizadas da maneira que mais convinha ao nosso patriotismo; roubar lugar a personalidades que não só nos divulgaram lá fora, como nos enriqueceram culturalmente...
É neste tipo de acontecimentos que se vê quão pequenos conseguimos ser, tão agarradinhos ao nosso orgulho de termos sido os primeiros em várias coisas, menos nas que manter-nos-ia à tona da água. Coisas que não façam meio-mundo olhar para os portugueses de meio-lado e estereotipar-nos.
Espero chegar a viver numa altura em que se reconheça que a nossa Idade-Média não foi assim tão heróica; que Abril serviu realmente para alguma coisa; que não é enunciando regularmente o passado que nos faz crescer, mas sim o futuro.
E espero que nessa altura já haja os prometidos carros voadores que deviam ter chegado no ano 2000... Sacanas...
A nossa Idade Média não foi heróica. D. Afonso Henriques não foi nenhum Messias. Costuma-se brincar muitas vezes dizendo que era um puto malcriado que lutou contra a mãe, mas isso foi o menor dos problemas dele. Estudos mais recentes revelam que não honrava a sua palavra, tinha o seu quê de traidor, etc. Aliás, tinha tudo o que era preciso para triunfar como triunfou no mundo cruel que viviam. Convenhamos, nenhum santo vingaria naquela altura. Nem de hoje em dia.
Eu votaria talvez no Fernando Pessoa, que uma vez que não era político, não fez trinta por uma linha. Limitou-se a ter uma personalidade fragmentada.
O meu voto vai para Aristides de Sousa Mendes. Morreu na miséria (era visto muitas vezes na fila da sopa para os pobres) e no entanto salvou a vida de tanta gente...
As tantas se ele soubesse que hoje em dia iam andar por ai tantos miudos armados em "nacionalistas/nazis mete nojo" não teria feito o que fez...
Não sei em quem votaria desses 10, ou Fernando Pessoa ou Infante d. Henrique..
mas acho q Salazar merece estar na lista. Apesar de todas as privações a q submeteu a população ele realmente preocupou-se com o estado do país e fez algo para melhorar, mesmo que não tenha sido pelo melhor caminho...
e realmente é degradante ver a quem algumas pessoas deste país atribuem valor... pinto da costa?.. helio n sei q?... enfim...
Portanto... ele gostava de receber uma proposta escandalosa, desde que fosse verdadeira e pura. E, sendo agora mais sedutor, sabido e sacana, está desiludido com o sexo feminino porque só querem relações momentâneas. Yeah, o futuro está perdido...
O rapaz anda mesmo confuso, ora está mais sabido, sedutor e sacana, também só devia querer dar umas voltinhas e ficar-se por aí, e ainda por cima está desiludido com o sexo feminino... hmmm mais um que vai começar a pegar de marcha atrás!
Ou isso ou distorceram-lhe a entrevista toda, o que é bastante habitual. Eu uma vez disse a um jornalista que gostava muito da universidade de Barcelona e o que apareceu escrito foi "Joana N-Sei-Quantos, por sua vez, já considera fazer mestrado, uma vez que acha que a qualidade de ensino em Barcelona é muito maior".
Eu nunca disse aquilo.
Quanto a esse não sei, às vezes inventa-se tudo, outras vezes dizem-se coisas para se ser polémico. Boa ou má, publicidade é sempre publicidade.
Mas de facto,porque está ele na lista?