Feira das cebolas - 20 a 27 de Agosto

Para anunciar ou comentar eventos, encontros e convívios que têm lugar em Coimbra
Bloqueado
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Feira das cebolas - 20 a 27 de Agosto

Mensagem por Pedro »

Feira da cebolas anima Praça do Comércio

A tradicional Feira das Cebolas de Coimbra começa no próximo sábado, animando a Praça do Comércio até dia 27, este ano com a particularidade de homenagear um dos seus grandes mentores – Silvano Martins “Arouca”. Para além da venda das cebolas, folclore, gastronomia e jogos tradicionais dão vida ao certame.

A antiga Feira de S. Bartolomeu, hoje Feira das Cebolas, é já umas das grandes atracções de Verão na cidade de Coimbra, cativando residentes e estrangeiros. Organizada pelo Grupo Folclórico Camponeses de Vila Nova, em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra e Junta de Freguesia de Cernache, não se limita à venda de tranças de cebolas, proporcionando igualmente consecutivas noites de folclore e gastronomia.

Nas tasquinhas que ali serão instaladas não irão faltar caldo-verde, sardinha de pasta, bolos e pataniscas de bacalhau, arroz-doce, arrufadas de Coimbra e, por certo, o licor de canela, jeropiga e vinho do lavrador. Ou seja, tudo encaminhado para uma boa «partilha de tradições entre turistas e conimbricenses», como realça uma nota do Departamento de Cultura da Câmara. Se a previsão é de noites bem animadas, os dias também serão atractivos, com os agricultores de Cernache à compita na venda de cebolas.

Este ano, assinale-se, o evento tem a peculiaridade de começar com uma homenagem, precisamente a um dos mentores da reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu. Às 21h45, Silvano Martins “Arouca”, actual presidente do Grupo Folclórico Camponeses do Mondego, é distinguido pela organização.

O homenageado nasceu em 1939, em Vila Nova, Cernache, e tem-se distinguido na promoção cultural e preservação das raízes populares, usos e costumes concelhios, nomeadamente da Feira das Cebolas. Entre 1991 e 1998 exerceu funções na autarquia de Cernache e, em 1993, integrou a Direcção da Associação de Folclore e Etnografia da região do Mondego.

Fonte: Diário de Coimbra
Bem, não temos os convívios universitários e a maior parte dos bares estão fechados, mas... temos a feira das cebolas (vá, animem-se, Agosto está quase a acabar, mais um pouco e voltamos ao normal). Não sei se será do interesse de alguém, mas ao menos fica aqui o aviso. :)

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Vamos para lá chorar as nossas mágoas...ao menos já há catalizador! :o
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

São lááágrimaaaaaaaas... :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
^lady_in_red^
Regular
Regular
Mensagens: 135
Registado: segunda-feira, 16 maio 2005 16:39

Mensagem por ^lady_in_red^ »

feira das cebolas e ~depois e a feira dos smits e das pastilhas elasticas pk o halito melhor do uma cebola e mm uma cebola e um cigarrito............... da ca um smeckkkkkk
ad aeterno et in aeternum........

Bloqueado