Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Chronic
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 10:40

Mensagem por Chronic »

À primeira vista parecem não visitar muito aqui o fórum. É pena pq gostava de saber os tipos de praxes aplicadas. Mas eu conheco bem o sitio onde estudam. O meu pai é prof. no DEI :D conheco aquilo desde sempre mas isso já é offtopic.

Fiquem bem

Zinga
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: terça-feira, 25 abril 2006 17:47

Mensagem por Zinga »

mustiness Escreveu:Eu não acho piada nenhuma à praxe, de maneira geral. Não sei em que medida é que um rapaz ou uma rapariga em cima de uma estátua o/a vai ajudar a conhecer os outros.
Não é preciso praxe, na acepção do termo, para se integrarem... Façam almoços, jantares, whatever...
Simplesmente não vejo ponto nenhum em ter 20, 30, 40 alunos do primeiro de gatas no chão ou em figuras igualmente irrelevantes num contexto de ambientação.

Mas a acepção do termo praxe não é esse que queres fazer passar. A acepção será a prática de qualquer estudante, desde o ir a aulas de capa e batina, confraternizar com malta de vários cursos, intervir na Universidade e na Cidade, serenatas ao luar, trupes, graus, a caçoada, a troça claro que também fazem parte. Na realidade quem chega à Universidade é mesmo uma Besta!!!

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Espero que essa última frase fosse no gozo :roll:

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

sendo assim,será tambem uma besta.
:?

Avatar do Utilizador
Chronic
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 10:40

Mensagem por Chronic »

E eu... por acaso não percebi essa última :?:

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

mustiness Escreveu:Espero que essa última frase fosse no gozo :roll:
Não é no gozo. São bestas mesmo. Em mais do que um sentido. Só são caloiros mais tarde.

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Queres-me esclarecer em que sentidos?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Bem, antes de sermos caloiros, somos bestas. É apenas um nome. Se não sabias ficas a saber :P . Agora quanto aos sentidos: considero que cada vez mais os estudantes entram para o ensino superior com o rei na barriga, já sabem tudo, já bebem, já fumam e já fodem.. só ainda não tem pelos na cara nem as mamas totalmente formadas. Quero com isto dizer que não se pode tocar nos meninos, não tem a capacidade de ser humildes, de brincar, de se envergonhar a si próprios sem ter medo disso. São feitos de arame!!
Percebido o me ponto de vista?

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Do ponto de vista praxistico, eu sabia. Agora o resto, nao concordo.
Ha aqueles que gostam dessas coisas, outros que não gostam, não devem ser penalizados por isso. Eu recuso-me a envergonhar-me a mim própria, por exemplo. Tenho o rei na barriga?

Gente com o rei na barriga haverá sempre onde quer que vás. Num primeiro ano, normalmente, é muito dificil à partida conheceres muita gente portanto há sempre uma primeira fase de acanhamento. Se depois ha muitos que se armam aos cucos, ha muitos outros que não o devem fazer.

Não sei, parece-me uma designação um pouco puxada...

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Tudo bem. Se não gostam das praxes, declaram-se anti praxe a acabou-se, tão simples quanto isso. Não tem penalização, simplesmente não estou a ver a lógica de usar traje se não se foi praxado. Por outro lado conheço pessoas que foram praxadas com todo o gosto e agora não ligam nenhuma a isso. Recusas a envergonhar-te a ti própria porque? Tens medo do que possam pensar de ti? Não acreditas em ti o sufeciente? O envergonhar-se a si próprio é apenas um fruto da sociedade em que estamos inseridos. Numa pode ser o resultado de umas acções, noutra pode ser o resultado de outras. Infelizmente damos pouca atenção ao individuo e mais atenção ao grupo que ve o individuo.

vinnyarion
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 07 abril 2006 12:39

