Castelo de Montemor

Para tópicos relacionados com fotografia.
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Castelo de Montemor

Mensagem por daniel322 »

Nota histórica (by IPPAR)
Tem-se atribuído ao Islão peninsular o essencial da primeira forma do castelo de Montemor-o-Velho. Tal conjectura, todavia, merece algumas reticências importantes, que podem associar a primitiva fortaleza a uma intermédia ordem cristã. Por um lado, não se pode tomar o período islâmico como um todo histórico contínuo, pois é certo que, entre as épocas emiral (séculos VIII-IX) e de al-Mansur (finais do século X), o território de Coimbra esteve largos anos nas mãos dos cristãos, mais até do que se supunha. Por outro, o recente estudo de um conjunto de lápides cristãs altimedievais, aparecidas no interior do castelo, entre as quais uma datada de 982, permite sugerir que, por essa altura, o local foi ocupado por cristãos, no processo de ocupação da linha do Mondego, iniciada (ou continuada) a partir do reinado de Afonso III das Astúrias.

Infelizmente, desse primitivo período asturiano-leonês, nenhum outro testemunho chegou até nós que possa assegurar a existência de um castelo e, efectivamente, o que podemos hoje identificar como mais antigo no sistema militar da localidade, data do islâmico século XI, quando as fronteiras entre os dois blocos civilizacionais que protagonizaram a Reconquita se tornaram bem mais próximas.

A cidade foi conquistada por al-Mansur em 991 e, a partir de então, ter-se-á dado corpo a uma fortaleza de carácter islâmico. Dessa época, contudo, é muito pouco o que se pode identificar, radicalmente transformado o conjunto nos séculos posteriores. Os torreões semi-circulares podem corresponder a esta fase, mas aguarda-se, ainda, que a fortaleza seja objecto de um estudo mais rigoroso, que permita concluir acerca das fases construtivas aqui representadas.

Do período islâmico resta ainda um capitel coríntio e dois fragmentos de decoração em gesso, que deverão ter pertencido à mesquita. O capitel é uma obra de carácter áulico, provavelmente já da primeira metade do século XI, "que segue o modelo mais característico (...) do período califal", mas que "apresenta" também "já uma estilização tal que as formas esculpidas do cesto mal lembram as folhas de acanto".

Na posse dos cristãos a partir de 1064, data da conquista de Coimbra, Montemor-o-Velho transformou-se na principal fortaleza do baixo-Mondego. Com D. Afonso Henriques e D. Sancho I foi novamente intervencionada. A torre de menagem quadrangular pode datar desta época, mas possui algumas características estranhas ao Românico. Implanta-se num dos ângulos do castelejo, o que contraria a normal posição de torre isolada a meio de um pátio. Por outro lado, integra, nas suas fiadas inferiores, material romano reaproveitado, característica nada comum aos anos do Românico, mas bastante frequente na Alta Idade Média.

Nos séculos seguintes, mantendo Montemor a sua importância estratégica no quadro interno, a fortaleza foi dotada de alambor, grandes torreões quadrangulares, uma barbacã e um prolongamento da cerca para Noroeste. No interior, o paço construído no século XI por D. Urraca, irmã de D. Teresa, e profundamente remodelado por pelas infantas filhas de D. Sancho I, transformou-se num típico paço senhorial baixo-medieval, actualizado em relação aos principais conjuntos palacianos da época, e casa-sede do regente D. Pedro, em pleno século XV.

Ainda dentro das suas muralhas, importa referir a igreja de Santa Maria da Alcáçova, fundada em finais do século XI, durante o consulado pró-hispânico de D. Sesnando. Dela se conserva um fragmento de lápide, provavelmente posterior a 1095 (ano em que o alvazil de Coimbra doou o castelo ao presbítero Vermudo, com a condição deste o restaurar e povoar) (BARROCA, 2000, pp.129-130). Implantada sobre a antiga mesquita islâmica, foi objecto de reformas posteriores e, uma inscrição de 1128 alude à cerimónia de Dedicação do templo. O seu actual aspecto corresponde a uma campanha manuelina, de inícios do século XVI, atribuída ao arquitecto Francisco Pires.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
quase que se vê coimbra :)

Imagem

Imagem
uma bela surpresa.. gostei do enquadramento do café no local

Imagem

Imagem

Imagem
fotinhas de noivos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Igreja anexa de Santa Maria da Alcáçova

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

quem tiver fotos é bem vindo a postá-las neste topico ;)

já agora, panoramica dentro do castelo: http://www.regiaocentro.net/qtvr/mov...montemorgr.mov

Avatar do Utilizador
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40
Localização: Coimbra

Mensagem por Lourenco »

Tenho algumas (poucas!) fotos do castelo mas não estão tão boas como as tuas, nem perto disso! :roll:

É, de facto, um castelo imponente e sobranceiro, com uma vista magnífica sobre os campos do Mondego. Gostei bastante do café, já sabia da sua existência mas nunca o tinha visto, parece-me bem inserido.

