Coimbra é candidata a Capital do Livro 2007

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Coimbra é candidata a Capital do Livro 2007

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Coimbra é candidata a Capital do Livro

A autarquia candidatou Coimbra a Capital Mundial do Livro 2007. Uma decisão tomada e concretizada em três dias mas que vem confirmar a importância da actividade livreira em Coimbra e para Coimbra. Projectos não faltam, teremos agora que esperar pela decisão da Unesco

Coimbra poderá vir a ser a Capital Mundial do Livro em 2007. Depois de três dias de trabalho intenso da autarquia, com a colaboração da Universidade, da Livraria Almedina e de outras personalidades ligadas a esta área, Coimbra torna-se na primeira cidade portuguesa a aceitar este desafio, lançado anualmente pela Unesco.
«Somos uma cidade onde o livro é dos elementos mais importantes e uma das bases mais significativas no que respeita às actividades económicas», afirmou Carlos Encarnação, que deu a novidade durante a cerimónia de lançamento da segunda edição da obra “Guia do Autarca”, de Edgar Valles, que decorreu ontem no Edifício Chiado (ver caixilho).
«Uma verdadeira corrida contra o tempo» que começou quinta-feira e terminou sábado, «o último dia em que era possível entregar a documentação». A autarquia apenas soube da candidatura através da Internet, três dias antes do prazo limite. Um desafio que, mesmo assim, decidiu não deixar escapar, convicta da importância de Coimbra na produção livreira e do livro para a promoção de Coimbra, «até do ponto de vista mundial».
Uma verdadeira «aventura positiva», acrescentou Mário Nunes, vereador da Cultura, não desmentindo que é «um grande desafio para Coimbra», mas que terá os seus frutos ao nível da «difusão e promoção do livro, do apetrechamento de equipamentos e da construção de empreendimentos para promover o livro na cidade».
Projectos ligados ao tema “Livro” não faltam. Mário Nunes destacou alguns: no Parque Verde do Mondego está previsto o lançamento do espaço “Saber Ler ao Cubo”, a funcionar numa das infra-estruturas já montadas naquele local, e onde «os cidadãos poderão ter acesso à leitura, desfrutando da paisagem».
A presença em Coimbra dos escritores Jacques Derrida, em 2003, e a do cubano Pedro Marqués de Armas, ainda durante este ano (no âmbito das Cidades Refúgio) será motivo para um conjunto de iniciativas ligadas ao livro, à literatura e à sua obra. O mesmo deverá acontecer com alguns dos escritores que já foram Prémio Nobel da Literatura, aos quais será solicitado «um contributo para a difusão do livro» e a partir dos quais a autarquia está a pensar lançar um concurso.

Uma “guerra difícil”

Mário Nunes referiu-se ainda à vontade da autarquia de recorrer a algumas personalidade mundiais na área Política, Cultural ou Social – como Dalai Lama ou Koffi Annan - para que escrevam «pequenos trechos, que serão compilados e editados» e a partir dos quais se produzirá uma exposição que deverá percorrer todas as Capitais Mundiais do Livro até este momento.
O vereador não esqueceu ainda na força da Biblioteca Joanina, depositária de muitos livros únicos no Mundo, para a decisão da Unesco por Coimbra. A candidatura de Coimbra é uma certeza, mas são ainda desconhecidas da autarquia as concorrentes da nossa cidade.
«Será uma guerra difícil de vencer», confessou Carlos Encarnação, mostrando, no entanto, confiança na força, entre outros, da Livraria Almedina, uma editora de Coimbra e «uma das mais prestigiadas editoras a nível mundial, nomeadamente na área do livro jurídico» e «dos cidadãos que emprestam a sua máxima capacidade na feitura de um livro».
A esperança é, portanto, que dentro de dois ou três meses a Unesco possa divulgar que Coimbra será, tal como as cidades de Turim, Alexandria, Madrid, Nova Deli e Montereal (actual Capital Mundial do Livro), a cidade maior da actividade livreira em 2007 em todo o mundo.

in Diário de Coimbra
EM 2007 – Cidade é candidata a Capital Mundial do Livro

Em 2007, Coimbra pode ser a Capital Mundial do Livro. A Câmara Municipal enviou a candidatura no passado sábado, mas o resultado só é conhecido dentro de dois ou três meses.

