Universidade de Coimbra

Para discussões e informação relacionadas com o Coronavírus COVID-19.
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 11920
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Universidade de Coimbra

Mensagem por Pedro »

As aulas presenciais e todas as actividades sociais encontram-se suspensas na Universidade de Coimbra já há alguns dias.

Neste momento, as aulas estão a decorrer remotamente. A última informação recebida oficialmente da Universidade indicava que esta medida seria temporária (até 25 de Março), mas neste momento tudo aponta para se prolongar pelo menos até 9 de Abril.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 11920
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Universidade de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Cortejos da Queima das Fitas e da Latada fundidos

A Queima das Fitas vai ocupar o espaço temporal da Festa das Latas pois irá realizar-se em Outubro, segundo anunciou a Direcção-Geral da Associação da Académica de Coimbra (DG/AAC) devido à pandemia do coronavírus. Contudo, os estudantes, através do Facebook oficial desta festa académica, colocaram diversas questões à organização com esta a explicar que vai juntar as duas festas no que ao cortejo diz respeito.

Fonte: Diário de Coimbra
Um adiamento que já era esperado.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 11920
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Universidade de Coimbra

Mensagem por Pedro »

Num e-mail enviado pelo reitor, a Universidade de Coimbra informou que as aulas presenciais estão suspensas até ao final deste ano lectivo, que os exames passam para meios digitais e que o período de pausa lectiva da Queima não irá existir.

Segue-se o texto do e-mail:
Cara Colega,
Caro Colega,
Em cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde, bem como do Despacho n.o 2836-A/2020, de 2 de março, com o propósito de promover a contenção do Coronavírus (COVID 19), o Despacho Reitoral n.o 38/2020, de 9 de março, aprovou um conjunto de medidas preventivas neste contexto, determinando a suspensão de toda a atividade letiva presencial na Universidade de Coimbra, bem como a sua substituição por métodos digitais para a promoção do ensino a distância, durante o período de pelo menos 15 dias seguidos.

Por sua vez, o Despacho Reitoral n.o 41/2020 veio prorrogar os efeitos do Despacho Reitoral n.o 38/2020 até ao próximo dia 9 de abril, prevendo que nessa data se procedesse à reavaliação das medidas nele previstas em função da evolução da situação epidemiológica.

Em conformidade, com o envolvimento de toda a comunidade académica, a Universidade de Coimbra envidou todos os esforços no sentido de criar condições para se adaptar a esta nova realidade e assegurar que o ensino possa ser ministrado à distância a todos os estudantes.

Em face das orientações que têm sido emanadas pela Direção Geral da Saúde e tendo sido prorrogado o estado de emergência, não é previsível que venham a estar reunidas, até ao final do ano letivo em curso, as condições que permitam retomar as atividades letivas em regime presencial. Acresce ainda o facto de, decorrente da incerteza instalada, a estabilidade emocional de toda a comunidade académica dever ser considerada um valor maior, a que se junta a necessidade de todos os estudantes (nacionais e internacionais) serem tratados de igual forma, razão pela qual também se torna necessário planificar atempadamente o que resta do atual ano letivo.

Neste contexto, determino:

A suspensão de toda a atividade letiva presencial na Universidade de Coimbra, bem como a sua substituição por métodos digitais para a promoção de um ensino a distância, até ao final do ano letivo 2019/2020;

A transição de todos os regimes de avaliação para meios digitais;

A manutenção do calendário escolar para o ano letivo em curso, aprovado por Despacho Reitoral n.º 19/2019, de 7 de fevereiro, com exceção do período de pausa letiva da Queima das Fitas que passará a integrar o período letivo.

O Reitor,
Amílcar Falcão