Exames insólitos

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29

Mensagem por Vixtu »

Lino, essa das orais que duram muitas horas deve ser muito complicado de facto :?

Um outro caso de avaliação que se torna bastante penoso é o da Anatomia I. A cadeira já de si é bastante difícil de fazer, e o método adoptado de avaliação torna-a algo... 'marcante'.
Para se passar à cadeira temos de ter aprovação à parte prática (eliminatória) e à parte teórica. A parte teórica consiste em várias orais (por vezes, 2, 3 ou 4!!) feitas com o regente e com vários assistentes. Para quem não morre de amores por estar frente a um professor com uma plateia atrás cheia... ainda por cima não tendo nenhuma experiência anterior (é a primeira cadeira que se tem de fazer por oral nos cursos na F.M.U.C.) e ver-se confrontado com mais que uma oral... é de ficar sem saber bem para onde se virar!
Mas não é a parte teórica que eu queria enfatizar, ela só acentua a dificuldade da cadeira (especialmente por ser o 1º ano da faculdade, e a grande maioria não está habituada a grandes estudos, de nível universitário), mas sim a componente prática!

A componente prática, também designada por 'gincana' (são duas, cada uma com matéria de um semestre, pois a cadeira é anual) é uma avaliação feita em moldes particulares: são realizadas numa sala de aulas práticas, portanto com mesas; existem 10 mesas, formando duas filas de 5; em cada uma das mesas colocam-se duas peças anatómicas (partes do corpo de plástico) cada uma delas com um palito colocado sobre um sítio especial; junto a cada uma das peças, está um pedaço de papel onde faz uma pergunta relacionada com a estrutura sob o palito (não a simples designação, mas sim enumeraçao de 2, 3, 4 estruturas relacionadas com a apontada, ou partes dessa estrutura, ou ramos caso seja artéria, nervo, etc., no fundo perguntas teóricas -> estou a especificar este tipo de perguntas porque é relevante, como já vão poder perceber); são então 20 perguntas diferentes. Vem agora a parte gira da coisa, cada aluno tem exactamente 1 minuto para cada mesa, i.e. 30seg para cada pergunta. Digo exactamente porque há uma campainha que toca de minuto a minuto. Os alunos não estão espalhados pela faculdade à espera da sua vez, se assim fosse, os que iam saindo poderiam contar as perguntas aos que ainda não tinham feito... então, são todos colocados numa ante-sala, ao molho, e vão sendo chamados junto à porta de comunicação com a sala do exame, sempre que toca a campainha. O pior de tudo são as pessoas que, por motivos de ordem alfabética, são chamados só no fim. É que esse fim, por vezes só é atingido passadas 3h ou mais!! Os alunos são mantidos naquela sala pequena durante tempos e tempos, onde vão ficando cada vez mais ansiosos e nervosos. Não podem comer porque não lhes é permitido sair, não podem fazer muito barulho porque ao lado estão a fazer exame, não podem fazer nada... Enfim.
Quando toca a campainha e é a nossa vez, entramos na sala de exame, dirigimo-nos até uma mesa onde nos dão uma folha de exame com 20 espaços para as respostas. Um minuto para preencher os dados pessoais e a pessoa q está na primeira mesa sair (dps avançam todos, tipo cadeia de montagem fabril), e finalmente é a nossa vez! Sobre toda a tensão e pressão que fomos acumulando na ante-sala, somando à pressao adicional do tempo, ainda nos deparamos com perguntas do género: diga 4 afluentes da veia cava inferior (foi pergunta para mim). Aparentemente isto parece simples... Acreditem que não é. Não é porque sabemos de muitas histórias de pessoas que não passam porque não escreveram tudo completo e direitinho e por isso não contaram a resposta. Assim sendo, só o tempo de escrever (MESMO admitindo q a resposta surgia sem termos de pensar um instante) algo como: veias renais, veia supra-renal esquerda, veia testicular/ovárica esquerda e veias supra-hepáticas; já demorava um pouco... e depois ainda faltava a segunda pergunta dessa mesa, onde provavelmente teriamos já pouco tempo e seria muito difícil responder, até porque só de teres respondido ah anterior ja estavas stressado por ter sido tão longa e que o prof. tinha sido um parvalhão (entretanto, no meio disto -> campainha!) tens de saltar para a próxima mesa, mas a tua cabeça ainda está no que viste na outra, a ver se consegues responder só pela memória visual com que ficaste dela, e a partir dai... everything is fucked up!!! Ou esqueces a outra, ou fazes muito rapidamente e consegues recuperar para as próximas.
Mas ainda há uma outra situação que pode acontecer... essa então é a minha preferida... Podes simplesmente falhar a resposta porque o palito estava a apontar para uma zona diferente da original, porque alguém lhe tocou para ver melhor a área ou qualquer coisa semelhante...
Para culminar tudo isto, normalmente passa-se com 10 perguntas certas em 20, certo? Ali não, têm de estar correctas 12 questões em 20, para se ter 10 valores.
Agora, passaste na gincana?? PARABÉNS... Já só falta a segunda..... e, claro, as orais.

