Já pensaste ser Locutor de Radio?

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Bloqueado
Avatar do Utilizador
ruc
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: quarta-feira, 07 dezembro 2005 20:31
Localização: Coimbra
Contacto:

Já pensaste ser Locutor de Radio?

Mensagem por ruc »

>> Curso de Locução e Realização de Programas de Rádio <<


Esta segunda, dia 12 de Dezembro, a Rádio Universidade de Coimbra abre as inscrições para o Curso de Programação 2006 - um curso dedicado à locução e realização de programas de rádio com vista à entrada de novas pessoas com novas propostas de programas para a futura grelha da RUC.


As inscrições decorrem até 30 de Dezembro, devendo ser efectuadas na secretaria da Rádio Universidade de Coimbra, no 3º piso do edifício da Associação Académica de Coimbra, junto à Praça da República. A secretaria está aberta de 2ª a 6ª no horário 10-13h e 17-19h, ou pelo telefone 239 410 410.


Imagem




**** Descrição Genérica do Curso *****

O Curso de Locução/Realização, dirigido essencialmente a amantes de música, pretende, antes de mais, preparar novas pessoas para essa nobre tarefa que é dar voz e conteúdos a futuros programas (especialmente os dedicados à música) da Rádio Universidade de Coimbra...

Sendo considerada uma rádio ímpar no panorama radiofónico nacional, quer pelos seus elementos (voluntários que "trabalham por amor à camisola"), quer pelos seus programas e eventos - a RUC é reconhecidamente uma rádio onde se divulgam figuras e músicas que em poucos lados se fazem ouvir ou se dão a conhecer... Em suma, é uma verdadeira rádio alternativa - da house ao punk, do reggae ao funk, da música do Mali às Adufeiras de Monsanto - que para seguir o seu trajecto e o seu projecto, precisa de novos elementos todos os anos. Para que tal seja conseguido há que fazer uma selecção de pessoas que se enquadrem naquilo que a RUC é e no que ela quer ser, e por isso todos os anos dezenas de pessoas se inscrevem para entrevistas que antecedem o curso e que servem para seleccionar pessoas (normalmente cerca de 20) que possam continuar este projecto com qualidade e dedicação.

Passada a fase de selecção segue-se então o curso, com aulas que incidem principalmente na prática. Este serve para preparar pessoas para a realização de programas essencialmente ligados à música, mas também para programas de outro teor (conversa, debate, humor, destaques culturais, etc).

Assim sendo, estas pessoas terão que ser avaliadas - com uma formação adequada e dada por elementos da RUC - em várias vertentes: voz (tom, colocação e fluir de discurso), conhecimentos e interesse musical, espírito de iniciativa, dedicação, criatividade, etc.

Este curso estende-se por várias semanas, onde se aprenderão vários conteúdos: colocar a voz e técnicas de respiração; noções de "pistagem" e "passagem de música"; técnicas relativas à mesa de mistura e outro material técnico; aprender a fazer spots publicitários e jingles ou indicativos de estação (aprendendo o que isto é); trabalhar com cd, vinil e mini-disc; aprender a fazer remisturas, etc. Para que isto se consiga, os formandos poderão (e terão de) trabalhar num verdadeiro estúdio de rádio, preparando programas fictícios que mais tarde poderão até vir a "passar no ar".

Depois deste curso segue-se uma nova selecção para se escolherem as pessoas que se encontrem preparadas para um estágio, constantemente avaliado e com o acompanhamento necessário, e que normalmente se estende por não mais de 6 meses, onde serão responsáveis pela realização de entrevistas (a músicos e não só), spots publicitários, "peças" (espaços de cerca de 10 m com temas específicos) com direito a "air-play" e, finalmente, realização de programas já existentes. Depois deste estágio poderão vir a ser sócios da RUC, com direito a apresentar programas próprios, a influenciar o dia-a-dia da Rádio - com o seu trabalho e novas ideias - e a usufruir de algumas regalias próprias de um elemento da comunicação social, desde assistir gratuitamente a concertos e outros eventos culturais, a poder entrevistar e conhecer pessoas que outrora não passavam de um poster na parede...

A possibilidade de conhecer e fazer parte do mundo radiofónico com forte ligação ao mundo da música e da comunicação social, bem como o contacto com a produção e organização de eventos, tornam ainda mais aliciante o Curso de Realização/Locução da Ruc - o único curso do género conhecido no país e com repercussões (muitas vezes) na vida profissional e futura dos que por cá passam. Basta ver televisão, ler jornais ou ouvir outras rádios: a RUC também lá está, através de antigos e presentes "RUCianos"...

Mais Informações: http://www.ruc.pt

------------------------------
R U C 1 0 7 . 9 F M
Rádio Universidade de Coimbra
www.ruc.pt
------------------------------
Divulgação
divulgacao@ruc.pt
Fax +351 239 835 446
Secretaria +351 239 410 410
Apart. 1178 / 3001-501 Coimbra
------------------------------
Emissão Online:
http://www.ruc.pt/emissao.php
------------------------------

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Muito interessante! Até leio bem :lol: ou não.
Isso tudo é à pala? Não fala de preços em lado nenhum :\
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
kortese
Experiente
Experiente
Mensagens: 478
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Ora aí está uma questão bem pertinente!!





Quantos Imagem's???
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Se não estou em erro,paga-se pela inscrição e depois pelo curso.
Mas é so uma vez e vale a pena.
Quando fiz o curso de informação paguei 2 euros para me inscrever(para ver se era selecionada) e se não estou a exagerar, 50 euros pelo curso,mas acho q tou a exagerar.
Tipo,dão os materiais (isto em 2004, deram-me) e depois ainda se faz estagio e aprende-se tudo a respeito do curso.
Valem mesmo a pena.
Aconselho!
O dinheiro é sem duvida bem gasto. (eu dizer isto e nunca tenho dinheiro) :lol:
Aproveitem e inscrevam-se!
Love hurts

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

pa interessante mas nao ha tempo!!!

mas curtia muito... :?

mas os exames nao ajudam :cry:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Maia
lol...
quando fiz o curso,apanhou-me o segundo e terceiro periodo do 12º e tava cheia de trabalho e com o euro2004 (sim nao pense mta gente que é so passear e receber dinheiro lol tb era trabalho)
fui fazer o curso de informação e as vezes chegava em casa 2/3 da manha p entrar as 8.30 e nao podia faltar.
e consegui estar bem...
mas claro depende de pessoa para pessoa,ninguem é igual e ainda bem...é so um exemplo :)
mas tenta à mesma... vais gostar 8) :P
Love hurts

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Isso do preço é interessante, o pior é que terei um projecto de investigação no próximo semestre e o tempo não será muito... :(
Mas adorava fazer um programazinho com música, umas rockalhadas e tal...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

Interessante..
Gostava de voltar a "fazer" rádio, estive em duas rádios durante 6 anos, e até ja tinha pensado em inscrever-me na RUC.. mas cada vez mais parece que o tempo encolhe...

ah, e saber os preços tambem ajudava ! :wink:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

ide la
ide la :P
informe-se xD
Love hurts

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

{mineirinha} Escreveu:Maia
lol...
quando fiz o curso,apanhou-me o segundo e terceiro periodo do 12º e tava cheia de trabalho e com o euro2004 (sim nao pense mta gente que é so passear e receber dinheiro lol tb era trabalho)
fui fazer o curso de informação e as vezes chegava em casa 2/3 da manha p entrar as 8.30 e nao podia faltar.
e consegui estar bem...
mas claro depende de pessoa para pessoa,ninguem é igual e ainda bem...é so um exemplo :)
mas tenta à mesma... vais gostar 8) :P
do secundario pa faculdade vai uma diferença dos diabos!

nao queiras comparar o TRABALHO e o EMPENHO necessario para cada ensino!

na faculdade nao ha tempo pa cursos e euros e etc etc

trabalhos, relatorios, frequencias, exames, aulas praticas, aulas teoricas

:? :? :? :? :? :?

mas vou ver... ;)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

maia,eu ja tou no superior.
e acredita,não é a radio q me tira assim tanto tempo.
eu tb tenho trabalhos a entregar e coisas para fazer,obvio.
mas cada um sabe de si :)
so estimulei e isto nao é discussão para este topico ;) :lol:
Love hurts

Maia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1442
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37
Localização: Coimbra

Mensagem por Maia »

{mineirinha} Escreveu:maia,eu ja tou no superior.
e acredita,não é a radio q me tira assim tanto tempo.
eu tb tenho trabalhos a entregar e coisas para fazer,obvio.
mas cada um sabe de si :)
so estimulei e isto nao é discussão para este topico ;) :lol:
tass ;)

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Pa, tambem já estive na ruc e sim, passei lá muito tempo. Mas em momento algum pus a rádio à frente dos estudos.
Há que organizar o tempo, nada mais.

Na altura era um convivio porreiro e é engraçado conhecer uma rádio por dentro. É uma experiencia engraçada. E para alem disso há aquele orgulho de pertencer a uma radio verdadeira, ousada, experimentalista, vanguarda, etc etc etc.

Enfim, para mentes abertas.
Tudo o que se ganha ali sao amigos, experiencia, e uns momentos verdadeiros. As vezes pode ganhar-se tambem uma dor de estomago de tanto rir :D :lol: :lol: :D

Avatar do Utilizador
orange
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registado: quinta-feira, 03 fevereiro 2005 22:53

Mensagem por orange »

ainda não vai ser desta que vou experimentar, mas estás na to do list

Bloqueado