Latada 2008 - 23 a 29 de Outubro
-
ikito
- Estreante

- Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 18:20
como estudante de coimbra e do ipc a questao nao e dos 8 euros nunca foi é a maneira de tratarem os estudante de outros instituto e de outros locais do país de uma maneira diferente é a unica associação do país onde os preços dos bilhetes é diferente e devia ser a primeira a dar o exemplo a pela historia que tem e pelo que representou e o que representa para tudo o país, e pela questão democratica que a academia de coimbra tanto lutou a uns anos atras, e o exemplo que dao quando duas estudantes de outro instituto foram comprar o bilhete geral e perguntarem porque no ultimo dia têm de pagar sao tratadas mal e gozadas, e isso o futuro da aac? tratar mal estudantes quando ate lhe vao dar $ ao comprar o geral por serem de outro estabelecimento de ensino , é esta atitude que os alunos da universidade defendem? nao e esta uma atitude no minimo dos minimos xenofoga ou tratarem pessoas assim?
-
MorpheusPT
- Novato

- Registado: segunda-feira, 15 outubro 2007 1:13
-
ikito
- Estreante

- Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 18:20
-
Maia
- Lendário

- Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
fonte: Diário de Coimbra (22-10-2008)
Politécnicos apelam ao boicote ao bilhete geral da Latada
As associações de estudantes do IPC querem tratamento igual aos alunos da Universidade e vão mostrar o seu desagrado durante o cortejo
Os responsáveis das associações de estudantes das seis escolas do Instituto Politécnico de Coimbra manifestaram ontem, em conferência de imprensa, o seu desagrado pela alegada discriminação praticada pela Associação Académica de Coimbra (AAC), ao “cobrar” bilhete na última noite da Latada aos politécnicos
Com efeito, os alunos da UC só precisarão de apresentar o cartão de estudante no último dia, 29 de Outubro, para entrar gratuitamente, enquanto que os outros estudantes terão que pagar o bilhete pontual.
Esta distinção provocou a revolta junto das associações de estudantes, que ontem revelaram as medidas que vão tomar, nomeadamente o fim imediato da venda de bilhetes gerais e o aconselhamento aos alunos para que não os comprem, prometendo ainda acções de protesto durante o cortejo.
Falando em nome de todas as associações, Rui Fernandes, presidente da Associação de Estudantes do ISEC, disse que existe um sentimento de «discriminação», porque «vamos comprar um bilhete geral e dizem-nos que no último dia temos que comprar um bilhete pontual».
Assim, a primeira medida a tomar pelas organizações estudantis é cessar imediatamente a venda dos bilhetes que lhes foram distribuídos e «vamos desaconselhar aos nossos alunos a compra do bilhete geral», disse o dirigente, reafirmando que «vai haver protesto, com medidas ainda não definidas, durante o cortejo da Latada».
«Não queremos uma quezília», acentuou Rui Fernandes, mas, prosseguiu, «lutamos apenas pelos nosso direitos e queremos ser tratados como iguais».
Contando com o apoio tácito do presidente do IPC, Torres Farinha, com a sua presença silenciosa na sala, o dirigente associativo sustentou que «a Latada não é da AAC, mas sim de todos os estudantes». «Pessoalmente não estou a pensar ir lá (às noites), mas se for, pagarei bilhete pontual como qualquer outra pessoa», disse ainda.
Apesar de garantir protestos pacíficos, Rui Fernandes assegurou que muitos «preferiam ir por outros caminhos», revelando ter recebido muitas chamadas de solidariedade, inclusivamente da parte de estudantes da Universidade de Coimbra, «que se associaram à nossa indignação».
-
Nuno Valente
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27
ta lindo isto tá......com esta polemica aproveitem para estudar como eu...
Mas essa noticias no diario de coimbra defacto ta bem realista.
P.S, Atras vi mensagens que diziam que queima sem quim era igual, que o homem n fazia falta nenhuma etc etc.......
agora respondo eu....n sou o maior adpeto dele, mas que ele enche o recinto, e que quanto ele ta actuar toda a gente sabe as letras das musicas, é verdade!!! nao é por gostar dele ou desse tipo d musica que se deixa de ser tao "chique".
Mas essa noticias no diario de coimbra defacto ta bem realista.
P.S, Atras vi mensagens que diziam que queima sem quim era igual, que o homem n fazia falta nenhuma etc etc.......
agora respondo eu....n sou o maior adpeto dele, mas que ele enche o recinto, e que quanto ele ta actuar toda a gente sabe as letras das musicas, é verdade!!! nao é por gostar dele ou desse tipo d musica que se deixa de ser tao "chique".
-
Sergey Rjabtzev
- Regular

- Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43
-
gunky
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45
Agora tens que dar o exemplo de 1 convivio que aconteceu no IPC que os da UC foram predujicados.mée ;) Escreveu:... a AAC nunca beneficiou os seus estudantes, nem nunca os distinguiu dos do IPC, coisa que já ñ acontece em certos eventos do IPC. Se querem igualdade de direitos, então lutem decentemente por eles...Não é com esta campanha toda de mediatização desta "injustiça" que o vão conseguir.
-
Maia
- Lendário

-
djcrocha
- Novato

- Registado: domingo, 22 outubro 2006 10:33
In Tocha - Esclarecimento - Festa das Latas 2008
A Intocha e a Sagres são os patrocinadores oficiais da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2008. Contudo, não cabe aos patrocionadores definir a política de acesso ao recinto, nomeadamente sobre o preçário de bilhetes ou atribuição de convites. Os moldes de realização da festa é da exclusiva responsabilidade da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra.
Fonte: http://www.intocha.com/noticias_show.ht ... tas%202008
-
scsj6
- Novato

- Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15
Acho que esta discussão não vai levar a lado nenhum... A questão dos alunos dos Politécnicos terem que pagar no último dia e estarem a protestar por isso tem o seu sentido (a busca pela igualdade de direitos entres os estudantes de Coimbra) ,mas não têm argumentos suficientes para o fazer...Ana2004 Escreveu:De todos os posts k li, sem duvida k o teu foi o k mais revolta m causou, sobretudo pelo modo arrogante com k t diriges aos estudantes do IPC, nomeadamente às "Escolas supeior de kk coisa", e privadas.mée ;) Escreveu:eu ñ queria intervir nesta discussão mas visto que até já estou a receber e-mail's reencaminhados de estudantes do IPC e ao q parece esta discussão até já passou na SIC noticias... Antes de mais, é lamentável toda esta propaganda na qual os alunos do IPC estão a fazer e na qual se intitulam como vitimas de uma grande injustiça ou discriminação. Eu sou estudante da UC, e nunca ponderei outra opção politécnica ou escola superior de qualquer coisa. Parto do principio que é a AAC que organiza a festividade, e está vinculada à UC. Ora, as outras AE's do IPC não colaboram na organização do evento, logo não há motivos para tanta "indignação". Até porque ao longo destes anos todos, que eu me lembre, os alunos da UC nunca foram beneficiados no preço dos bilhetes, nem tiveram descontos por pertencerem à UC, muito pelo contrário, estiveram sempre em pé de igualdade com todos os outros alunos do IPC, no que toca a Latadas e Queimas. Deste modo, até me parece louvável que pelo menos uma vez a AAC decida agraciar os seus alunos. Quanto ao IPC, se eu for a um dos vossos convivios pago para entrar, ninguém me deixa entrar à borla só porque sou "estudante de coimbra" ou porque o "traje é o mesmo"(como já aqui ali nos post's). Se quero entrar pago e não reclamo. Agora, se me disserem que num desses eventos, os alunos do IPC não pagam eu entendo, afinal estão a jogar em casa e eu só lá vou porque quero. Para mim, havia motivo de indignação do IPC, se este estivesse envolvido na organização e tivesse de abrir os cordões à bolsa, mas como não é isto que acontece... Se calhar a situação ideial seria mesmo uma parceria futura de todas as AE's de Coimbra, mas na qual todas investissem de igual forma, mas tb entendo que me digam que se isto acontecesse se perderia a essência da Universidade de Coimbra e passariamos a uma essência "Ensino Superior e Privado(este é que me parece totalmente desadequado, pessoalmente ñ nutro grande simpatia por instituições privadas, mas enfim...) de Coimbra".
