Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
ownd
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

Eu vi. Sinceramente, aquilo são praxeS e não a verdadeira PRAXE que se vive em Coimbra. Só tenho pena que agora em Coimbra já não transmitam alguns valores e ensinamentos, porque desde que o novo código entrou em vigor, ninguém sabe nada de nada :?

ZéPróVinho
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

Kika2 Escreveu:Algum de vós está a ver a reportagem sobre as Praxes na sic?
Vi! Mais tarde ou mais cedo a praxe vai ser apenas uma "festa" anexada a um "festival de verão" , hoje por acaso tive uma "sessão de esclarecimento" por parte de uma professora sobre parte das funções da praxe que consistiam (ou deviam consistir) transmitir as regras de entrada na sala de aula, a etiqueta para com o professor, o quarto de hora académico etc..., apenas achei bem.

De resto por situações pontuais (espero eu) de abusos físicos etc... , vão pagar todos os outros que praxam bem, sem exageros e com resultados positivos (como me aconteceu mim).

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Queria mas não consegui ver a reportagem. O que é que falaram/mostraram de Coimbra?

ZéPróVinho
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

RuiSantos Escreveu:Queria mas não consegui ver a reportagem. O que é que falaram/mostraram de Coimbra?
Não a vi completa, só vi o caso lá Braga (acho eu) e parecia uma festa (no bom ssentido da palavra) tipo carnaval e assim ...

Kika2
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Depois do que vi na reportagem, so tenho a dizer que VIVA A PRAXE DE COIMBRA!
Aqui ainda se respeita minimamente o código e não há excessos como vi na televisão. As pessoas também deviam a certo ponto, dizer que não, e não deixarem-se humilhar, mas pronto. O que não fazem só para no ano seguinte, poderem trajarem.
Como o Moita Flores disse bem, não é o traje que tras mais dignidade à pessoa!

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

nao se esqueçam que há várias praxes dentro de coimbra...

e onde sempre ouvi dizer que as praxes sao chatas é no isec... mas n sei só ouvi!

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

dawn_to_dusk_ Escreveu:nao se esqueçam que há várias praxes dentro de coimbra...

e onde sempre ouvi dizer que as praxes sao chatas é no isec... mas n sei só ouvi!
Nao achei as praxes do isec nada chatas, isso são apenas boatos.
Tambem já ouvi dizer que as praxes da agraria são as piores e afinal não é verdade.

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Para quem não viu a reportagem, pode vê-la no seguinte link:
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... DCFEA2F66A}

yELLOW
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

dif88 Escreveu:Para quem não viu a reportagem, pode vê-la no seguinte link:
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... DCFEA2F66A}
por acaso n tinha visto.....mas acabei agr de ver tudo....digo k concordo com certas coisas....mas por outro n concordo c outras...

cumpZ

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

yELLOW Escreveu:por acaso n tinha visto.....mas acabei agr de ver tudo....digo k concordo com certas coisas....mas por outro n concordo c outras...

cumpZ
mostraram alguma coisa das praxes em Coimbra??

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

ZéPróVinho Escreveu:
Kika2 Escreveu:Algum de vós está a ver a reportagem sobre as Praxes na sic?
Vi! Mais tarde ou mais cedo a praxe vai ser apenas uma "festa" anexada a um "festival de verão" , hoje por acaso tive uma "sessão de esclarecimento" por parte de uma professora sobre parte das funções da praxe que consistiam (ou deviam consistir) transmitir as regras de entrada na sala de aula, a etiqueta para com o professor, o quarto de hora académico etc..., apenas achei bem.

De resto por situações pontuais (espero eu) de abusos físicos etc... , vão pagar todos os outros que praxam bem, sem exageros e com resultados positivos (como me aconteceu mim).
opa abusos/agressões fisicas é incentivar a apresentar queixa...está visto que só assim é que aprendem e escusavam de estragar quem até pratica uma praxe saudavel... :x

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

DaniFR Escreveu:
yELLOW Escreveu:por acaso n tinha visto.....mas acabei agr de ver tudo....digo k concordo com certas coisas....mas por outro n concordo c outras...

cumpZ
mostraram alguma coisa das praxes em Coimbra??
Não, só Lisboa e Braga. Falaram também de casos em Santarém e em Viseu. A palavra "Coimbra" só aparece na conversa com os intervenientes, mas nada de especial, só para contextualização de onde surgiu a tradição académica.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

lol... é como ir a roma e não ver o papa

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

É verdade, sim.
Em relação ao tema da reportagem, tenho uma opinião bastante firme: hoje em dia há a mania de generalizar e dramatizar as praxes. E também existem cada vez menos pessoas com capacidade de se rirem delas próprias, o que é muito mau. Daqui a uns anos, vamos ser todos uns "cotas" cinzentões, não? Hoje em dia tudo é humilhação :? ainda ontem, um rapaz foi esfaqueado numa escola aqui em Lisboa. Sabem como tudo comecou? Foi por causa de um comentário racista. Isso sim é humilhação (obviamente que o esfaqueamento não tem desculpa! Mas não é isso que estou a discutir). Humilhação é o que os miúdos (mesmo os mais pequenos) fazem na escola: "oh gorda", "oh balofo", "oh preta", "oh pote de banhas", "oh caixa de óculos", "oh paneleiro". Isso é humilhar. Mas nessas alturas, todos acham muita piada e gozam.

Claro que não concordo com praxes violentas e que desrespeitem as pessoas. Mas hoje em dia faz-se da praxe um bicho mau!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

dawn_to_dusk_ Escreveu:lol... é como ir a roma e não ver o papa
Exacto! Uma reportagem sobre praxes e não falar de Coimbra... :shock:

dif88, já passaste por praxes académicas?