Os Lusíadas no Zoológico - última semana - 14, 17 e 20/3

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Bloqueado
MARIONET
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: segunda-feira, 17 janeiro 2005 15:23

Os Lusíadas no Zoológico - última semana - 14, 17 e 20/3

Mensagem por MARIONET »

Olá!

A semana em que vamos entrar é a última semana de apresentações de "Os Lusíadas no Zoológico" pelo grupo de teatro MARIONET, numa organização do Museu Zoológico da Universidade de Coimbra.
Este espectáculo vai estar em cena nos dias 14 e 17 de Março, às 14h30 e 16h (duas sessões diárias) e, por fim, o último espectáculo será no dia 20 de Março (Domingo) às 16h.
Construído especificamente para o Museu Zoológico, este espectáculo estreou integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra e continua agora em cena por uma curta temporada.

A MARIONET fez uma adaptação da obra "Os Lusíadas", de Luis de Camões, que incidiu sobretudo na primeira viagem de Vasco da Gama à Índia aí descrita.
Quem assiste ao espectáculo parte, juntamente com os navegadores portugueses, na primeira viagem por mar àquele país nas palavras poéticas de Luis de Camões, e percorrerá as seis salas expositivas do Museu cuja fauna é o fabuloso cenário deste espectáculo, observando aí a enorme diversidade zoogeográfica.

Da sala de Portugal, onde assistirá à dolorosa despedida dos navegadores das suas famílias e ao carismático discurso do Velho do Restelo, o público passará pela costa africana, numerosamente povoada das mais variadas espécies de animais, vencerá o Cabo das Tormentas guardado pela imponente figura do Adamastor, subirá ao Olimpo, onde os deuses discutem o futuro do povo lusitano, ver-se-á no meio da mais horrível das tempestades e finalmente chegará à Índia, onde assistirá em posição privilegiada à conversa entre Vasco da Gama e o Samorim. Quando tudo parecia terminado, já de regresso a casa, ainda haverá oportunidade para presenciar a recompensa oferecida por Vénus aos portugueses, a Ilha dos Amores, onde Tétis, a mais formosa das ninfas, mostra ao navegador português a fantástica Máquina do Mundo.

Uma adaptação para teatro de "Os Lusíadas" de Luis de Camões e uma visita através do Museu Zoológico da Universidade de Coimbra, reunidas numa só viagem em que os dois campos, científico e teatral, se entrelaçam, são uma forte razão para uma primeira viagem até Coimbra e ao Museu Zoológico.


Ficha artística e técnica

Encenação: Filipe de Góis e Mário Montenegro
Sonoplastia: Rui Capitão
Figurinos: Rita Juliana de Carvalho
Video: Mário Montenegro, Ricardo Trindade
Iluminação: Museu Zoológico e Mário Montenegro
Espaço cenográfico: Museu Zoológico e MARIONET
Concepção e execução de penteados: Ilídio Design
Operação Técnica: Alexandre Lemos e Rui Capitão

Elenco: Ana Val-do-Rio, Filipe de Góis, Mário Montenegro, Ricardo Trindade

Produção: MARIONET 2005 e Museu Zoológico da Universidade de Coimbra

Apoios: Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Oriente, Ilídio Design, Inatel - Delegação de Coimbra, MAFIA - Federação Cultural de Coimbra, Reitoria da Universidade de Coimbra, RUC


Os Lusíadas no Zoológico

14 de Março - 2ªfeira - 14h30 e 16h
17 de Março - 5ªfeira - 14h30 e 16h
20 de Março - Domingo - 16h

Museu Zoológico da Universidade de Coimbra
Lg. Marquês do Pombal
3004-517 Coimbra
Tel.: 239.491.650 – Fax: 239.826.798
E-mail: museuzoo@ci.uc.pt - Web site: www.uc.pt/museuzoo



Sugerimos uma visita ao nosso FORUM - um espaço de discussão que inaugurámos recentemente.


Um abraço a todos,

MARIONET

email: teatro_marionet@sapo.pt
site: http://marionet.8m.net
forum: http://marionet.proboards41.com/

Bloqueado