Penso que seria uma boa ideia criar um tópico do género "Locais a visitar perto de Coimbra", para dar a conhecer alguns dos belos locais que esta cidade tem nos seus arredores. Falo de locais como a Curia, o Buçaco, Conímbriga, Penela, Montemor, entre tantos outros.
Se estiveres de acordo, podias criar esse tópico Daniel, uma vez deves ter fotos de quase todos os locais que referi. O que achas? :wink:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Adoro o castelo. Estar lá, sentarmo-nos no relvado, apreciar os campos do Mondego, tirar fotos, sentirmos que voltámos ao tempo da reconquista quando estamos entre as ameias a vigiar as redondezas... um marco inigualável na região!

PS: Tenho fotos da região: Montemor, Figueira, Soure...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40
Localização: Coimbra

Mensagem por Lourenco »

Lino Escreveu:PS: Tenho fotos da região: Montemor, Figueira, Soure...
Então podes criar o tópico que referi! :D

Eu também tenho algumas, poucas. Não são suficientes para abrir um tópico desse género, mas terei todo o gosto em contribuir para o mesmo. B)

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Aposto que se te sentisses no tempo da reconquista não estavas sentado calmamente no relvado (que aliás nem deveria existir!) :P eheh, "olha os mouros vêm lá" "opá que chato, estou aqui sentado na relva, tão confortável"

Muito boas fotografias, está na altura de eu voltar ao castelo. Da última vez que fui lá estava a cair aos bocados, muito pouco arranjado. Mas também já foi há mais de 10 anos...
Hakuna Matata

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lourenco Escreveu: Penso que seria uma boa ideia criar um tópico do género "Locais a visitar perto de Coimbra", para dar a conhecer alguns dos belos locais que esta cidade tem nos seus arredores. Falo de locais como a Curia, o Buçaco, Conímbriga, Penela, Montemor, entre tantos outros.
Se estiveres de acordo, podias criar esse tópico Daniel, uma vez deves ter fotos de quase todos os locais que referi. O que achas? :wink:
é uma boa ideia.. tenho de penela, montemor, conimbriga, (do buçaco acho que tb) e mais algumas..

eu tinha pensado abrir um topico sobre as varias zonas de coimbra (pois tenho fotos de vários bairros/zonas) mas essa ideia que deste tb me agrada :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mustiness Escreveu:
Muito boas fotografias, está na altura de eu voltar ao castelo. Da última vez que fui lá estava a cair aos bocados, muito pouco arranjado. Mas também já foi há mais de 10 anos...
já lá não ia à cerca de 15 anos.. foi uma agradavel surpresa ver tudo tão bem tratado

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lourenco Escreveu:
Penso que seria uma boa ideia criar um tópico do género "Locais a visitar perto de Coimbra", para dar a conhecer alguns dos belos locais que esta cidade tem nos seus arredores. Falo de locais como a Curia, o Buçaco, Conímbriga, Penela, Montemor, entre tantos outros.
Se estiveres de acordo, podias criar esse tópico Daniel, uma vez deves ter fotos de quase todos os locais que referi. O que achas? :wink:
já agora, e como organizamos esse tópico? cria-se um e vão-se colocando os endereços dos tópicos entretanto realizados??
talvez o pedro ou alguem mais experiente possa ajudar a organizar isso :oops: :wink:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Não põe-se umas fotos e o pessoal vai pondo as suas, tal como no Fotografias de Coimbra...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

mas assim fica tudo desorganizado, não?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pode-se por um tópico com fotos de cada terra, ou então por-se num álbum tipo photobucket e colocar os nossos álbuns aqui...
Ou uma secção do fórum para a região de Coimbra.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Não me apeteceu ler a nota historica sobre o Castelo, não sei se é referido, mas acho que merece destaque, é o único sitio em portugal que tem uma igreja com uma santa grávida :D

Avatar do Utilizador
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 79
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40
Localização: Coimbra

Mensagem por Lourenco »

daniel322 Escreveu:já agora, e como organizamos esse tópico? cria-se um e vão-se colocando os endereços dos tópicos entretanto realizados??
talvez o pedro ou alguem mais experiente possa ajudar a organizar isso :oops: :wink:
Talvez se pudesse criar um tópico em que no primeiro post se colocassem as fotos e as informações de cada local. Sempre que fossem introduzidas novas fotos/informações o autor do tópico acrescentava-as no primeiro post. Dava era algum trabalho ao criador do tópico... :roll:

Eu nem sei bem que fotos tenho para aqui. Não tenho muitas, mas ainda tenho algumas interessantes de locais que provavelmente a maior parte das pessoas não conhece.

Daniel, a ideia de criares um tópico sobre as várias zonas de Coimbra também me parece excelente. Seria uma espécie de roteiro da cidade, muito útil para quem não conhece bem Coimbra. B)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Tenho que ver os meus dvd's com fotos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
scarface
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 96
Registado: domingo, 13 março 2005 14:53
Localização: coimbra

Mensagem por scarface »

tenho de tirar o chapeu ao fotografo, muito boas fotografias, tanto estas como as outras nos outros topicos , parabens e obrigado por partilhares

Responder