Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Chronic
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 10:40

Mensagem por Chronic »

Sim, exacto. :D
Ainda bem que gostam dele, também o acho porreiro....é meu pai! lolol :lol:

Saari
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sábado, 16 setembro 2006 16:34

Mensagem por Saari »

eu sou caloiro este ano e sinceramente tou entusiasmado e tenho grandes espectativas da praxe :D so espero que os doutores sejam creativos de modo a poder esgalhar-me a rir a grande tambem e nao atrofiem so por atrofiar :D desde figuras tristes na rua, a apanhados a pessoas e mesmo aquelas coisas chatas como pedir a praça a palitos, estou disposto a tudo xD

so tenho medo e que me atem o meu melhor amigo a um tijolo :S

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

se tiveres pulso firme, nao te fazem nada q nao queiras.
Se queres ser praxado otimo,mas tu fazes as tuas regras.
So abusam se deixares. 1º nós depois o resto.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

A Praxe da Universidade de Coimbra não inclui nada que possa interferir fisicamente com o caloiro (excluindo as Trupes, que podem cortar o cabelo): desde caras pintadas, andar mais ou menos nú, andar dentro de poças de àgua, beber seja o que for, e muito menos atar tijolos a partes do corpo. Se entraste na Universidade de Coimbra, não precisas de te preocupar com esse tipo de coisas porque simplesmente não vão acontecer. Podes contar é com algumas figuras tristes, algumas faltas a aulas teóricas, mas nada de realmente preocupante. Além do mais, a Praxe, está cada vez mais desvalorizada. Desde que a FCT foi em larga escala para o Polo 2, o ambiente "praxistico" tem vindo a descer de nível...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

desde que nao vás armado em esperto,podes divertir-te muito e ficar bem integrado com os doutores e a praxe,acho que deves desde já conheçer os teus deveres e direitos.em relaçao ao pulso firme,é relativo,nao recuses a praxe só por recusar,tenta sempre ver o lado positivo,e vais ver que no geral alem de ser divertido nao te vais magoar nem ser humilhado.
nao queiras ser tu a fazer as regras,as regras estao feitas e tu vens para te inserir numa sociadade que ja existe,nao tentes mudar.
se gostas e corresponde ao que pensas aceita,senao recusas toda e qualquer praxe,nao á meio termo,ou és a favor ou contra.
essas ideias de ter pulso firme e fazer as regras nao sao para os caloiros.
é simples ou aceitas ou és contra.
e se por algum motivo achares que a tua integridade fisica esta em causa,nao aceites e tenta achar alternativas,porque á sempre...
em relação ao ambiente praxistico estar a desce de nivel,pode ser verdade,faço por isso nao acontecer.mas sem duvida que a culpa é dos doutores que praticam a praxe,sim esses mesmo...os naftalinosos,mas para falar destes podemos até abrir um topico novo...
recusa as ideias faceis,tipicamente anti-praxe,a maior parte deles nao foram praxados,vive por ti a praxe e tira as tuas conclusões,nao entres em ideias feitas.bem vindo

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Concordo em parte briosa, mas acho que nao entendeste o que quis dizer.
Sou contra doutores que humilham e fazem o que desejam com os caloiros.
aprovo a praxe de integraçao e que os faça divertir e nao aquelas em que cheguem a casa e nao desejem mais ser praxados.
o pulso firme e as regras que referi é porque existem doutores com "ar superior" que insistem em humilhar e ter tudo À sua maneira sem se mirar no codigo da praxe. e isso é errado.
quando isso acontecer eu acho que sim deve-se ter pulso firme e nao deixar que haja humilhaçoes e nada q a pessoa nao queira fazer.
acho q a pessoa tem q fazer a diferença e nao deixar que lhe passem por cima. Acima de tudo nao deixam de ser colegas de faculdade.
Ha que se ter respeito e é isso q quero frisar. Não é andar aí a humilhar e a impor-se so porque têm mais matriculas.
é integrar e fazer diversao. Se um nao quiser ser praxado naquela altura ha que respeitar. a praxe nao é obrigatoria e ha-de haver momentos em que a pessoa nao se vai sentir mais à vontade.
nao vale a pena andar a insistir...
acho q me fiz entender.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E não fazer uma coisa por não poder mesmo, quer por limitação física, alergia, asma ou outro problema, não quer dizer que se seja contra a praxe. Há que saber se o caloiro pode fazer tal jogo ou actividade...

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Lino e não é apenas isso. Se alguém não quer, não quer e pronto e ninguém tem nada a ver com isso! É uma universidade (supostamente um estabelecimento de ensino público), são todos maiores e vacinados.

Eu nem sei como é que alguém se consegue divertir a praxar gente que nitidamente não está a gostar do que está a fazer. :?

Mas também tenho a impressão que o espírito da coisa já não é o mesmo :)

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

e não é...
ainda me lembro de uma rapariga arrogante a dizer-me:" mas com quem pensas q tas a falar? eu sou uma veterana"
nao lhe respondi, pq era latada e queria divertir-me sem tar com disturbios...
mas era desnecessario...
nao quer ser praxado naquele momento, nao se praxa. não significa de todo q seja anti-praxe, significa que sabe bem o q quer...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

E há uns cromos que lá porque são veteranos já se armam, mas tb há doutores praxados...

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

essa é a parte que eles esquecem...que tambem podem ser praxados...
que acham q la por ja poderem usar o traje e terem mais que 2 matriculas a coisa impoe respeito.
mas nao é nada assim...
por isso há q se ter pulso sim e fazer as proprias regras no sentido de nao deixar que as coisas corram à maneira dos outros...deixar-se integrar,mas dentro de medidas

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

eu percebi perfeitamente o que querem dizer,mas nesta parte é que nao me expliquei bem e volto a repetir,nao é essa a funcão dos caloiros,ter pulso forte,seja qual for a situação o caloiro tem duas opções,a favor ou contra,dentro das suas limitações fisicas ou psicologicas como ja foi referido.
a função de fiscalizar a praxe não é deles mas sim dos doutores mais velhos,esses sim devem andar a ver o que os naftalinosos,esses burros e chatos,verdadeiros ignorantes,andam a fazer e agir,nao são os caloiros que se tem que revoltar,só decidem se são a favor ou contra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Os caloiros devem ler o código de praxe e, se virem algum abuso, é bom que o denunciem na AAC ou comissão de praxe na faculdade para o Tribunal de Praxe agir...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Já que falaste em Código da Praxe, aproveito para mencionar que temos uma versão disponível para download aqui. É uma leitura aconselhada aos caloiros, para ficarem a conhecer o código, saber o que têm e não têm de fazer e impedir que alguns "mitos" se vão propagando.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

PS: Praxe não é só por os caloiros de 4, mas sim toda a vivência académica.
Irrita ver o pessoal a violá-la intencionalmente. Há dias vi pessoal trajado a passear-se no Pátio das Escolas e foram passar por baixo da Porta Férrea. Vejo-os tirar a capa dos ombros, meteram-na aos ombros e traçaram-na. :shock: Disse-lhes logo "olhem, para passar aí não se traça a capa, deixa-se cair nos ombros" e eles "ah não importa" e eu "mas estão a violar a praxe". Cambada. :evil: