Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: as Fitas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: as Fitas

Mensagem por Jarod »

As Fitas são colocadas em volta da Pasta da Praxe. O Código da Praxe explica o seu tamanho correcto, e as lojas normalmente dispõem de dois tipos de fitas: em poliéster e em seda. As fitas de poliéster são de qualidade inferior mas mais baratas e mais fáceis de assinar. As fitas de seda são imaculadas na qualidade mas mais caras e mais difíceis de assinar. Quem acha que as vai sujar muito, que compre as de poliester. Quem as vai estimar deve optar pelas de seda.

Imagem

Para serem usadas também enquanto se está de Capa e Batina, as fitas são usadas nos mesmos moldes do que o grelo, ou seja, durante o horário lectivo. Isto é, das 07:45 às 20:00, de 2.ª a Sábado, e sempre dentro dos limites praxísticos da Cidade de Coimbra. NÃO aos Domingos e feriados, NÃO fora da Cidade. O dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Universidade, é o único feriado em que se pode usar as fitas (e o grelo).

Porquê? Porque as fitas são um privilégio e não são para serem usadas de forma vaidosa. Por isso o seu uso, tal como o do grelo, deve restringir-se ao horário de aulas.

Durante a Queima das Fitas, as insiginias pessoais podem ser usadas 24h/dia em Coimbra e na Figueira da Foz (no dia da Garraiada). As Fitas são colocadas no dia de Imposição de Insígnias ("latada") do último ano do curso. Nesse ano, quem usou fitas normalmente vai de Cartola no Cortejo da Queima.

Mas isso... é outro tópico.
Última edição por Jarod em sexta-feira, 31 março 2006 14:07, editado 5 vezes no total.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: as Fit

Mensagem por JulesS »

Jarod Escreveu:As Fitas são colocadas em volta da Capa.
Não quererás dizer pasta????

Se calhar o pessoal tá mais interessado em saber como se colocam as fitas na pasta, a ordem por cores, quem assina onde, do que se são de seda ou poliester, ou se usam aos sábados ou domingos :roll:
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

já ali está o deseninho. Finalmente o mistério desfez-se. Epá, mas ... eu tenho o código da praxe e não é dicernível quais sao as brancas, quais as azuis... onde é que foste ver isto?

não percebo isto.. o código da praxe temmenos info do que algum ppl tem... onde raio vao voces ver estas porras?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Esse gráfico está na página do Conselho de Veteranos...
Última edição por Lino em segunda-feira, 03 abril 2006 3:00, editado 1 vez no total.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Este gráfico fui EU que fiz, para uma campanha de informação aqui há uns anos.

Está 100 % correcto.
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

belo post...pq andei a dar as fitas para assinar...e nao sabia como depois tinha que as colocar na pasta...assim ja vou fazer td correctamente :P

Outra observacao.... eu pretendo ir aos professores do meu departamento para me assinarem a fita... lolol mas tenho k ir trajada... e levar a fita para assinar...entao mas nao preciso de levar as fitas tds na pasta... ou é preciso...nao faço ideia de como fazer e nao tenho o codigo de praxe... :oops:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É preciso ir trajado?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Fui hoje comprar as minhas fitas e a senhora ficou muito ofendida por eu perguntar se era seda ou poliester. :?
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

:? oops ... mas ela ficou ofendida porque te mostraste uma pessoa informada? Fizeste tu muito bem em perguntar!!!

Há lojas a dizerem que "é do bom"... quando se calhar não é.

Muito cuidadinho por aí!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu só perguntei se eram de poliester ou de seda. Ela ficou tipo "olhe que são de qualidade! Vendemos muito, não encolhe na lavagem nem nada".

Não aconselho a loja do Girassolum, não fosse eu ter muita urgência e a sucessão de feriados e pontes que se adivinham até 2ªfeira, tinha ido a outro sítio.
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
tofas
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 12:19

Mensagem por tofas »

Jarod Escreveu::? oops ... mas ela ficou ofendida porque te mostraste uma pessoa informada? Fizeste tu muito bem em perguntar!!!

Há lojas a dizerem que "é do bom"... quando se calhar não é.

Muito cuidadinho por aí!
ya....se calhar nao valem nada....

as da toga se forem lavadas encolhem!!

sao bue da boas...e vendem mto... nao é por ai!! :evil:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

As Fitas são colocadas no dia de Imposição de Insígnias ("latada") do último ano do curso. Nesse ano, quem usou fitas normalmente vai de Cartola no Cortejo da Queima.
Então se as fitas são colocadas na latada do último ano do curso (quintanistas) e na Queima desse último ano de curso quem usou fitas vai de cartola, como é que quem costuma ir nos carros (quartanistas, portanto penultimo ano) costumam ter fitas?

Já agora foto que normalmente aparece nos livrinhos dos quartanistas (que vão no carro) deverá ser tirada com grelo ou com fitas?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

E onde é que eu arranjo uma caneta branca que escreva em fitas azuis escuras sem que a tinta seja totalmente absorvida? :S
Hakuna Matata

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já comecei a dar as fitas a assinar, mas tem que ser com uma cor escura para as laranja e uma clara para as azuis...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Pois, mas que caneta é que eu uso? :S Que marca é a tua caneta clara?
Eu quis dar hoje uma fita a assinar a uma rapariga que voltou para casa definitivamente e não pude porque aquilo absorveu a tinta toda! :(
Hakuna Matata

Responder