Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

rainha santa

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

gunky Escreveu:rainha santa
não me parece nada que seja a rainha santa,a senhora que aparece deverá representar a sabedoria,"Sapientia" deve ser o seu nome,lol.
também acho estranho uma mulher a representar a sabedoria,mas o que é que se pode fazer...

Cláudia BN
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: quinta-feira, 09 março 2006 21:10

Mensagem por Cláudia BN »

Briooosa Escreveu: também acho estranho uma mulher a representar a sabedoria,mas o que é que se pode fazer...
Sem comentários!!!...

Cláudia BN
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: quinta-feira, 09 março 2006 21:10

Mensagem por Cláudia BN »

Al Capone Escreveu: n posso aceitar reclamacoes de quem nao tem legitimidade para as fazer,né?
Não percebi a quem é que te estavas a referir...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Qual o problema de ser uma mulher a representar a Sapientia? :?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Jarod Escreveu:Pessoal deixem-se de conversas paralelas se faz favor.

No Selo da Universidade de Coimbra, (o símbolo verde presente nos cartões de estudante), o que representa a imagem que lá se encontra?

Alguém sabe dizer?

Vão colocando aqui as vossas ideias (centrem-se nesta questão por favor e não voltem às conversas paralelas) e eu volto daqui e uns quantos "posts" para vos dar a resposta correcta!

E isso é uma conversa paralela ou em série? É que já chateia tanto rei na barriga, digo eu :roll:

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

nao se pode dizer nada...
aqui peço desculpa a todas as mulheres,pela minha frase.
estava a brincar,mas ninguem percebeu pelos vistos...

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21

Mensagem por knight »

De acordo com os estatutos da universidade, :D

Artigo 71.º
1. São símbolos da Universidade de Coimbra o selo, a bandeira e o hino.
2. O selo representa a Sapientia coroada, em pé, com um livro aberto na mão esquerda e um ceptro terminado em esfera armilar na direita. No chão encontram-se alguns livros e ainda um crivo, do lado direito, e um mocho, do esquerdo.
Este conjunto está enquadrado por um pórtico gótico e tem à volta, na metade inferior, a legenda “Insignia Vniversitatis Conimbrigensis”.
3. As cores do selo são: verde para a Reitoria e suas dependências imediatas, azul escuro para a Faculdade de Letras, vermelho para a de Direito, amarelo para a de Medicina, azul claro e azul claro e branco para a de Ciências e Tecnologia, roxo para a de Farmácia, vermelho e branco para a de Economia, cor de laranja para a de Psicologia e de Ciências da Educação, castanho e pérola para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.
4. As Faculdades, a Biblioteca Geral, o Arquivo e a Imprensa da Universidade podem utilizar, além do selo descrito, os emblemas ou selos brancos que lhes sejam próprios, desde que aprovados pelo Senado.
5. A bandeira tem ao centro o selo da Universidade, de cor verde, em relevo, sobre fundo branco.
6. A Universidade tem hino próprio, que se toca nas cerimónias solenes.


in http://www1.ci.uc.pt/prospecto/estatutos/index.html

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Cláudia BN Escreveu:
Al Capone Escreveu: n posso aceitar reclamacoes de quem nao tem legitimidade para as fazer,né?
Não percebi a quem é que te estavas a referir...
Refiro-me a pessoal dos politecnicos, privadas e afins!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Al Capone Escreveu:
Cláudia BN Escreveu:
Al Capone Escreveu: n posso aceitar reclamacoes de quem nao tem legitimidade para as fazer,né?
Não percebi a quem é que te estavas a referir...
Refiro-me a pessoal dos politecnicos, privadas e afins!
Sinceramente frases como a tua metem um bocado de nojo...
Ah e tal eu estudo na UC e sou o maior... puufff

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Ele fala em relação à queima das fitas e organização nada mais (que eu note).

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Se uns vão lá porque não os outros? Chega de divisões politécnico/universitário, o que importa é a qualidade do ensino. A UC até copia cursos leccionados no Politécnico como Turismo!

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Sobre o Selo da Universidade, parabéns a quem acertou:

A figura representa a Sapiência, a sabedoria. Acertaram Briooosa e knight, que foi até procurar a definição dos símbolos da Universidade de Coimbra segundo os estatutos desta instituição.

Imagem

De facto, dizem os estatutos: O selo representa a Sapientia coroada, em pé, com um livro aberto na mão esquerda e um ceptro terminado em esfera armilar na direita. No chão encontram-se alguns livros e ainda um crivo, do lado direito, e um mocho, do esquerdo.
Este conjunto está enquadrado por um pórtico gótico e tem à volta, na metade inferior, a legenda “Insignia Vniversitatis Conimbrigensis”.

E mais: o selo será de determinada côr conforme o n.º 3 do artigo 71.º dos Estatutos.
Nomeadamente: verde para a Reitoria e suas dependências imediatas, azul escuro para a Faculdade de Letras, vermelho para a de Direito, amarelo para a de Medicina, azul claro e azul claro e branco para a de Ciências e Tecnologia, roxo para a de Farmácia, vermelho e branco para a de Economia, cor de laranja para a de Psicologia e de Ciências da Educação, castanho e pérola para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Para quem pensava que era a Rainha Santa, tudo bem não és o único!
Também há quem pense que é a N.ª Sr.ª da Conceição, padroeira da Universidade.
Mas não, é mesmo a "Sapiência". Considerem-se agora mais "sapientes" porque sabem mais este bocadinho sobre a Universidade de Coimbra!

Brevemente lançarei mais uma destas!

Avatar do Utilizador
Al Capone
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

duffy Escreveu:
Al Capone Escreveu:
Cláudia BN Escreveu:
Al Capone Escreveu: n posso aceitar reclamacoes de quem nao tem legitimidade para as fazer,né?
Não percebi a quem é que te estavas a referir...
Refiro-me a pessoal dos politecnicos, privadas e afins!
Sinceramente frases como a tua metem um bocado de nojo...
Ah e tal eu estudo na UC e sou o maior... puufff
Falei nesta questao em concreto, se quiseres le os meus posts para tras!
Quanto a ser superior ou nao isso nao da pa comparar, os cursos tendo o mm nome nao se propoem para a mesma coisa!
Tens que pesquisar sobre os objectivos dos dois tipos de ensino, quando se fala em copia se calhar tem que se ter 1pco mais de cuidado!

Cláudia BN
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: quinta-feira, 09 março 2006 21:10

Mensagem por Cláudia BN »

Al Capone Escreveu:
Cláudia BN Escreveu:
Al Capone Escreveu: n posso aceitar reclamacoes de quem nao tem legitimidade para as fazer,né?
Não percebi a quem é que te estavas a referir...
Refiro-me a pessoal dos politecnicos, privadas e afins!
Por instantes, pareceu-me que te estarias a referir à minha pessoa... daí a minha pergunta. Não é o facto de eu pertencer à FLUC que me torna diferente dos colegas de Institutos ou Privadas. Aliás, quando acabares o curso (se ainda não o acabaste), perceberás que ninguém liga a essa questão. Pelo contrário... de certa forma, sentir-te-ás prejudicado por teres feito parte da UC. Mas só sentirás isso mais tarde, como todos acabamos por sentir. Por isso deixem-se de tretas, porque no fundo somos todos iguais!