A minha opinião é que as AE's do IPC não deveriam estar a fazer uma campanha de divulgação de "uma injustiça" cometida pela AAC_UC, até porque não contribuem para a organização e ao longo de todos estes anos, a AAC nunca beneficiou os seus estudantes, nem nunca os distinguiu dos do IPC, coisa que já ñ acontece em certos eventos do IPC. Se querem igualdade de direitos, então lutem decentemente por eles...Não é com esta campanha toda de mediatização desta "injustiça" que o vão conseguir.
Não percebo porque achas lamentavel k nos revoltemos e lutemos p algo k é do nosso desagrado! todos têm direito a lutar p akilo em k acreditam! Lamentavel é aproveitarem-se de nós (estudantes do IPC) para ajudar a pagar a Latada e no último dia "eskecerem-se" que GRANDE parte dos bilhetes gerais são vendidos a estudantes do Politecnico.
Dás grande destaque à AAC, pelo trabalho k têm na organizaçao...não discordo, mas achas k a latada n é uma actividade muito lucrativa que compense em muito esse trabalho?
E se pensas k a AAC decidiu "agraciar os seus alunos" com a oferta do ultimo dia, devias-te informar melhor porque isso foi IMPOSTO pelos patrocinadores!
Não digo k todos n tenhamos uma parte de razão e respeito todas as opiniões, mas s os estudantes da UC não pagam o último dia, não percebo o pk da indignação de verem o IPC e Privadas a lutarem p terem o ultimo dia de graça ja k nem com o geral ixo é poxivel!
Para mim, Coimbra é sinal de tradição, convivio e uniao. deviamos lutar todos p isso...
Um caso semelhante é o do Cortejo da Queima das Fitas. Protestam por terem seus carros no fim do Cortejo, mas se formos ver, a organização da Queima é feita pela AAC. A comissão da Queima são alunos da UC. Neste caso não faz sentido algum, porque nada mais justo aqueles que organizam a festa terem o direito de vir a frente... Não concordam? E como mée disse, não há porque de protesto se as AE's não ajudam na organização da festa... Penso que se os politécnicos tem seu próprio código da praxe, também podiam ter um traje próprio (não vem ao tema mas é um desabafo) e ter suas próprias festas se tão autónomos em certos aspectos assim são...
E como já disseram a Latada é uma festa de Coimbra e não da AAC e UC... Sim, é de Coimbra, mas organizada por esses... E não é uma questão de arrogância, e sim, de ver a realidade.
Já agora sou aluno da UC. Não tenho nada contra as pessoas do politécnico (porque não é uma instituição que faz as pessoas), tenho muitos amigos que lá estudam... É certo que muitos alunos da UC têm um ar de superioridade face aos outros institutos, mas são pessoas que não valem o ar que respiram, e podiam estudar em qualquer sítio do mundo e continuariam a ser assim...
Bom, para mim discussão encerrada!
-
djcrocha
- Novato

