O número de botões das mangas da Batina deve ser de um a quatro em cada lado. Têm é que ser em igual número em cada braço.
Os botões à frente da Batina têm que ser três.
Atrás, nos homens, têm que ser dois.
Tem que haver um botão por detrás de uma lapela na frente da Batina (nos homens) e uma casa do lado oposto, para se fechar completamente a Batina em caso de Luto (Académico ou falecimento de alguém próximo).
Nas calças que têm bolso atrás que feche por via de "botão + casa", o botão tem que estar presente.
O colete deve ter tantos botões quanto casas.
Tudo isto é exigido apenas e só porque a falta de botões demonstra descuido! É SÓ POR ISSO.
Praxe Académica - Ask Jarod - Botões da Capa e Batina
-
- Novato
- Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26
-
- Experiente
- Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
-
- Estreante
- Registado: sexta-feira, 11 janeiro 2008 22:47
-
- Experiente
- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
-
- Experiente
- Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Penso não haver uma regra oficial em relação a isso, excepto no caso de Luto Académico em que deves usar abotoada, inclusivamente o botão da lapela (que infelizmente nem todas trazem...).jps_seq Escreveu:quando se usa a batina....tem de se apertar os botoes (ou seja, tem de andar fechada?) ....ou é simplesmente como nós queremos?
De resto, eu costumava usar desapertada se tinha a capa no braço e abotoada quando colocava a capa sobre os ombros ou traçada.
-
- Novato
- Registado: quarta-feira, 09 abril 2008 16:21
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Não ligues.
Não há nada escrito sobre isso, é apenas um mito.
Além disso... és mulher? pelo nick parece-me e digo desde já que não ser que tenhas optado por ir contra o código da praxe, o colete já não está incluído no vestuário feminino, ou seja, é proibido.
Mas se és homem,usa como entenderes, eu pessoalmente acho todos fechados mais bonito.
Não há nada escrito sobre isso, é apenas um mito.
Além disso... és mulher? pelo nick parece-me e digo desde já que não ser que tenhas optado por ir contra o código da praxe, o colete já não está incluído no vestuário feminino, ou seja, é proibido.
Mas se és homem,usa como entenderes, eu pessoalmente acho todos fechados mais bonito.
-
- Novato
- Registado: quarta-feira, 09 abril 2008 16:21
-
- Lendário
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Então se vocês têm um código da praxe próprio é a esse que tens que seguir,pois a Universidade de Coimbra mudou quanto a isso do colete.
Penso eu que: quem opta por seguir o código da praxe da UC,faz como deve ser,mas quem opta por seguir da sua própria escola as dúvidas são sanadas com quem criou esse código.
Com certeza alguém da tua escola saberá dizer-te melhor.
Mas quanto ao colete na UC é errado e quem o usa ainda que tenha as suas razões(e muitas até compreendo)está a ir contra o código da praxe.
Se nas outras escolas é permitido,então não seguem o nosso código.
Penso eu que: quem opta por seguir o código da praxe da UC,faz como deve ser,mas quem opta por seguir da sua própria escola as dúvidas são sanadas com quem criou esse código.
Com certeza alguém da tua escola saberá dizer-te melhor.
Mas quanto ao colete na UC é errado e quem o usa ainda que tenha as suas razões(e muitas até compreendo)está a ir contra o código da praxe.
Se nas outras escolas é permitido,então não seguem o nosso código.