"Em Trondheim, na Noruega, foi criado em 1993 um sistema inovador que permite reduzir o esforço do ciclista nas encostas mais íngremes: o primeiro elevador de bicicletas do mundo! Como trabalha esta 'velha' novidade? O ciclista, montado na sua máquina, apoia um pé num monocarril e, sem ser preciso desmontar da bicicleta, movimenta-se de elevador. Permite ainda percorrer 130 metros de uma acentuada subida à velocidade de dois metros por segundo. Um estudo refere mesmo que 41% dos utilizadores afirmaram que o referido equipamento os incentivou a usar mais frequentemente a bicicleta."
Poderá ser esta uma solução?
Ou continuaremos a dizer q vivemos numa cidade de colinas para não andar de bicicleta?
Vejam estes filmes:
www.youtube.com/watch?v=JtB8DX70ihM
www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8
e imaginem a subida da Padre António Vieira, Rua dos Combatentes, Miguel Torga ou as ruas da Praça da República até à Cruz de Celas
Elevador para bicicletas em Coimbra (uma ideia)
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Elevador para bicicletas em Coimbra (uma ideia)
Última edição por TrêsPês em sábado, 22 setembro 2007 3:05, editado 4 vezes no total.
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Quanto ao transporte de bicicletas, esta foi a informação que os SMTUC me deram:
"O Artº 167º do R.T.A. refere:
"Nas carreiras urbanas é obrigatório o transporte gratuito de bagagens no interior dos veículos, em grades, redes e outros lugares adequados, desde que, pelas suas dimensões e natureza, não incomodem ou prejudiquem outros passageiros nem danifiquem os veículos."
Pelo facto, além da maioria dos veículos não estar adoptado à situação, não é permitido o transporte de bicicletas, a não ser como bagagem, isto é, desmontadas e devidamente acondicionadas, de modo a cumprir o estipulado na Lei."[/b]
Se a sua utilização fosse aprovada seria óptimo a criação de verdadeiras ciclovias urbanas (não apenas ciclovias de lazer) interligadas com os autocarros dos SMTUC para as colinas OU quem sabe a introdução destes elevadores que sao nada mais nada menos q uma resposta as dificuldades do terreno.
"O Artº 167º do R.T.A. refere:
"Nas carreiras urbanas é obrigatório o transporte gratuito de bagagens no interior dos veículos, em grades, redes e outros lugares adequados, desde que, pelas suas dimensões e natureza, não incomodem ou prejudiquem outros passageiros nem danifiquem os veículos."
Pelo facto, além da maioria dos veículos não estar adoptado à situação, não é permitido o transporte de bicicletas, a não ser como bagagem, isto é, desmontadas e devidamente acondicionadas, de modo a cumprir o estipulado na Lei."[/b]
Se a sua utilização fosse aprovada seria óptimo a criação de verdadeiras ciclovias urbanas (não apenas ciclovias de lazer) interligadas com os autocarros dos SMTUC para as colinas OU quem sabe a introdução destes elevadores que sao nada mais nada menos q uma resposta as dificuldades do terreno.
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Aqui vai o link para o site oficial do elevador e verifiquem o seu funcionamento, reparem q nao ocupa mais do que o lancil de um passeio!!!
http://www.trampe.no/english/
As fotos:
http://www.trampe.no/english/photogallery.php
Onde é que isto seria possivel ou necessário implementar na cidade de Coimbra? (atenção q tem que ser em linha recta)
Eu colocaria em primeiro lugar na rua Miguel Torga, na rua ao lado da Sereia q vai ter a Cruz de Celas e na avenida Sá da Bandeira, devido sobretudo ao fluxo de estudantes e trabalhadores. (Isto claro se deixassem o carro em casa )
http://www.trampe.no/english/
As fotos:
http://www.trampe.no/english/photogallery.php
Onde é que isto seria possivel ou necessário implementar na cidade de Coimbra? (atenção q tem que ser em linha recta)
Eu colocaria em primeiro lugar na rua Miguel Torga, na rua ao lado da Sereia q vai ter a Cruz de Celas e na avenida Sá da Bandeira, devido sobretudo ao fluxo de estudantes e trabalhadores. (Isto claro se deixassem o carro em casa )
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Em http://esqf12a.blogs.sapo.pt/10492.html
"
Nova Proposta - Introdução de Ciclovias no Centro Histórico da Cidade
A Universidade de Coimbra está a planear a sua candidatura à UNESCO, essa candidatura irá fazer com que a instituição adquira o título de Património Mundial, o que irá atrair mais turistas à cidade e melhorar a sua imagem a nível mundial.