- Registado: domingo, 22 outubro 2006 10:33
E não esquecer que os carros do ISEC nem sequer pagam a inscrição no Cortejo da Queima das Fitas.
E porque não pagam?
Porque dizem que o Cortejo da Queima (da UC e do restante Politécnico) é uma mera coincidência. Logo, são dois cortejos diferentes, com organizações diferentes.
Mas que raio. Logo agora que o Conselho de Veterenos (que representa os estudantes da UC) mudou o dia do Cortejo para o Domingo, também o do ISEC mudou.
Há coincidências...
Vão no Cortejo de BORLA enquanto os estudantes da UC e restante Politécnico tem de pagar.
Querem igualdade de direitos? A memória é assim tão curta?
Lembro de cada carro paga cerca de 600 euros!
E porque não pagam?
Porque dizem que o Cortejo da Queima (da UC e do restante Politécnico) é uma mera coincidência. Logo, são dois cortejos diferentes, com organizações diferentes.
Mas que raio. Logo agora que o Conselho de Veterenos (que representa os estudantes da UC) mudou o dia do Cortejo para o Domingo, também o do ISEC mudou.
Há coincidências...
Vão no Cortejo de BORLA enquanto os estudantes da UC e restante Politécnico tem de pagar.
Querem igualdade de direitos? A memória é assim tão curta?
Lembro de cada carro paga cerca de 600 euros!
-
winger
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
-
Maia
- Lendário

Re: In Tocha - Esclarecimento - Festa das Latas 2008
já era de se esperar LOLdjcrocha Escreveu:A Intocha e a Sagres são os patrocinadores oficiais da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2008. Contudo, não cabe aos patrocionadores definir a política de acesso ao recinto, nomeadamente sobre o preçário de bilhetes ou atribuição de convites. Os moldes de realização da festa é da exclusiva responsabilidade da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra.
-
Cachulo
- Banido
- Registado: quarta-feira, 22 outubro 2008 10:12
bem, primeiro que tudo esclarecer que já não sou aluno da UC, terminei mestrado este ano, pelo que quando for à latada vou pagar não estudante. não beneficio nem sou prejudicado com nada disto, nem tão pouco sou defensor acérrimo de tradições ou estatutos.
a única razão por que escrevo é para equilibrar as forças no forum. compreendo perfeitamente o sentimento do pessoal do IPC. penso que a decisão da AAC peca por falta de tacto. era óbvio que ia estalar confusão e podia ter sido evitada.
no entanto, não se pode falar de descriminação, e muito menos de outas coisas que aqui foram ditas (fascismo, xenofobia, enfim...). pelo simples facto que a Latada é organizada pela AAC, logo é decidido presentear, como foi já referido, os alunos representados pela instituição com uma noite "grátis".
se tivessem feito o mesmo nas vossas recepções ao caloiro penso que não chocaria ngm, a mim pelo menos não, nem daria este brado todo.
quanto a disputas IPCvsAAC que se têm visto aqui, acho ridículas. "Eu trouxe o Quim" (Espectáculo e eu a pensar que o problema destas festas era serem repetitivas... Tradição? LOL) "Vocês nem se regem pelo mesmo código da Praxe" (E???) Enfim, tão escusado como era escusado toda esta polémica
Abraços
a única razão por que escrevo é para equilibrar as forças no forum. compreendo perfeitamente o sentimento do pessoal do IPC. penso que a decisão da AAC peca por falta de tacto. era óbvio que ia estalar confusão e podia ter sido evitada.
no entanto, não se pode falar de descriminação, e muito menos de outas coisas que aqui foram ditas (fascismo, xenofobia, enfim...). pelo simples facto que a Latada é organizada pela AAC, logo é decidido presentear, como foi já referido, os alunos representados pela instituição com uma noite "grátis".
se tivessem feito o mesmo nas vossas recepções ao caloiro penso que não chocaria ngm, a mim pelo menos não, nem daria este brado todo.
quanto a disputas IPCvsAAC que se têm visto aqui, acho ridículas. "Eu trouxe o Quim" (Espectáculo e eu a pensar que o problema destas festas era serem repetitivas... Tradição? LOL) "Vocês nem se regem pelo mesmo código da Praxe" (E???) Enfim, tão escusado como era escusado toda esta polémica
Abraços