Casa da Escrita abriu portas em Coimbra

Para divulgar e comentar trabalhos artísticos de Coimbra (novas bandas, lançamentos de livros, etc)
Responder
Avatar do Utilizador
Tide
Experiente
Experiente
Mensagens: 358
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Casa da Escrita abriu portas em Coimbra

Mensagem por Tide »

O número 8 da Rua do Dr. João Jacintho, na Alta de Coimbra, deixou de ser apenas a antiga casa do poeta João José Cochofel para se tornar na Casa da Escrita. Ontem, na inauguração do novo espaço cultural, o ensaísta Eduardo Lourenço recordou os momentos que viveu na casa do poeta quando esta era um "castelo de sonhos".

"Foi nos meus 19, 20 anos que conheci esta casa. E foi pela mão de Carlos de Oliveira que entrei em contacto com este grupo do Novo Cancioneiro. Esta casa foi o castelo de sonhos de toda uma geração que não aceitava a realidade só por ser realidade e que pensava que o mundo precisava de ser alterado, modificado, desconstruído", afirmou Eduardo Lourenço, lembrando escritores como Fernando Namora, Joaquim Namorado, Carlos de Oliveira, Rui Feijó e Afonso Duarte.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, recordou o longo processo de criação da Casa da Escrita, desde que a autarquia adquiriu o imóvel aos herdeiros de João José Cochofel, por 750 mil euros, em 2002. "De Novembro de 2002 a Novembro de 2010, foi o tempo que demorou esta verdadeira saga", declarou o autarca social-democrata, elogiando o projecto de recuperação do imóvel, da autoria do arquitecto João Mendes Ribeiro.

A ministra da Educação, Isabel Alçada, disse esperar que a Casa da Escrita seja um palco "privilegiado" de "interacção entre as escolas e as actividades pedagógicas ligadas à escrita e à leitura" e considerou o projecto um "marco importante para a cultura portuguesa". "É fundamental fomentar as actividades relacionadas com a escrita", declarou a governante.

De acordo com o projecto da Câmara Municipal de Coimbra, a Casa da Escrita servirá de residência de criadores, será um ponto de encontro entre o público e escritores, terá uma biblioteca, locais de escrita e de leitura, entre os quais um jardim de acesso livre.

A cerimónia de inauguração da casa, que contou com a presença de Maria Barroso, incluiu o lançamento de Breve, uma antologia de poesia de João José Cochofel. Foi a primeira obra a ser colocada à venda na livraria que vai funcionar no piso zero. O curador da Casa da Escrita será o professor universitário José Carlos Seabra Pereira.
Fonte: http://jornal.publico.pt/noticia/29-11- ... 718378.htm
Feedback, blood & destruction.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Excelente dinamização para levar mais gente à Alta!! :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder