Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados

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Pedro
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Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados

Mensagem por Pedro »

Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados nas telecomunicações

Critérios de utilização responsável definidos pelas operadoras de telecomunicações induzem clientes em erro.

A Deco analisou vários serviços de telecomunicações anunciados como ilimitados e concluiu que, ao contrário do que indica o nome, existem várias restrições que diferem entre operadoras e entre um produto e outro.

Numa análise que será publicada na edição de Outubro da revista Proteste, a associação de defesa do consumidor acusa as empresas de telecomunicações de definirem regras de política utilização responsável ou aceitável “que apenas servem para lhes dar o direito de administrar o limite das chamadas, mensagens e/ou Net a seu favor”.

Referindo que os critérios variam de empresa para empresa, mas também entre tarifários da mesma rede, a Deco nota que, na maioria das vezes, os clientes nem sabem os limites que lhe são impostos. Entre os serviços que desencadeiam maior número de queixas estão os serviços de Internet. Na net fixa, as operadoras “não indicam valores específicos, mas adiantam, nas características do serviço, que, sempre que houver uma utilização que ponha em causa a qualidade, podem reduzir a velocidade ou suspender o serviço”. As empresas “também se reservam o direito de facturar consumos que excedam o limite definido, mesmo quando o consumidor não sabe qual é”, acrescenta a Deco.

Porém, a maioria das queixas diz respeito à Internet móvel, onde há “uma total falta de respeito pelos direitos do consumidor” e em que as operadoras, apesar de anunciarem grande parte do serviço com tráfego ilimitado, “são unânimes em assumir um limite de 15GB de utilização mensal”, que justificam como sendo necessário para garantir “a qualidade e a integridade da rede”. Quando o limite é ultrapassado, reduzem drasticamente a velocidade do serviço “para uns míseros 128 kbps”, refere a Deco, acrescentando que os limites de tráfego são divulgados nos portais das operadoras quase como se fossem notas de rodapé.

A associação de defesa do consumidor diz que expôs vários casos de “publicidade enganosa” à Direcção-geral do Consumidor e que exige a proibição da utilização da expressão “ilimitada” ou outra equivalente, quando, na realidade, o serviço apresenta limites.

Fonte: Público
Nunca percebi como é que a Anacom deixa passar algo deste género. O "ilimitado" da Internet nos telemóveis, por exemplo, é completamente ridículo... todos os operadores aplicam os 15 gb.

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bluestrattos
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Re: Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados

Mensagem por bluestrattos »

Não percebo como é que em pleno Séc. XXI, as pessoas esquecem-se do provérbio popular "quando a esmola é grande, o pobre desconfia".
Todavia, ainda não percebi bem, independentemente do que é anunciado, se nas condições de serviço vem lá explicado os limites ou não.
Eu lembro de ter comprado uma pen USB, e no meio do marketing, estava lá em letras pequeninas (mas estava) que a minha velocidade descia consideravelmente, caso eu passasse o limite por eles imposto.
Daí a minha dúvida, antes de acender os archotes, e começar a erguer as forquilhas, se de facto, as condições de serviço não são explícitas, ou se simplesmente são ignoradas pelo cliente final.

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Pedro
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Re: Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados

Mensagem por Pedro »

As condições são indicadas, mas tipicamente estão bem escondidas. Eu encontro-as facilmente porque já estou avisado para estes truques... mas um consumidor menos informado acredita que "ilimitado" é mesmo "sem limites". E, para todos os efeitos, devia ser... se o objectivo é limitar a qualquer coisa, essa indicação devia estar bem visível.

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SuperMind
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Re: Deco alerta para limites dos tarifários ilimitados

Mensagem por SuperMind »

Pedro Escreveu:As condições são indicadas, mas tipicamente estão bem escondidas. Eu encontro-as facilmente porque já estou avisado para estes truques... mas um consumidor menos informado acredita que "ilimitado" é mesmo "sem limites". E, para todos os efeitos, devia ser... se o objectivo é limitar a qualquer coisa, essa indicação devia estar bem visível.
Exactamente. Efectivamente o tal limite vem descrito nas linhas pequenas, mas a verdade é que o serviço vem anunciado como "ilimitado" ou "sem limites" quando efectivamente não o é. Seria muito melhor para o consumidor caso o limite fosse claramente indicado nas características do tarifário. Não só o limite, mas também o que acontece quando se excede o mesmo (limitação da velocidade de navegação ou cobrança de X euros por Y tráfego adicional).

Penso que o consumidor está muito mal servido no que toca às operadoras de telecomunicações, para adquirir qualquer serviço ou extra, basta um simples sim em conversa com a "menina" do Call Center, mas sempre que é necessário cancelar algo, torna-se necessário preencher meia dúzia de formulários, enviar uma mensagem algures, fax ou carta registada para morada Z, etc.A moda recente do "experimente 1 mês grátis, sem qualquer compromisso", mas caso não esteja interessado no serviço após esse período, tem de ser o consumidor a cancelar a subscrição do mesmo, quando na realidade, deveria era ser necessário que o consumidor confirmasse a subscrição do serviço no final do mês.