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29

Mensagem por Vixtu »

SilentNoise Escreveu:E a matéria não está sumariada? Acho um pouco estranho sair matéria que nem foi dada... Ou não será uma daquelas cadeiras que não dão vontade nenhuma de frequentar as teóricas? :wink:
Trata-se da cadeira mais mal organizada que alguma vez vi, e o mais grave é que é extremamente importante para a minha formação académica (não é uma daquelas cadeiras-palhaçada)!

O que se passa é que alguns dos assistentes fazem investigação e/ou dão consultas no departamento que por vezes se prolongam. Uma das consequências disso é que até teriam uma aula programada para dar num determinado dia, a determinada hora mas acabam por nao a poder dar, sendo substituídos por outros assistentes que não estavam a contar com isso. O resultado é termos uma aula diferente da que estaria num suposto calendário lectivo (por isso mesmo, não há um mesmo definido, ou pelo menos nem nos fornecem; somos nós que indo às aulas teóricas sabemos as aulas que foram dadas). Acontece também que a aula do outro assistente que não foi dada, poderá nem vir a ser dada mais tarde nesse ano lectivo, ou poderá vir a sê-lo.
Esse assistente que teve de faltar, por exemplo, à aula do 4º ano, mais tarde acaba por dar a aula do 5º ano com essa mesma aula do 4º ano (que poderia não ter sido dada no ano anterior por causa destas mesmas trocas e baltrocas).
Isto acontece com alguma frequência, mas somente nessa cadeira as aulas dos diversos anos em que é leccionada são trocadas, devido ao facto de os assistentes serem sempre os mesmos nos níveis todos. Ao que parece, acabam por pensar que deram determinada aula ao 4º ano e ao 5º ano, e afinal só tiveram oportunidade de dar ao 5º por algum imprevisto, e vice-versa (mas neste caso já não há problema, pois eles no nível 3 têm obrigação de estudar todos os outros anos da cadeira).

Quanto ao assistir às aulas teóricas, a afluência é grande! Especialmente porque também temos uma bibliografia que, sendo demasiado vasta, é dificilmente boa ajuda. Acabamos todos por ir às aulas para depois não termos grandes surpresas nos exames... (irónico se se ler o meu post anterior). Há ainda outro motivo pelo qual a assistência é grande: no 4º ano o horário foi feito de tal maneira que temos 2h de consultas (práticas, com doentes, não podemos faltar obviamente...) seguidas de 2h de teóricas e depois mais 2h de consultas e por vezes mais 2h de teóricas; isto faz com que o pessoal já que está no departamento e não tem mais nada para fazer... vá às teóricas (sim, a única sala de convívio que temos tem 5 mesas de 4 lugares e uma máquina de café e pastelaria, não dá para grandes voos; e nem sequer perguntem por net... que só temos 3 pcs com net muuuito limitada) :cry:

MingShu
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: domingo, 03 setembro 2006 3:13

Mensagem por MingShu »

Pois Vixtu, isso de Anatomia está realmente muito mal feito!! É que é considerado como resposta errada se nos esquecermos, por exemplo, de um dos afluentes ou, pior, de escrever esquerdo ou direito!!
Acho k os exames de anatomia nao avaliam bem os reais conhecimentos da pessoa, porque depois do cansaço de semanas infindáveis a estudar somado à enorme carga de stress das gincanas e da espera entre as varias orais que temos que fazer não ajuda mesmo nada!
Conheço pessoas que ganharam trauma e tiveram k ir a exame durante anos e anos porque tinham sempre uma enorme branca durante a gincana.

MingShu
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: domingo, 03 setembro 2006 3:13

Mensagem por MingShu »

Na cadeira de Introdução à Medicina o exame está dividido em 4 partes e na parte correspondente a História da Medicina têm surgido exames realmente insólitos! No meu ano o exame simplesmente não tinha perguntas. Tinha apenas frases seguidas de espaços. Nós nem percebemos se era para comentar as frases ou não, porque muitas delas nem sequer tinham nada que se pudesse comentar. E a ultima "questão"(se é que pode ter esse nome) era realmente enigmática: constava numa lista enorme de nomes seguida de reticências. Se estivéssemos a falar das vidas de todas as pessoas que lá estavam nem no tempo correspondente as 4 partes do exame estávamos despachados!
:lol:
Nos anos seguintes, segundo me têm contado, já se chegou ao cúmulo de se pedir aos alunos para desenharem uma personalidade importante na historia da medicina ou para desenhar punhais... enfim! Situações verdadeiramente anedóticas que não se deveriam passar em qualquer nível de ensino e, muito menos, no ensino superior.


Outra situação que considero muito grave é o facto de termos direito a ter acesso às provas depois de corrigidas e de já mo ter sido negado várias vezes por regentes de várias cadeiras! Isso só me faz duvidar da forma como os exames são corrigidos... E há sempre aquele medo de protestar porque toda a gente sabe que podemos sofrer represálias...

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29

Mensagem por Vixtu »

Ui, I.M. é outro bom exemplo, ainda bem que o lembras... Eu também fui a exame nesse ano e fiz o mesmo que tu. Um exame desses não se esquece... Não sei se estavas na mesma sala que eu, mas nessa última pergunta houve uma pessoa que finalmente resolveu perguntar (em voz alta, todos ouvimos) o que todas as pessoas naquele sítio queriam perceber e ninguém ainda se tinha feito ouvir (estado de choque com tal exame mais esquisito?!). Perguntou o que é que (raio) é que era para fazer na última pergunta! É que realmente, aquilo era assim:

''Coimbra, capital nacional da Cultura 2003. Egas Moniz, (4 linhas de nomes de personalidades conhecidas associadas ao mundo médico, separados por virgulas ou reticências) António José de Almeida.''

...

O professor respondeu:
''Não é lógico?!? (com o ar mais espantado do Mundo) Têm Coimbra, Cultura e as personalidades... Têm de relacionar tudo!''

Tempos inesquecíveis... :?

MingShu
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: domingo, 03 setembro 2006 3:13

Mensagem por MingShu »

Não sei se estavas na mesma sala que eu, mas nessa última pergunta houve uma pessoa que finalmente resolveu perguntar (em voz alta, todos ouvimos) o que todas as pessoas naquele sítio queriam perceber e ninguém ainda se tinha feito ouvir (estado de choque com tal exame mais esquisito?!). Perguntou o que é que (raio) é que era para fazer na última pergunta!
Pois, eu não estava na mesma sala do que tu. A pessoa que lá estava a vigiar o exame ficou tão espantada como nós e não nos soube dizer o que era para fazer... disse-nos para tentarmos comentar...

Electris
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

No meu ano na parte de História da Medicina tinha que desenhar 15 tipos de lâminas diferentes, todas enumeradas. Não me esqueço da "lâmina Parker nº3".
Na bela gincana de Anatomia lá aparece o secretário a dizer em voz alta: "Chumbou X, Y, Z..." :roll:

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

A questão é, tu confiarias a tua vida a uma pessoa que só tivesse identificado bem 10 de 20 zonas?

