Praxe Académica - Ask Jarod - Praxe entre Doutores

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Responder
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Praxe entre Doutores

Mensagem por Jarod »

Ciente dos problemas que existem no que toca ao surgimento de estudantes arrogantes, a Praxe encarregou-se de estabelecer regras que permitem que os que estão superiores na hierarquia possam legitimamente impedir certas infracções à Praxe de acontecer.

Deste modo, os Doutores podem anular a mobilização de outros Doutores e passarem a ser eles a "praxar" os caloiros. Os doutores que fazem isto têm que estar pelo menos dois graus acima na hierarquia em relação aos outros Doutores.

Todavia isto não serve apenas para os superiores na hierarquia abusarem... deve ser usado em casos de manifesta necessidade como é o caso de Praxes que infrinjam as regras.

Para mais informações sobre quantos caloiros cada um pode mobilizar e outras condições específicas a cada categoria na hierarquia, consultem o Código da Praxe.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E que praxes são autorizadas e quais passam os limites?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Regra geral, a partir do momento em que o Caloiro não se está a divertir, deixa de ser Praxe. Isto é frequente nas chamadas "mobilizações de grupo". Há pessoal que se envergonha com tais situações e determinadas brincadeiras são mesmo parvas. Há que ter em conta que nem toda a gente acha todas as brincadeiras divertidas.

Não se pode pintar os rostos dos caloiros, nem sujá-los de qualquer forma, nem estragar os seus haveres. Não se pode obrigá-los a beber, nem obrigá-los a pagar "copos ao pessoal".
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29
Localização: Sesimbra

Mensagem por Vixtu »

É certo que há abusos aqui e ali, todos nós sabemos e muitos já o presenciaram.
E também acho que é do acordo geral que cada vez mais existem 'doutores' a praxarem sem estarem ''na Praxe''...

Tendo em conta estes dois factos, queria perguntar-te a tua opinião acerca duma questão Jarod (antigo membro do Conselho de Veteranos), questão essa que não sou o primeiro nem o segundo a referir aqui neste fórum, mas que já há algum tempo me tinha passado pela cabeça: não achas que pelo menos durante as duas primeiras semanas de recepção ao caloiro poderia andar um ou outro veterano do C.V. ou relacionado (leia-se: BEM informado sobre as regras da praxe e do Código) a fazer uma 'ronda' pelos principais pontos onde há sempre muitas praxes? Não precisavam de estar lá de plantão o dia inteiro, penso que ninguém terá esse nível de disponibilidade nem se deve exigi-lo obviamente... mas bastava que aparecesse lá todos os dias uma pessoa por algum tempo e visse como estavam a decorrer as praxes!

Acho que seria uma acção muito positiva, quer para os caloiros, que deixariam de ser mal praxados e aprenderiam alguma coisa mais de Praxe, quer para os 'doutores' que estão a infraccionar o Código, que até poderão pensar que estão a agir como deve de ser e não estão.

Talvez isto já se passe, não tenho conhecimento de tal. Se já acontece, ainda bem, e é de louvar! :D

FilipeA
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 11 novembro 2008 18:58

Mensagem por FilipeA »

Ola "jarod" , era para esclarecer uma pequena duvida.. a qual ja me foi tirada de certa maneira , é possivel um doutor praxar outro doutor???

isto é.. alguem com 3 matriculas praxar com 2 ou por ai adiante ...
(nao inclui o desrespeito ao horario da permanencia quer na alta quer na baixa de coimbra).

Pelo que sei... não pode acontecer isso , podem realmente "passar" a tua mobilização e tirar os caloiros(/o).
E qualquer doutor pode ser praxado pelo desrespeito do horario de permanencia , desde que quem praxa tenha mais matriculas.(estamos a falar de trupes aqui).

Gostava de saber se realmente é isto ou é diferente... ;)

Desde ja obg.

Saudações académicas.

blunt
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: sábado, 19 setembro 2009 13:43

Mensagem por blunt »

Um Dr. pode praxar um Dr. se houver motivo para isso, penso eu de que.

Isto e', nao pode ser "praxe so porqe sim" como com caloiros, para estes nao e' preciso qq motivo para praxar, sao caloiros e basta. Para um Dr. praxar um outro Dr. (com uma diferença minima de duas matriculas), esta deverá ser justificada.

Posso nao estar certo porém, mas penso qe e' isso.

Responder