Mensagem por vinnyarion »

boas! na minha opinião as actividades praxistas são uma óptima ajuda para que o caloiro conheça tanto doutores como outros caloiros, acelerando o processo. Como opinão pessoal e pelo que ouço de outros caloiros, o sucesso das actividades praxistas depende maioritariamente dos doutores.
A postura dos doutores perante os caloiros é fundamental, devendo-se reduzir a distância doutor-caloiro(sim é possivel faze-lo sem esquecer que uns são doutores e outros caloiros). Praxes em grupos grandes é também uma boa ideia pois dá mais à vontade(todos preferimos gritar em conjunto do que gritar sozinhos, por exemplo).
Ao juntar-se estes dois factores, as actividades praxistas podem sem dúvida ser algo porreiro para os caloiros e, claro, tambem para os doutores.

algumas ideias:
sueca(jogado entre 4 doutores. dá-se uma carta a cada um d 40 caloiros, e a partir daí esse caloiro representa essa carta. Isto com todo o processo de baralhar os caloiros, partir, dár, é bastante porreiro)
jogos desportivos( é conhecido o ténis com um caloiro a fazer de bola por exemplo)
interacção entre grupos de caloiros de vários cursos(por exemplo a troca de gritos "venha lá resposta que a nossa já está posta")
levar o pessoal a beber uns copos funciona tb mt bem, principalmente em grupos pequenos.
por favor pôr caloiros a beber cerveja às 10 da manha é que não!
por favor, ter um doutor trajado rodeado de amigos não trajados a mobilizar dezenas de caloiros é ridiculo! (principalmente se ameaçam os caloiros de que no dia seguinte trazem todos traje e é mt pior)

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

usaralho Escreveu: Recusas a envergonhar-te a ti própria porque? Tens medo do que possam pensar de ti? Não acreditas em ti o sufeciente? O envergonhar-se a si próprio é apenas um fruto da sociedade em que estamos inseridos. Numa pode ser o resultado de umas acções, noutra pode ser o resultado de outras. Infelizmente damos pouca atenção ao individuo e mais atenção ao grupo que ve o individuo.
Pelo simples facto de eu sentir vergonha do que estou a fazer. O acto de envergonhar passa por sentires vergonha. Isso vai, desde logo, contra aquilo que eu penso. Eu faço aquilo com que me sinto confortável, não o que me deixa envergonhada. Quer dizer, pelo menos tento. Já passei grandes vergonhas, claro, mas não nesse campo.

O meu problema não é a integração bem feita. O meu problema é os 90% dos casos que são mal feitos, a começar pelo meu próprio curso.

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

usaralho Escreveu:Tudo bem. Se não gostam das praxes, declaram-se anti praxe a acabou-se, tão simples quanto isso. Não tem penalização, simplesmente não estou a ver a lógica de usar traje se não se foi praxado. Por outro lado conheço pessoas que foram praxadas com todo o gosto e agora não ligam nenhuma a isso. Recusas a envergonhar-te a ti própria porque? Tens medo do que possam pensar de ti? Não acreditas em ti o sufeciente? O envergonhar-se a si próprio é apenas um fruto da sociedade em que estamos inseridos. Numa pode ser o resultado de umas acções, noutra pode ser o resultado de outras. Infelizmente damos pouca atenção ao individuo e mais atenção ao grupo que ve o individuo.
Tens toda a razão...mas infelizmente ha pessoas que são anti-praxe para umas coisas e para outras ja nao,ou seja, e so para o k lhes convem..enfim.. :twisted:

Avatar do Utilizador
Chronic
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 10:40

Mensagem por Chronic »

Ah... ya. Ha muito tempo que eu li o cod da praxe tinha me esquecido da denominação "besta". Ok assim sim :roll:

Eu sou a favor da praxe pacífica em grandes grupos. Aliás, para além de ser a favor, apoio :lol:

Abcs

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Chronic Escreveu:O meu pai é prof. no DEI :D conheco aquilo desde sempre
Por acaso ele nao dá Arquitectura de Computadores? :P (muito porreiro o homem diga-se de passagem)