Eu compreendo as criticas Vixtu (e especialmente a dos palitos que já não estão no sitio original), no entanto por alguma razão os médicos são bem pagos, muitos têm que ter bastante informação na cabeça e tomar decisões sob pressão (isto nas urgências), se calhar é por isso que fazem a tal gincana nesses moldes... é que na vida real falhar pode significar entre a vida e a morte da pessoa.

Claro que também é relativo, pois falamos se calhar de memória de curto prazo... que deve ser bastante utilizada nessas gincanas... o que não é lá muito bom... mas também ficam sempre com os nomes subjacentes lá algures num circuito neuronal à espera de ser activado quando a altura chega.

Mas também acho que as outras pessoas têm que compreender que os médicos são acima de tudo humanos (bem preparados com tais provas é um facto)... e errar é humano e é perfeitamente aceitável (ou afinal só por serem médicos têm sempre razão e não podem, como nos outros locais, errar?)


Se repararem, nas tarefas mais criticas é onde é a aprendizagem é mais dura e 'cruel'... mas se calhar é um mal necessário para haver menos falhas...


P.S.: quanto aquela cadeira que teve nos exames matéria do ano seguinte, era de escreverem uma cartinha em conjunto e assinada por todos à FMUC (e se a FMUC não vos ouvir ao reitor e MCTES), pedindo também substituição do Professor. É inadmissivel o que vos aconteceu.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Fiquem felizes pois o regente de IM mudou e o professor de historia da medicina também. Pode ser que agora se aprenda de facto historia da medicina...

Quanto às gincanas, achei muito stressante (eu tb sou mt nervosa) mas o pior mesmo foi as orais... uma porcaria! Sobretudo a de torax que me traumatizou... O tempo de espera, não saber em que dia se irá passar, se é daqui a 5 minutos ou daqui a 4 horas.

O pior das orais é que estamos pendente da boa ou má disposição de um professor. Uma das minhas orais não foi para avaliar os meus conhecimentos mas sim para me por nervosa e confusa.

Enfim... Anatomia I já está feito... falta agora fazer a II.

Acerca de ter de acertar em 12 e nao em 10 para passar. A FMUP apenas deixa errar 6 respostas se não estou em erro. No entanto, a gincana lá é de identificação em corpos.

Quanto aquilo que o Corsario disse, tenho somente a dizer que passei a anatomia I com boa nota e não me lembro de metade do que decorei... Quando estiver licenciada terei obrigatoriamente de ir estudando anatomia à medida que for precisando.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Mas dai eu ter dito que por outro lado as provas eram relativas exactamente por causa da memória de curto prazo que seria a mais utilizada :wink:

De qualquer das formas (e vocês que percebem mais disto também o saberão), o 'esquecer' é muito relativo no nosso cérebro (há mesmo quem diga que o nosso cérebro não se esquece de nada), pois como disse o circuito neuronal usado para aceder a essa informação pode apenas estar mais "desligado" por não lhe darem uso, e quando precisarem se calhar poderão lembrar-se com mais facilidade (uns tendo que dar uma passagem pelos livros para o reactivarem, outros podem não precisar e vão-se 'lembrando') :P

(ok... uns quantos erros teóricos, mas acho que a ideia está lá).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Tal como numa língua, podem tê-la esquecido por uns tempos, mas está no sub-consciente...

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

SilentNoise boa sorte para amanhã :P

(também espero tê-la :oops: )

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Oh rapariga, se precisas de sorte é muito mau sinal... :lol:
Vais com quanto da parte prática? Eu vou com cerca de 6 valores (menos 1 que no ano passado) e com plena consciência de que pode não me valer de nada... Enfim... :wink:

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Epa temos de ter fé :P vai correr tudo bem

(bem sem contar com a wiki tou com 5 e meio (mas apostei no trab da wiki..))

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Lembrei-me desse trabalho para a wiki, estava eu a curtir a ressaca da serenata, ou seja, tarde demais... Paciência... :lol: