Coimbra tem o melhor Museu dedicado à Ciência da Europa

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Responder
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Coimbra tem o melhor Museu dedicado à Ciência da Europa

Mensagem por daniel322 »

Ontem era candidato
Museu da Ciência da UC candidato a melhor do ano

Em vésperas do Dia Internacional dos Museus, que se assinala amanhã, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra pode vir a ser considerado o melhor do ano, a nível europeu.
O espaço instalado no antigo Laboratório Chimico está entre os cerca de 30 finalistas
noticia aqui
hoje é vencedor:
O melhor museu do ano dedicado à ciência e à técnica

A Universidade de Coimbra tem o melhor museu europeu na vertente dedicada à ciência, técnica e indústria. Ontem à noite, em Dublin, Irlanda, recebeu o prémio Michelleti Haward

Não foi considerado o Melhor Museu Europeu do Ano pelo European Museum Forum (EMF), que ontem reuniu na Irlanda, mas a distinção é também de primeiro lugar, no caso, o de melhor espaço museológico com preocupação pelo conteúdo dedicado à ciência, técnica e indústria.
Criado há mais de uma década e atribuído pela Fundação Michelleti, o prémio decorre na mesma cerimónia solene onde é distinguido o Melhor Museu Europeu do Ano, atribuído desta vez a um museu de arte moderna da Estónia.

«É uma honra», reconheceu ao Diário de Coimbra Paulo Gama da Mota, ainda em Dublin. Para o director e professor de biologia, o Michelleti Award «é o reconhecimento pelo trabalho de recuperação do antigo Laboratório Chimico, e um grande estímulo para a continuação do trabalho em prol da divulgação da ciência».

Um outro prémio, comparável ao atribuído a Coimbra, distinguiu um museu situado na ilha da Antárctica, Noruega, com conteúdos mais dedicados à natureza e cultura.

Na categoria de Melhor Museu pelo EMF (organização não governamental inglesa), a que concorriam 30 finalistas, foram ainda atribuídas menções honrosas a museus de Espanha, Holanda e Inglaterra.

Em 2007, o Centro de Emigração Alemã, em Bremerhaven, foi o eleito pelo EFM, juntando o seu nome à lista de quase 1500 espaços museológicos galardoados, onde se inclui o Museu de Guggenheim em Bilbao (Espanha) ou o Museu Olímpico em Lausanne (Suíça).
fonte

Responder