Primeira paragem após uns 30 minutos, para beber água e aproveitar para uma fotografia do que ia ficando para trás.

Pela frente ainda havia um longo caminho a subir...

...muito longo...

...extremamente longo...

Mais ou menos por aqui consultei a bússola para ver se estava a ir na direcção certa, porque estava a parecer-me demasiado tempo...

Mas afinal tinha apenas subestimado o tempo necessário para subir a serra. Eis o primeiro sinal que estava a chegar a um dos pontos de referência, a Estrada Florestal.

A passagem de um carro uns 10 segundos depois de eu ter tirado esta fotografia confirmou que, de facto, estava a olhar para a estrada florestal.

Aparentemente a mistura de asfalto, buracos e terra da fotografia anterior é uma rua.

Assim que se chega à Estrada Florestal, perde-se imediatamente a sensação de estarmos embrenhados na floresta...

Por isso, nada melhor que optar por um caminho menos percorrido para tentar chegar ao segundo ponto de referência: a dolina de cedros.

E a aposta resultou bem, este parque de merendas estava completamente vazio, bem cuidado e limpo (até os caixotes do lixo estavam vazios... ou apanhei-o após uma limpeza ou é pouco frequentado).

Vista do meu agradável spot de almoço. O silêncio só era interrompido pelo som dos pássaros e pelo ocasional ruído vindo de miúdos irritantes num parque de merendas próximo - mais um motivo para eu ficar contente por este parque não estar sinalizado nem poder ser acedido por automóvel, pude almoçar descansado.

O ponto de entrada no parque.

Vista do topo das árvores.

Mais uma vista do meu spotzito.

No final do almoço, aproveitei para subir a um dos declives para tirar mais uma foto.

E estava na altura de continuar a viagem.

De regresso à estrada, a caminho de mais um ponto de referência...

...que surge ali ao fundo: a Capela de Santo Amaro.

Vista frontal da Capela, que tem um pequeno parque de merendas por trás...

...e tem também o Parque Aventura.

Enquanto percorria o caminho ao longo do Parque Aventura, comecei a sentir o odor a mar, pelo que decidi procurar o motivo...

...e aqui está ele, o Cabo Mondego.

Eis o farol do Cabo Mondego (zoom esticado ao máximo para se ver alguma coisa

E isto... não sei o que é.

Estava na altura de deixar a Capela de Santo Amaro para trás e seguir para o último objectivo da viagem: o Miradouro da Bandeira.

Um dos painéis informativos que encontrei pelo caminho.

E eis que cheguei ao miradouro. Ao fundo vê-se Quiaios.

Eis um dos "elementos decorativos" presentes no Miradouro.

Vista parcial do Parque Eólico da Serra da Boa Viagem.

Mais uma fotografia da vista do miradouro.

E ali está a praia de Quiaios...

...mais uma vez, zoom esticado.

Panorâmica tirada com o telemóvel, utilizando a funcionalidade de fotografias panorâmicas introduzida no ICS.

Já de regresso, uma pequena paragem para tirar uma fotografia da Figueira.

O céu estava bastante nublado... foi um dia mau para quem estava na praia, mas óptimo para uma caminhada.

A subida do trilho foi mais cansativa, mas a descida foi mais difícil, especialmente devido à quantidade de pedras soltas que havia em alguns locais.

E já na etapa final.