Ao candidatar–se à organização da Capital Mundial do Livro, depois de “três dias de intenso trabalho”, a autarquia fez com que Coimbra se tenha tornado na única - e primeira - cidade portuguesa a tentar alcançar o estatuto de “capital do livro”.
O anúncio foi feito ontem, durante a apresentação do livro “Guia do Autarca” da autoria de Edgar Valles (ver página 6), pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação. “Agora vamos ter uma “guerra” e esperamos por um resultado positivo”, frisou o edil, tendo lembrando que “Coimbra é uma cidade onde o livro é muito importante”.
O Comité de Selecção da Capital Mundial do Livro aceitou candidaturas até ao passado dia 20 de Março. E foi, precisamente um dia antes, “cinco minutos antes de os CTT fecharem”, que o vereador da Cultura enviou a proposta para a UNESCO. “Soubemos do concurso quase in extremis e, por isso, foram três dias de trabalho intenso”. Um trabalho que contou com o apoio de responsáveis da Universidade de Coimbra e da Livraria Almedina - que tem, segundo Mário Nunes, “um relacionamento importante com editoras estrangeiras”.
Ainda de acordo com o responsável pelo pelouro da Cultura, caso Coimbra venha a ser escolhida, o evento “vai envolver muitos meios”. Porém, trata–se de “uma aventura positiva”, salientou.
As cidades interessadas deveriam apresentar programas que “visem a promoção do livro e a criação de hábitos de leitura ao longo de um ano”. A realização de eventos, a promoção do livro e da leitura, acções com autores e a intervenção em equipamentos são alguns domínios contemplados nesta iniciativa da UNESCO. Além disso, e caso venha ser a cidade escolhida, “a autarquia pretende criar um concurso que conte com os contributos de alguns prémios Nobel da Literatura”. Outra das intenções da câmara passa pela elaboração de um trabalho constituído por pequenos trechos escritos por personalidades mundiais de reconhecido mérito, como o Dalai Lama ou Koffi Anan. O resultado desse projecto pode, numa fase posterior, percorrer todas as cidades que já foram Capitais Mundiais do Livro.
Iniciativa da UNESCO, que conta com o envolvimento da Federação Internacional de Livreiros, da Associação Internacional de Editores e da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), a Capital Mundial do Livro foi criada em 2001 com vista a prolongar a celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, (que se assinala a 23 de Abril), durante um ano inteiro.
Depois de Madrid (2001), Alexandria (2002), Nova Deli (2003) e Antuérpia (2004), a escolha do Comité de Selecção da Capital Mundial do Livro recaiu, este ano, sobre Montreal (Canadá). Em 2007, pode ser a vez de Coimbra.
Carlos Encarnação explicou à agência Lusa que a candidatura à organização da Capital Mundial do Livro surge em coerência com as iniciativas que a autarquia têm vindo a realizar ligadas ao livro e leitura.
A criação da Casa da Escrita, um espaço dedicado ao livro e à leitura, que servirá também para acolher um escritor perseguido no seu país, no âmbito da rede de cidades refúgio, e a criação da Casa Museu Miguel Torga, no edifício que serviu de lar a este escritor falecido, são iniciativas em curso pela autarquia.

in As Beiras
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Eu aplaudo essa iniciativa...
Imagem

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

Interessante.
Imagem

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Enfim...

Mensagem por mario »

Um dos problemas de Coimbra é que gosta de se dar a ares...

Só sabe querer ser Capital, não estrutura a cultura e o conhecimento de forma sistemática e a partir das bases.

Enfim...

Avatar do Utilizador
ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Mensagens: 798
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35
Localização: Coimbra, Portugal
Contacto:

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Cromo da net, funcionário da CMC: "Oh, olha que coisa fixe! Capital Mundial do Livro! Oh Sousa!!"

Sousa: "Que é, pá? Anda lá, que eu estou a cortar as unhas."

CDNFDCMC: "O que achas disto: Coimbra, Capita Mundial do Livro 2007?"

Sousa: "Pá... (coçando-se) Acho que sim!"

CDNFDCMC: "Pá, vai perguntar ao xô Encarnas se ele curte."

Passados 15 minutos

CDNFDCMC: "Ó xô Encarnação, o que acha desta ideia?"

Xô: "Bem... eu errr.... bem errr.... Isso não é caro, nem vai desfigurar por completo a arquitectura desta bela cidade?"

CDNFDCMC: "A que anda podre há mais de 500 anos?"

Xô: "Err... sim."

CDNFDCMC: "Naaa, eles pagam tudo. Só faltam é 3 dias para terminarem as inscrições."

Xô: "Oh... errr... Então trate lá disso que logo se vê..."

CDNFDCMC: "Certo, xô presidente!"

...

Incrivelmente a verdade não há-de fugir muito disto... :roll:
Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Ninguém pára o Benfica! Olé Oooohhh!! Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oh Oooohhh!

