Data/Hora: terça-feira, 25 junho 2019 17:26


Sessenta plágios em cinco anos na UC

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 11855
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 21:07
Localização: Coimbra

Sessenta plágios em cinco anos na UC

Mensagempor Pedro » segunda-feira, 25 maio 2015 10:12

Sessenta plágios em cinco anos na UC

A Universidade de Coimbra (UC) detetou 60 casos de plágios entre os seus estudantes, nos últimos cinco anos, mas os crimes nunca foram comunicados à Polícia Judiciária ou ao Ministério Público, revelou o semanário Sol na sua edição de ontem. Contudo, todos estes casos, de acordo com fonte da instituição universitária, foram objeto de processo disciplinar.

Entre as situações identificadas está uma tese de doutoramento e seis dissertações de mestrado. Os restantes casos – 53 trabalhos académicos –, dizem respeito a “cópias de parte ou da totalidade de trabalhos de outros autores”, indica fonte da UC citada pelo jornal.

De acordo com fonte da instituição, nove casos detetados foram arquivados. Em relação às situações que em que se provou haver, de facto, plágio, 59 dos autores sofreram penalizações leves. Um dos estudantes, tendo em conta a gravidade da atuação, foi suspenso durante um ano.

Refira-se que este é um assunto que merece especial preocupação por parte da UC: todas as situações sinalizadas como plágio têm sido objeto de análise disciplinar, sendo que, no Senado da Universidade e nos conselhos pedagógicos das unidades orgânicas, “este assunto é também objeto de discussão e reflexão”.

Fonte: As Beiras


Parece-me um número grandinho... ainda mais tendo em conta que estes são apenas aqueles que são descobertos.

Voltar para Universidade

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron