Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Bitor
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 13:05

Mensagem por Bitor »

Leia, se estas no 3º ano e não nacionalizaste a matricula, ou seja tens 3 matriculas na UC, parece-me que és Candieiro. Se tivesses naturalizado a matricula serias Bacharel! Outra questão é se estas a contar com a matricula 07/08?

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Pois, mas no codigo anterior a minha antiga matricula era contada. Mesmo sem ter nacionalizado a matricula. Sim, contei a nova matricula de 07/08.

mistertes
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Pá, no codigo da praxe não está bem explícito, pelo menos na parte inicial de distinção dos graus.

Mas segundo o que li, na minha opinião és de certeza Candeeiro(a?). Mas é uma questão de te informares.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Candeeiro sei que sou e acho que nisso nao há duvidas... mas grelada ou não?

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

Depende do número de créditos que te faltam e que estás inscrita este ano.

Se te inscreveste no número de cadeiras que te permitam acabar o 1º ciclo este ano lectivo és Candeeiro Grelado e no fim do ano Candeeiro Fitado, independentemente de acabares o 1º ciclo este ano.
Para o ano serias Bolognez se te inscrevesses no 2º ciclo ou Bacharel se continuasses no 1º ciclo.

Se não te inscreveste no número de cadeiras que te faltam para acabar o 1º ciclo és Candeeiro, não serás 'Grelado' nem 'Fitado'. Para o ano não serás Bacharel mas sim 'Duplo Candeeiro' e aí se tiveres em condições serás então 'Grelado' e 'Fitado'.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Inscrevi-me em tudo. A minha duvida é um artigo do codigo de praxe que não entendo. O artigo 27 alinea b (se não estou em erro).

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

É um bocado confuso é verdade.
O que entendo dessa alínea é que um aluno que tenha sido caloiro estrangeiro tem tem no máximo um grau abaixo do correspondente ao ano onde se encontra.

Por exemplo, uma caloiro estrangeiro entra para o 1º ano de um curso, nesse ano é caloiro estrangeiro, no próximo é semi-puto.
Mas um aluno que venha de outra Universidade por exemplo para o 2º ano do curso, é Caloiro Estrangeiro nesse ano, considerando-se que tem 1 ano de curso. Um aluno que entre para o 3º ano considera-se que tem 2 anos de curso.

Isto apenas serve para dizer que os anos passados noutra Universidade não têm valor na UC, ou melhor, nunca permitem a um aluno ter um grau hierarquico superior.

Foi isto que percebi. Mas fiquei com MUITAS dúvidas.

Se frequentaste o 1º e 2º ano e agora o 3º em Coimbra tens um estatuto igual aos outros, o ano/anos passados fora da UC não têm valor na PRAXE.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Eu acho que o portugues desse artigo deixa muito a desejar... É possivel que seja assim como disseste. Mas pronto, na altura se soubesse isso até que teria ido nacionalizar a minha matricula... Enfim, paciencia tb nãó é por isso que me chatear :P

HintrY
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

Leia, terça feira às 18h no Anf Anatomia vai haver sessão de esclarecimento sobre o novo código da praxe no nosso curso. Há realmente muita confusão em volta de quando impor insignias etc.
Segundo o que me disseram a ideia actual é que como estamos num ano de transição e só para o ano estaremos em Bolonha, akela ideia de Grelo - Cortejo - Fitas a faremos para o ano, junto com os colegas do agora 2º ano e em parte com os do agora 4º ano. julgo que será tb proposto que no nosso caso, tratando-se de mestrado integrado se mantenha a ordem que ocorria até agora. Grelo no 4º ano etc. já agora, acho que há uma falha no novo Cógigo em termos de hierarquia no segundo ciclo. Com 4, 5 e 6 matrículas é-se o que?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Podiamos combinar e ir juntas...

Sim, este codigo é confuso... :x

mistertes
Novato
Novato

Mensagem por mistertes »

HintrY

Tal como no código antigo, no 2º ciclo com mais de 2 matrículas és VETERANO.

Ernesto89
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 21 fevereiro 2008 15:01

Mensagem por Ernesto89 »

Boas,
Alguém me pode dizer se posso usar capa e batina fora da cidade de Coimbra?
Eu tenho um funeral de um familiar meu e como não tenho nenhum fato, pensei em levar a capa e batina...

Obrigado

sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

podes. lapela apertada até acima.

o traje pode ser utilizado para alem de como traje academico como traje de gala e para efeitos de funeral. as adaptações a fazer estao escritas no codigo assim de cor n sei.

Jeremias
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 31 março 2008 22:04

Mensagem por Jeremias »

Boas.

Espero que este seja o local mais apropriado para colocar esta dúvida:

Sou caloiro da UC e gostava de saber um pouco mais relativamente ao tribunal de praxe.

Pode ser invocado por qualquer doutor? Em qualquer circunstancia? E se se faltar à convocatória?

Thanks.

jorgeacurcio
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 06 outubro 2005 20:55

Mensagem por jorgeacurcio »

Um dúvida que tenho com estas mudanças todas.
A bênção das pastas passa a ser 3 semanas depois da queima.
A minha dúvida prende-se com o facto de ser essa cerimónia o limite para se assinar as fitas.
O que não sei é se eu colocando as fitas neste presente ano lectivo, as terei de assinar ate esta benção, ou se apenas na do próximo ano.
Se for neste ano, o tempo é muito reduzido para fazer assinar as fitas por todas as pessoas, no entanto se for no próximo ano, não faz muito sentido, usar cartola e bengala no cortejo e passado umas semanas colocar novamente as fitas na pasta para as ir benzer.
Para além de que esta cerimónia ter o intuito de abençoar o estudante que parte para o mercado de trabalho (ou nao) e que termina esta fase da sua vida.