Eu sou o Estado e o Estado sou eu.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

:clap:

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

ShichiAkaAkuma Escreveu:Cromo da net, funcionário da CMC: "Oh, olha que coisa fixe! Capital Mundial do Livro! Oh Sousa!!"

Sousa: "Que é, pá? Anda lá, que eu estou a cortar as unhas."

CDNFDCMC: "O que achas disto: Coimbra, Capita Mundial do Livro 2007?"

Sousa: "Pá... (coçando-se) Acho que sim!"

CDNFDCMC: "Pá, vai perguntar ao xô Encarnas se ele curte."

Passados 15 minutos

CDNFDCMC: "Ó xô Encarnação, o que acha desta ideia?"

Xô: "Bem... eu errr.... bem errr.... Isso não é caro, nem vai desfigurar por completo a arquitectura desta bela cidade?"

CDNFDCMC: "A que anda podre há mais de 500 anos?"

Xô: "Err... sim."

CDNFDCMC: "Naaa, eles pagam tudo. Só faltam é 3 dias para terminarem as inscrições."

Xô: "Oh... errr... Então trate lá disso que logo se vê..."

CDNFDCMC: "Certo, xô presidente!"

...

Incrivelmente a verdade não há-de fugir muito disto... :roll:
Não acho que seja assim tão incrivelmente. Quem conhece o Mário Nunes e afins já sabe o que a casa gasta.
Imagem

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

Coimbra é candidata a Capital Mundial do Livro

A cidade candidatou-se e receber o evento em 2007. Entretanto, estão em agenda várias iniciativas no campo da literatura.


Coimbra apresentou no sábado a candidatura a Capital Mundial do Livro 2007, um evento promovido pela UNESCO. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da câmara, Carlos Encarnação, durante o lançamento do Guia do Autarca, uma obra da autoria de Edgar Valles.

A candidatura, preparada pela autarquia em apenas três dias, contou com o apoio da Reitoria, da Biblioteca Geral, do Arquivo e da Imprensa da Universidade de Coimbra, bem como de da Livraria Almedina.

Encarnação salientou que a actividade livreira é das mais importantes em Coimbra e destacou ainda o facto de a cidade ter uma das mais antigas universidades da Europa (a Universidade de Coimbra celebrou este mês 715 anos).

Já o vereador da Cultura, Mário Nunes, adiantou à agência Lusa tratar-se da única candidatura portuguesa a um evento que já teve edições em cidades como Alexandria, Madrid e Nova Deli e que decorre este ano em Montreal, no Canadá.

Ainda são desconhecidas as outras cidades concorrentes e os resultados das candidaturas (cujo prazo terminou domingo) só virão a público dentro de alguns meses.
Entretanto, já é conhecida a Capital Mundial do Livro em 2006 – Turin, em Itália, foi a escolhida pela UNESCO, tendo concorrido apenas contra Teerão, a capital iraniana.

Mais literatura em Coimbra

Carlos Encarnação explicou à agência Lusa que a candidatura à organização da Capital Mundial do Livro surge em sintonia com as iniciativas que a autarquia têm vindo a realizar ligadas ao livro e à leitura.

Uma delas é a criação da Casa da Escrita, um espaço dedicado ao livro e à leitura e que servirá também para acolher um escritor perseguido no seu país, no âmbito da rede de cidades refúgio, a que Coimbra aderiu em 1993. O cubano Pedro Marqués de Armas será, este ano, o primeiro escritor a encontrar refúgio na cidade.

O presidente da câmara lembrou ainda estar em preparação um concurso com escritores galardoados com o Prémio Nobel.

Já o vereador Mário Nunes chamou a atenção para o “Saber Ler ao Cubo”, um espaço dedicado à leitura no Parque Verde Mondego.

in A Cabra (http://www.aac.uc.pt/cabra/modules.php? ... e&sid=3097)
Imagem

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

jane_marple Escreveu:
Já o vereador Mário Nunes chamou a atenção para o “Saber Ler ao Cubo”, um espaço dedicado à leitura no Parque Verde Mondego.
Será a três vozes?
Ou três livros ao mesmo tempo?
Ou será para adormecer o cubo onde guardam o equipamento de jardinagem?
Ou terá a ver com cabeças quadradas que tentam atingir uma nova dimensão, mais volumosa (ou volumétrica)?
Ou (mais improvável) será um trocadilho inócuo e fachada de alguma iniciativa oca?
O que é um Mário Nunes?

