Estudos artisticos

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39

Mensagem por Ally »

heys x)

eu vou mt provavelmente entrar em EA em setembro :D decidime inscrever e tal.. como n moro em coimbra tb tenho q pensar na casa a alugar...mas isso la mais pa frente ve se xD
estou mm entusiasmada c o curso, pelo menos com os nomes das disciplinas :lol: só me chateia um bocado pq me parece mto teórico... alguem me pode dar umas luzes ? obrigada :)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Ally,damos muitas luzes ao longo das 7 páginas...
as pessoas não escreveram muito e dá para ler na boa...lê primeiro e depois perguntas em especifico,porque de facto é um curso teórico com poucas praticas aonde tens que ler bastante.
mas também...sem teoria,não há pratica.

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39

Mensagem por Ally »

já li thanks :wink: outra coisa que queria perguntar e pelo menos não me apercebi que já tivessem falado: o curso tem vários ramos não é? então e nós temos que escolher obrigatoriamente um,ou podemos fazer um pouco de todos durante os 3 anos?
Ex.: eu adoro cinema, mas tb adoro musica, e então fotografia nem se fala :lol: posso seguir, durante os 3 anos, disciplinas que englobem essas 3 áreas,ou só posso escolher 1?
ando um bocado as aranhas :oops:
obrigada! :D

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

durante os 3 anos tens:
cinema,teatro,musica,fotografia,performance.
as cadeiras são variadas.

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39

Mensagem por Ally »

ahn... então quer dizer q não temos q optar por um ramo só?
como agora há cursos assim, pensei que este também fosse... :oops:
Obrigada! :)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Ally, o curso antes de bolonha era:
2 anos geral,2 anos especifico. Escolhias cinema,teatro ou música.
Agora como mudou para 3 anos,tens tudo nos 3 anos e o mestrado escolhes a área.

Ally
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registado: segunda-feira, 19 janeiro 2009 18:39

Mensagem por Ally »

fantástico :lol: obrigada !

duartepedro
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: sábado, 03 janeiro 2009 3:42

Mensagem por duartepedro »

eu so tenho um pouco de medo e depois de não arranjar emprego na area. pq ca em portugal o campo das artes nao e la mt flexivel.

e como e a vida artistica e cultural em coimbra? ha mts casas de espectaculos de danca e teatro, galerias, concertos, mostras de fotografias e assim? (e q eu tb nao sou de coimbra)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

duartepedro Escreveu:eu so tenho um pouco de medo e depois de não arranjar emprego na area. pq ca em portugal o campo das artes nao e la mt flexivel.

e como e a vida artistica e cultural em coimbra? ha mts casas de espectaculos de danca e teatro, galerias, concertos, mostras de fotografias e assim? (e q eu tb nao sou de coimbra)
O problema maior que existe é a falta de confiança das pessoas.
É verdade que o campo das artes não é bom em Coimbra e muito menos no país,mas é verdade também que é pouca a confiança das pessoas nas artes de cada cidade. Simplesmente não ligam ao que existe, porque são amadores que estão por trás. Como são amadores,não participam,não contribuem,queixam-se que não há publicidade,mas existe é uma questão de se estar atento.
Há o TAGV (Teatro académico Gil Vicente). Lá existem vários espectáculos de dança,teatro,música,festivais de cinema,exposições de fotografia,etc.
Há o CAV(centro de artes visuais). Lá também se fazem exposições de fotografias.
Há o Teatro Cerca de São Bernardo, ou A Escola da Noite. Lá também pode existir exposições de fotografia e na sua maioria espectáculos de teatro. E aproveito para dizer que A escola da noite é a responsável pela cadeira de Oficina de Artes III,do 3º ano,portanto as nossas aulas de oficina nesse ano são teórico-praticas.
http://www.aescoladanoite.pt/
Há também Centro Cultural Dom Dinis. Nesse centro pode-se fazer de tudo. É um espaço não só nocturno,como também funciona de sala de estudo,espaço para espectáculos,exposições,aulas de música, etc.
Existem também vários colóquios ao longo do ano na área das artes, o curso todos os anos organiza o Manifesto das Artes, que é uma semana dedicada ao curso e às artes, com várias iniciativas.
Há Também o CITAC (Círculo de Inicação Teatral da Academia de Coimbra) em que podemos nos iniciar no teatro e existem inclusive apresentações de teatro. Penso que todos os anos eles fazem cursos para isso.
Há o TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra) http://www.teuc.pt/
Depois tens tunas que podes entrar,aprender um instrumento e participar dos festivais.
Eu penso que existem várias coisas em Coimbra. Muitas não estão 100% acessíveis, outras as pessoas não ligam, enfim..por aí vai.
Tens aulas abertas de oficina de artes,de música,de cinema, etc.
Há na Associação académica, o CEC(centro de estudos cinematográficos), tens agora a secção de fotografia também...
Como digo...é só uma questão de buscar a informação.

anatm
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 53
Registado: domingo, 13 julho 2008 11:06

Mensagem por anatm »

Há tanto tempo que já não vinha aqui!... Parece que já passaram séculos desde Setembro e da minha primeira aula (Música Ocidental I) e os meus posts dão vontade de rir. Para os próximos caloiros (falo como se já fosse uma grande doutora :D ): não tenham medo de se candidatarem ao curso. Se realmente gostam da área, têm é de trabalhar duro e mostrar aquilo que valem. O emprego está difícil em todo o lado, lembrem-se disso, e mais vale estudarem e exercerem algo que gostem, ainda que possam ter algumas dificuldades no início.

Coimbra é fantástica (falo como caloira, só estou cá há alguns meses), EA é ainda melhor! O pessoal do curso é todo muito porreiro (todos muito diferentes também), não contem é com muita praxe (é pena, mas vá, pelo menos não andam a lamber o chão :P ) mas o convívio é muito bom. No primeiro semestre, pelo menos, os professores são muito acessíveis (com turmas tão pequenas parece que não deixamos realmente o secundário, o que nos permite conhecer mais a fundo as pessoas e criar laços com os professores) e as cadeiras não são nenhum bicho de sete cabeças (algum trabalho também é preciso).

E como disse a {mineirinha}, oportunidades não faltam, é preciso é procurá-las. Se ninguém aderir nem der hipótese às iniciativas que existem, cada vez vão existir menos!

Insisto: Amélieeeee! Onde andas tu? :roll:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Facto: Amelie veio,desapareceu e também não se encontra no curso.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

yay!
centésimo post!

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Respondendo à Shyla, não terás nenhuma dificuldade.
O curso é fácil e consegues fazer como trabalhador-estudante. Alias, existem muitos no curso que o são, inclusive outros que estão a tirar outros cursos ao mesmo tempo e apenas podem vir algumas vezes.
Está descansada,que tens até acesso a uma época especial de exames,os professores são acessíveis,podes ter conversas com eles por e-mail,eles ajudam e estás à vontade com isso.
E claro está tudo online e na reprografia,logo não terás problemas.

luisa.gomes
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 18 fevereiro 2009 19:36

Mensagem por luisa.gomes »

Estudei ate ao secundario em coimbra, sendo que decidi seguir os meus estudos superiores fora de coimbra. Devo dizer que, segundo a minha experiencia pessoal, penso que a cidade de coimbra para além de ter inumeras falhas a nivel cultural (falta de investimento, iniciativa praticamente nula e muito fraco dinamismo cultural), tem um ambiente e uma linha linha de pensamento muitas vezes “quadrada”, isto e, tradicionalismo e convencionalismo. Comportamentos racistas frequentes e atitudes homofóbicas extremamente evidentes, não favorecem em nada o pensamento artistico e cultural que um curso como o de “Estudos Artísticos” requer. Embora seja uma cidade de estudantes, onde supostamente o espirito e mentalidade sao mais abertas, inovadoras e despidas de preconceitos socias, raciais ou sexuais, por vezes, tal nao se verifica (comparativamente a outros centros urbanos como lisboa ou porto, onde as mentalidades, embora nao tao evoluidas como nos restantes paises europeus, sao bastante mais flexiveis).

Contudo, penso que o plano de estudos é capaz de ser um dos melhores do país dentro da área.
Nao estou a desencorajar ninguem, muito menos a tentar insultar, achei apenas importante dar o meu ponto de vista. E provavel que as coisas ja tenham mudado ligeiramente.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

De facto tem isso tudo,mas felizmente já diminuiu e não foi pouco.
Continuo a achar que existe oferta,as pessoas é que acham que a oferta não é boa e nem apostam nelas.
O programa do curso está a melhorar a cada ano e todos os anos os professores têm novas ideias e os alunos são sempre melhores e dispostos a colaborar.
E isso faz toda a diferença.