No âmbito desta candidatura está a recuperação de edifícios da alta de Coimbra e a construção de um parque de estacionamento que permitirá acabar com os milhares de carros acumulados nas ruas junto da universidade, e com a poluição por eles provocada.
A nossa proposta está relacionada com este problema do excesso de automóveis e consiste na criação de uma rede de ciclovias que liguem a zona da universidade ao resto da cidade. Assim a comunidade universitária poderia utilizar as suas bicicletas para aceder às instalações da universidade.
Para este projecto ser mais aliciante poderiam ser cedidas, gratuitamente, bicicletas aos estudantes interessados, que só teriam de cuidar da sua manutenção, e no fim do curso estes poderiam ficar com as bicicletas definitivamente. Estas medidas já foram aplicadas noutras universidades e revelaram-se bastante eficazes.
Outro problema que poderia ser levantado era o facto de no acesso à zona da universidade algumas ruas serem bastante inclinadas, o que levaria as pessoas a não utilizarem a bicicleta pois o esforço para subir essas ruas era muito grande. Para resolvê-lo encontrámos uma solução bastante inovadora, um “elevador de bicicletas”. Para utilizar este “elevador” só é necessário que se ponha o pé num carril no chão se deixe subir (como mostram as imagens).
Assim, pensamos que este projecto teria “pernas para andar” e resolveríamos dois problemas de uma vez só, o excesso de carros junto da universidade e a poluição por eles provocada. "
Parece que as ideias e os entusiastas andam por aí, pena é que elas não apareçam concretizadas. E não é por 600 euros o metro do elevador que algum mal vem ao mundo. Mesmo assim deixo uma solução para o financiamento, vendam o segundo anel ou os 20 000 lugares constantemente vazios no ECC e canalizem essas verbas para obras úteis para termos uma cidade menos poluída... seria bom para todos .
"
Nova Proposta - Introdução de Ciclovias no Centro Histórico da Cidade
A Universidade de Coimbra está a planear a sua candidatura à UNESCO, essa candidatura irá fazer com que a instituição adquira o título de Património Mundial, o que irá atrair mais turistas à cidade e melhorar a sua imagem a nível mundial.
No âmbito desta candidatura está a recuperação de edifícios da alta de Coimbra e a construção de um parque de estacionamento que permitirá acabar com os milhares de carros acumulados nas ruas junto da universidade, e com a poluição por eles provocada.
A nossa proposta está relacionada com este problema do excesso de automóveis e consiste na criação de uma rede de ciclovias que liguem a zona da universidade ao resto da cidade. Assim a comunidade universitária poderia utilizar as suas bicicletas para aceder às instalações da universidade.
Para este projecto ser mais aliciante poderiam ser cedidas, gratuitamente, bicicletas aos estudantes interessados, que só teriam de cuidar da sua manutenção, e no fim do curso estes poderiam ficar com as bicicletas definitivamente. Estas medidas já foram aplicadas noutras universidades e revelaram-se bastante eficazes.
Outro problema que poderia ser levantado era o facto de no acesso à zona da universidade algumas ruas serem bastante inclinadas, o que levaria as pessoas a não utilizarem a bicicleta pois o esforço para subir essas ruas era muito grande. Para resolvê-lo encontrámos uma solução bastante inovadora, um “elevador de bicicletas”. Para utilizar este “elevador” só é necessário que se ponha o pé num carril no chão se deixe subir (como mostram as imagens).
Assim, pensamos que este projecto teria “pernas para andar” e resolveríamos dois problemas de uma vez só, o excesso de carros junto da universidade e a poluição por eles provocada. "
Parece que as ideias e os entusiastas andam por aí, pena é que elas não apareçam concretizadas. E não é por 600 euros o metro do elevador que algum mal vem ao mundo. Mesmo assim deixo uma solução para o financiamento, vendam o segundo anel ou os 20 000 lugares constantemente vazios no ECC e canalizem essas verbas para obras úteis para termos uma cidade menos poluída... seria bom para todos .