Avatar do Utilizador
jane_marple
Regular
Regular
Mensagens: 125
Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por jane_marple »

mario Escreveu:O que é um Mário Nunes?
Um Mário Nunes é um burgesso.
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Bogotá ganhou a corrida a Coimbra


A decisão foi tomada no passado dia 17. A organização da Capital Mundial do Livro em 2007, iniciativa da UNESCO, foi disputada também por Amersterdão, Dublin, Rosário e Viena.

A UNESCO decidiu atribuir a Bogotá, capital da Colômbia, a organização da Capital Mundial do Livro em 2007, deitando assim por terra as pretensões de Coimbra, cuja candidatura, subordinada ao tema “Lusofonia para a Paz”, teve como projectos–âncora o lançamento da “casa da Escrita” e a abertura ao público da Casa Museu Miguel Torga.
A criatividade das actividades para a promoção da leitura e a especificidade de várias iniciativas programadas para o evento foram algumas das razões em que se baseou a decisão do Comité de Selecção da Capital Mundial do Livro, tomada no passado dia 17 de Junho, de escolher Bogotá, a primeira cidade da América Latina a organizar a Capital Mundial do Livro.

Esta foi, justamente, a justificação encontrada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, para a escolha da capital colombiana. “Há uma regra não escrita de se alternar de continente. Foi isso que aconteceu”, disse o autarca em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.

“Havia um conjunto de cidades de valor muito grande, mesmo europeias, que concorriam com Coimbra, e duas da América Latina”, afirmou Encarnação, acrescentando que o embaixador de Portugal na UNESCO lhe disse “que Coimbra tinha feito bem em apresentar a candidatura”.

O envolvimento de todas as entidades públicas e privadas de Bogotá ligadas ao sector livreiro foi outro dos argumentos que pesou na decisão, tomada, de acordo com informação disponibilizada no sítio na internet da UNESCO, por unanimidade pelo comité - constituído por Jean–Manuel Bourgois (Associação Internacional de Editores), Françoise Dubruille (Federação Internacional de Livreiros), Peter Lor (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) e Georges Poussin (UNESCO).

Recorde–se que, para além de Coimbra - que, na candidatura, propunha ainda a criação de um fundo monetário para construção de uma biblioteca em Dili - e Bogotá, a organização do evento foi disputada pelas cidades de Amsterdão, na Holanda, de Dublin, na Irlanda, de Rosário, na Argentina, e de Viena, na Áustria.

A Capital Mundial do Livro foi criada pela UNESCO em 2001 com o objectivo de prolongar a celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de Abril desde 1996. A primeira cidade a acolher o evento foi Madrid, à qual se seguiram Alexandria (2002), Nova Deli (2003) e Antuérpia (2004). Este ano, as celebrações decorrem em Montereal e, para o ano, em Turin (2006).

Fonte: As Beiras
E afinal já não vai ser cá.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Estou a ver...
Para ser franco penso que coimbra é uma cidade demasiado pequena e sem notoriedade suficiente para acolher um evento mundial. a nao ser que tenha características muito particulares, o que nao me parece que seja o caso.

Detesto ouvir cenas do tipo "os portugueses como sempre megalómanos.." detesto mesmo ouvir isso, mas quer-me parecer que isto era um capricho megalómano misturado com politiquices por parte do presidente da camara, mas isso das politiquices já é outra discussao.

Avatar do Utilizador
Realeza
Lendário
Lendário
Mensagens: 1736
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Localização: Coimbra

Mensagem por Realeza »

Mais uma vez Capital, mas desta vez do livro, ja somos a capital a nivel nacional e a nível cultural... Mais uma vez espero que façam melhores programas do que o anterior...

hmad
Estreante
Estreante
Mensagens: 13
Registado: sexta-feira, 20 outubro 2006 3:47

Capital do Livro

Mensagem por hmad »

Existem mais oportunidades. Em vez de ficarem a coçar a cabeça durante três dias talvez possam fazer um dossier mais interessante e extenso para apresentar para o ano seguinte. Quem é que acredita que uma candidatura a um evento tão importante como este possa ficar delineada em três dias?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Capital Nacional da Cultura e quiseram ser do Livro e Europeia da Cultura, mas esquecem-se de fundamentar as bases. Que tal mais artes na rua em vez de porem os artistas dali para fora como é costume fazer? Mais concertos diversos e não só os de elite pseudo-cultural como acontecem em grande parte do ano? Aproveitar os estádios e recintos para espectáculos, aproveitar os imensos grupos de música existentes na cidade para fazer festivais? E até festivais multiculturais com as pessoas de diversas origens culturais que cá vivem??
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder