Pós-COVID19

Para discussões e informação relacionadas com o Coronavírus COVID-19.
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Pós-COVID19

Mensagem por Pedro »

Numa altura em que nos aproximamos do que poderá ser o pior período desta crise, começa-se também a pensar em como será o mundo "pós-COVID19". Este é um daqueles eventos que certamente irá mudar o nosso estilo de vida, com o efeito exponenciado por ser algo com um impacto mundial.

Vai haver muitas indústrias com impactos negativos, mas parece-me que o turismo será das que irá sofrer mais. Mesmo quando tudo isto passar, não me parece que as pessoas voltem a viajar como agora. O medo de outra situação destas, mais os relatos das situações de quem ficou preso em cruzeiros ou noutros países, provavelmente fará com que as pessoas comecem a hesitar mais em viajar para países distantes.

Por outro lado, a quebra no turismo pode vir a ter um efeito positivo para os habitantes locais. Podemos estar perante o fim (ou uma quebra acentuada) do alojamento local, que tem contribuído fortemente para o aumento gigantesco nos preços das rendas. Com o eventual regresso de muitas destas casas ao mercado de arrendamento de longa duração, podemos ter rendas a voltar a valores em linha com o que a carteira dos Portugueses pode pagar.

Penso que podemos também assistir a um crescimento acentuado das compras on-line, incluindo para as compras do dia-a-dia (algo que ainda não era comum).

Esta crise também mostrou que muitos trabalhos que "não há qualquer possibilidade de ser feito remotamente" afinal podem ser feitos remotamente. E mostrou que muitas empresas podem fazer essa troca de um momento para o outro, sem anos de transição (embora haja impactos dessa pressa). Este evento pode ter sido o empurrão que faltava para a massificação do teletrabalho.

Finalmente, os impactos climáticos. Esta situação aconteceu numa fase crítica da luta contra as mudanças climáticas. E, para o melhor ou pior, mostrou que o que era impossível - pararmos tudo - afinal pode ser feito. E tem mostrado os impactos positivos dessa paragem, com melhorias significativas da poluição em vários locais. Será que, após esta situação, continuaremos com medidas que venham a permitir não perdermos estas melhorias? Desde logo, a massificação do teletrabalho poderá dar uma forte contribuição, diminuindo as deslocações necessárias.

Parece-me certo que não iremos "regressar" para o mesmo mundo em que vivemos até Fevereiro... para que mundo iremos regressar?

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Re: Pós-COVID19

Mensagem por athena »

Na fase imediata, o desemprego, a falência de muitas (muitíssimas) empresas, o aumento de impostos e os escombros do que restar do SNS, vão ter repercussões pesadas na vida dos portugueses. Mas a história mostra-nos que após grandes calamidades, a estrutura económica recupera, nichos de negócio e novas oportunidades preenchem os que se extinguem. Virá a vacina, tratamentos e a esperada imunidade de grupo. O consumo (excessivo) voltará, eventualmente em formato diferente. As pessoas voltarão a viajar, não tenho dúvidas sobre isso - passada a crise, os cidadãos querem esquecer, retomarão os hábitos anteriores e outros novos vão surgir - os ciclos da história repetem-se, acredito nisso. Esta crise sem fuga nem auxílio externo, é uma brutal lição que a natureza nos deu, numa época em que julgávamos ter tantas coisas controladas, vivendo sob o signo da max. produção e eficácia, nesse aspeto, espero que haja uma reflexão global sobre o humanismo e valores éticos. Tanto tempo gasto a discutir a eutanásia, olhar para o lado na questão dos refugiados e famintos do mundo e quando a Itália pede ajuda para a tragédia em curso, a UE deixa claro que é cada um por si, uma vergonha, acho eu!
Isto também vai passar, mas agora, por favor FICA EM CASA!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Pós-COVID19

Mensagem por Pedro »

Quase um ano depois... ainda não estamos no pós-pandemia. O teletrabalho parece estar para ficar, embora ainda haja muitas empresas a pensar em voltar a modelos totalmente presenciais - no meu caso, no entanto, não me vejo a regressar a essa situação.

Tenho notado algumas ligeiras quebras nos valores das rendas que aparecem nos anúncios, mas ainda longe do impacto que eu esperava. Vê-se também alguns AirBnB "convertidos" para arrendamento de longa duração, mas pensei que ia haver um impacto muito maior nesta área.

Nas escolas, a sensação é mista. Eu tenho estado a frequentar um curso do Centro da Línguas da UC onde as trocas entre remoto e regime misto não tiveram grande impacto. No entanto, tenho a ideia que houve vários cursos onde a transição não foi propriamente fácil, e noto que ainda há pouca vontade de ajustar coisas para a nova realidade (por exemplo, lembro-me de uma discussão sobre aumentar o número de câmaras a vigiar os alunos nos exames, em vez de alterar métodos de avaliação).

No geral, fica a ideia que o mundo vai mudar, mas não tanto como se esperava há um ano atrás.

Responder