Curso Engª Informática

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Boas pessoal, sou novo aqui no fórum :)
Gostaria de ver esclarecida uma dúvida minha e obter claro, mais informações sobre os cursos e cadidaturas etc, na universidade de coimbra.

Bem, não me perguntem porquê, mas eu sempre tive o objectivo de ir estudar para a cidade de Coimbra, mais propriamente a UC. (Sou da Covilhã :D )
No entanto estou dependente dos resultados que irei obter no exame de Matemática A, pois será esta a prova de ingresso, portanto também tenho dúvidas em relação à minha colocação ou não no curso que desejo (Engª Informática). Queria saber então se, caso eu, escolhendo a UC e o curso de Engª Informática em 1ª opção, não seja colocado, e escolhendo outro curso (Engª Electrotécnica e de Computadores) em 2ª opção também na UC no qual sou colocado, se depois posso mudar para Engª Informática.

Agradeço desde já,
Obrigado :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por Pedro »

Sim, é possível, desde que haja vagas suficientes (essa é das mudanças de curso mais frequentes que conheço). Podes encontrar mais informações neste link.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Pedro Escreveu:Sim, é possível, desde que haja vagas suficientes (essa é das mudanças de curso mais frequentes que conheço). Podes encontrar mais informações neste link.
Conheces casos em concreto? Existe alguma "facilidade" na mudança para este curso?
Sabes onde posso obter o numero de vagas existentes? Em relação a cadeiras idênticas ou mesmo iguais entre os dois cursos, conferem a equivalência para o curso para o qual pretendo mudar?

Desculpa tantas perguntas :P

Abraço

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por Pedro »

Conheci 3 ou 4 casos enquanto estudava, tudo pessoal de Electro que se quis mudar para Informática. Não sei se é fácil, depende da tua qualificação nos critérios que eles definiram (vê o link que indiquei). Quanto às vagas, são anunciadas anualmente... podes encontrar as deste ano neste link. Para Engenharia Informática foram 6 globais e sobraram 4 para a segunda fase. Se tiveres de fazer esta mudança, tem atenção aos prazos, as candidaturas costumam ser em Março.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Em relação às equivalências sabes dizer-me alguma coisa?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por Pedro »

Depende do programa de cada disciplina. Às que forem comuns, em princípio deverás ter equivalência. As que tiverem programa a cobrir a mesma matéria também não deve haver problema.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Muito obrigado pelas tuas respostas :)
De qualquer maneira quem tenha estado nesta situação que partilhe...

Abraço

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por TaniaVargas »

tomasfrancisco Escreveu:Em relação às equivalências sabes dizer-me alguma coisa?
Sei que existem cadeiras comuns aos dois cursos por isso deverás ter relativa facilidade em relação às equivalências nessas situações.
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

TaniaVargas Escreveu:
tomasfrancisco Escreveu:Em relação às equivalências sabes dizer-me alguma coisa?
Sei que existem cadeiras comuns aos dois cursos por isso deverás ter relativa facilidade em relação às equivalências nessas situações.
Ainda bem :) Obrigado pela tua resposta

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por TaniaVargas »

Ups, não tinha reparado que o Pedro já tinha respondido o mesmo que eu... Ainda em relação a esta questão de mudança de curso experimenta enviar e-mail para academicos@uc.pt ou fctuc@fct.uc.pt. Eles costumam ser relativamente rápidos a responder. De qualquer forma, como conheço pessoas nos dois departamentos posso tentar saber qualquer coisa, mas sem certezas.
A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria - Beethoven

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Sim vou tentar fazer isso, quanto mais informação reunir acerca deste assunto melhor...
Agradeço a tua disponibilidade e prontidão a ajudar :)

Avatar do Utilizador
caty2409
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 23 abril 2010 14:31

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por caty2409 »

Se entrares em primeira fase para Eletro podes depois em segunda fase tentar mudar para informatica.
Além disto, as cadeiras de primeiro ano de eletro (nomeadamente matematicas e programaçao) dao praticamente equivalencia direta... no entanto nao te deves esquecer que quanto mais cadeiras tiveres feitas, independentemente da equivalencia direta, tens mais "pontuaçao" para conseguires a transferencia para outro curso.
Outra situaçao que deves tambem considerar, uma vez que estas entre esses dois cursos é que o de eletro tem mestrado integrado (podes fazer a licenciatura e continuar para o mestrado mesmo com cadeiras de licenciatura em atraso, sem necessidade de concurso, no fundo é um curso de 5 anos e pronto) enquanto que informatica ja nao é assim, tens a licenciatura e so quando a terminares é que podes candidatar-te ao mestrado (aqui ou noutra universidade, dependendo da especializaçao que queiras). uma vez que as saídas dos cursos sao parecidas nalguns ramos, podes tambem querer considerar esta situaçao na balança.... :)

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Boas,

Eu estou entre esses dois cursos apenas para ter cadeiras iguais, e ir adiantando, porque o meu objectivo é mesmo engª informática.
Tenho é receio de não conseguir depois a mudança de curso, é que electro é mesmo um curso que eu não gostaria nada de tirar, pois tem cadeiras um pouco fora da minha área de conforto, e mesmo o curso em geral não me suscita tanto interesse.
Desta forma o meu objectivo é mesmo entrar em engª informática, agora a questão é se consigo ou não mudar de curso, se tenho "facilidade" em mudar para arriscar entrar num curso que não é nada d'aquilo que quero :/

Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por Tide »

Na pior das hipóteses voltas a fazer os exames nacionais para o ano e voltas a candidatar-te a informática.

Tanto quanto sei a mudança é determinada pela média das cadeiras...depende se há muitos candidatos ou não.

De qualquer forma, na pior das hipóteses segues o ramo de automação ou de computadores de electrotécnica, aquilo também é só programação :lol: (estou no gozo, sei que não tem nada que ver).
Feedback, blood & destruction.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Curso Engª Informática

Mensagem por tomasfrancisco »

Pois, eu ainda poderia ponderar fazer exames em 2ª fase... mas também era algo a que não me queria sujeitar, só o queria fazer se ficasse com nota de candidatura mesmo fora da média do ano anterior, em que as hipóteses seriam mesmo quase 0 para entrar :/
O que me dizem da 2ª fase, em relação à entrada na universidade nessa altura, as aulas, etc?

Responder