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TrêsPês Escreveu:Em http://esqf12a.blogs.sapo.pt/10492.html
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Nova Proposta - Introdução de Ciclovias no Centro Histórico da Cidade
A Universidade de Coimbra está a planear a sua candidatura à UNESCO, essa candidatura irá fazer com que a instituição adquira o título de Património Mundial, o que irá atrair mais turistas à cidade e melhorar a sua imagem a nível mundial.
No âmbito desta candidatura está a recuperação de edifícios da alta de Coimbra e a construção de um parque de estacionamento que permitirá acabar com os milhares de carros acumulados nas ruas junto da universidade, e com a poluição por eles provocada.
A nossa proposta está relacionada com este problema do excesso de automóveis e consiste na criação de uma rede de ciclovias que liguem a zona da universidade ao resto da cidade. Assim a comunidade universitária poderia utilizar as suas bicicletas para aceder às instalações da universidade.
Para este projecto ser mais aliciante poderiam ser cedidas, gratuitamente, bicicletas aos estudantes interessados, que só teriam de cuidar da sua manutenção, e no fim do curso estes poderiam ficar com as bicicletas definitivamente. Estas medidas já foram aplicadas noutras universidades e revelaram-se bastante eficazes.
Outro problema que poderia ser levantado era o facto de no acesso à zona da universidade algumas ruas serem bastante inclinadas, o que levaria as pessoas a não utilizarem a bicicleta pois o esforço para subir essas ruas era muito grande. Para resolvê-lo encontrámos uma solução bastante inovadora, um “elevador de bicicletas”. Para utilizar este “elevador” só é necessário que se ponha o pé num carril no chão se deixe subir (como mostram as imagens).
Assim, pensamos que este projecto teria “pernas para andar” e resolveríamos dois problemas de uma vez só, o excesso de carros junto da universidade e a poluição por eles provocada. "
Parece que as ideias e os entusiastas andam por aí, pena é que elas não apareçam concretizadas. E não é por 600 euros o metro do elevador que algum mal vem ao mundo. Mesmo assim deixo uma solução para o financiamento, vendam o segundo anel ou os 20 000 lugares constantemente vazios no ECC e canalizem essas verbas para obras úteis para termos uma cidade menos poluída... seria bom para todos .
Estavas a ir muito bem realmente , contudo essa tua ideia do estádio nao faz sentido nenhum .
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É bom que se discutam estes assuntos!
Não entendi bem a razão deste tópico, pois não sei se a intenção é reduzir a poluição ou se é praticar desporto.
Se a intenção é mesmo andar de bicicleta acho que se devem discutir todas as hipóteses que possam facilitar a vida a quem gosta de o fazer.
Se a ideia era reduzir a poluição, discordo dessa solução. Custa-me imenso a acreditar que as pessoas em geral usem a bicicleta no dia-a-dia para se deslocarem para o seu local de trabalho, mesmo que haja facilidades.
Para reduzir a poluição dentro da cidade julgo que a melhor estratégia é proibir o transito em mais algumas ruas e criar mais faixas exclusivas para transportes públicos.
Não nos podemos esquecer que os autocarros só serão viáveis quando foram rápidos e quando se reduzir o tempo de espera nas paragens.
Se a intenção é mesmo andar de bicicleta acho que se devem discutir todas as hipóteses que possam facilitar a vida a quem gosta de o fazer.
Se a ideia era reduzir a poluição, discordo dessa solução. Custa-me imenso a acreditar que as pessoas em geral usem a bicicleta no dia-a-dia para se deslocarem para o seu local de trabalho, mesmo que haja facilidades.
Para reduzir a poluição dentro da cidade julgo que a melhor estratégia é proibir o transito em mais algumas ruas e criar mais faixas exclusivas para transportes públicos.
Não nos podemos esquecer que os autocarros só serão viáveis quando foram rápidos e quando se reduzir o tempo de espera nas paragens.
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- Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22
Com ironia lancei uma ideia impraticável e irrealista só para mostrar que os investimentos públicos devem ser muito bem poderados e equacionados para o bem estar geral da população. Não vamos chorar sobre o leite derramado, o que está feito é para continuar e sobretudo para se saber explorar e tirar o melhor proveito dele, e sonhando um pouco, quem sabe se aqueles lugares não estarão sempre cheios num futuro que englobe uma briosa a lutar por lugares de topo.rasgatton Escreveu:TrêsPês Escreveu:
Estavas a ir muito bem realmente , contudo essa tua ideia do estádio nao faz sentido nenhum .
boa discussão...