Amo-te Briosa

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
digitals
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: segunda-feira, 18 abril 2005 0:27

Amo-te Briosa

Mensagem por digitals »

Estou a escrever este tópico porque como conimbricense adoro a minha cidade tenho um orgulho imenso em ter nascido em coimbra e mais que tudo amo a briosa o clube do meu coração enfim a minha grande paixao.
Como sabem a nova época aproxima-se e para isso está-se a trabalhar para uma época que espero eu e todos os academistas de grande sucesso com muitas alegrias e algumas tristezas pois o futebol é uma festa para todos e nao apenas para alguns. É público de todos que académica tem vindo a fazer um grande esforço financeiro para ter uma uma equipa forte na superliga 05/06 mas isso só nao chega é preciso o apoio de todos aqueles que gostam da académica que vivem em coimbra ou estudam em coimbra que vivem em portugal ou no estrangeiro mas que gostam da briosa pois este clube é diferente.
Para uma briosa de futuro que acredito seja grandioso os sócios sao o melhor aliado e património do clube e para isso a tua inscrição como sócio é fundamental para ajudar o clube e a tua presença em todos os jogos para encher o estádio. Convida os teus amigos colegas familiares e venham a bola ver a briosa a jogar pois o futebol é uma festa. Esquece o benfica o sporting ou o porto e vem a bola com o clube que se identifica contigo!
Conto contigo pois comigo podes contar que eu hei-de la estar vindo de longe ver a briosa a desfilar...

ps:espero que nao retirem este tópico da página viver em coimbra ou sugiro que coloquem tambem na pagina de desporto pois este tema é importantissimo para o renascer da briosa e seguramente muito mais importante que muito tópicos que sao propostos

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Movido para "Desporto em Coimbra" (é um tópico sobre desporto relacionado com uma equipa de Coimbra). Tenham atenção aos locais onde colocam as mensagens, certifiquem-se que está na categoria mais adequada.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Concordo contigo digitals, pois tal como tu sou 100% Briosa. Mas infelizmente, nesta cidade, como no resto do país ainda se tem aquela "mentalidade" de apoiar um "grande", ou por influências ou por uma necessidade de auto-satisfação (porque o clube ganha), e nem se apercebem que estão a apoiar um clube de uma cidade que não tem nada haver com eles. Enfim... :roll:

Honra aos verdadeiros Academistas. :)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Briosa se jogasses no céu morreria só pra te ver!!

Espero que corra melhor para o ano que vem e que a gente não tenha aquele aperto de coração no fim da época com as preocupações habituais... :?
Eu estarei no estádio quando conseguir e se não der tou com a RUC a ouvir os relatos mais hilariantes da rádio portuguesa... :lol:

www.academica-oaf.pt 8)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Bem essa do seres de coimbra e teres que apoiar a Briosa tem muita piada para isso também tinhas que apoiar o Olivais, o união de coimbra, etc.
Não vejo o mal de se simpatizar com um grande não é isso que me impede de ir ver os jogos da académica e quando joga a académica com o slb (o grande com o qual simpatizo) apoio sempre a briosa. quando não se pode ir ao estádio viva a RUC!!

Cumps

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pois, também concordo, andre... há mais equipas em Coimbra. É verdade que a AAC OAF é a maior neste momento, mas daí até toda a gente que nasceu cá "ter que a apoiar" vai um grande passo. Há espaço em Coimbra para apoiar todos os clubes da cidade... pessoalmente, a AAC OAF é o clube de Coimbra que prefiro, mas certamente que há muitos que discordam e é necessário respeitar as suas opiniões.

Um dos problemas da AAC OAF é que tem pessoal que só se lembra que o futebol é para todos (como muito bem disseste) quando precisa dos outros. Ainda esta época tivemos um exemplo de como havia sócios da AAC a defender que o futebol é para alguns (ainda me lembro da famosa frase "deve-se manter as cadeiras do estádio vazias para conservar a mística" :lol).

Em relação à questão de apoiar um dos grandes, não percebo qual o problema... há que ver que são equipas que representam mais do que uma cidade. Não se pode comparar o apoio à Académica e ao Sporting, são duas situações completamente diferentes.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Estou completamente em desacordo convosco. Só estou de acordo em relação a ser outro clube de Coimbra. Seja a União, o Olivais etc...

Em relação a apoiar um dos "grandes" ou outro clube qualquer que não tenha nada haver com esta cidade, estou mesmo em desacordo. Mas se calhar sou eu que vivo isto de maneira diferente. Para mim o Benfica é e será sempre de Lisboa, O Sporting idem e o FCP do Porto e a Académica de Coimbra (tal como a União de Coimbra, etc...)

O facto de não se poder comparar o apoio da Académica ao Sporting, também se deve muito ao facto de Coimbra ter os chamados adeptos "camaleões", como vocês. Acho neste aspecto deveriamos ser mais bairristas como são, por exemplo, os gajos do Porto, e como se vê nalguns campeonatos como o Inglês.

Assim se veria a verdadeira força de um clube, e a cidade também iria ganhar com isso. :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E voltamos à questão dos adeptos "camaleões"... já agora, também adeptos pára-quedistas, como também chamaram no tópico do Black Shot. Mas a verdade é que muitos desses adeptos que o pessoal da AAC trata mal foram à maioria dos jogos apoiar a equipa, enquanto que muitos dos sócios ficaram em casa porque tinham coisas melhores para fazer do que ir ver a Académica perder... só lá foram quando a equipa começou a ganhar. É uma das coisas que me chateia em muitos adeptos ferrenhos da AAC... existe demasiado elitismo e pouco respeito pelas opiniões dos outros.

Em Portugal é normal apoiar um dos três grandes. Isto não é um exclusivo de Coimbra... quantos adeptos do Moreirense também apoiam o Sporting, por exemplo? Qual é o problema de apoiar uma equipa com representação a nível nacional? Se a Académica fosse um dos grandes, também teríamos muitas pessoas sem qualquer relação com Coimbra a serem adeptos/sócios/whatever do clube. Qual é o problema? Cada um apoia o que quer. Com isto só fazem com que eu perca a vontade de ser sócio da AAC/OAF... elitismos e bairrismos, não obrigado.

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Sim são adeptos camaleões, quer tu queiras quer não. Se quiseres dou-te a definição de "camaleão". E isto não é falta de respeito por ninguém. Nunca faltei ao respeito a ninguém nesse aspecto e não é agora que vou começar.
Pedro Escreveu:"Em Portugal é normal apoiar um dos três grandes"
E continuando assim, irá ser sempre normal... E sinceramente não me interessa se os adeptos do moreirense ou feirense também apoiam os "grandes". E a Académica também tem representação a nível nacional, até mundial. Porque não apoiar um clube da nossa terra. Vês por aí algum alfacinha do Benfica, por exemplo, a apoiar a Briosa??

Tens razão, cada um apoia o que quer, e se tás a perder a vontade de ser sócio da Académica, tens uma boa solução.

E não me vou chatear muito com isto, porque claramente são mentalidades diferentes, e quando é assim não há nada a fazer. Tu tens a tua maneira de ver estas coisas, eu tenho a minha... Camaleões, não obrigado!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sys7eM Escreveu:E continuando assim, irá ser sempre normal... E sinceramente não me interessa se os adeptos do moreirense ou feirense também apoiam os "grandes". E a Académica também tem representação a nível nacional, até mundial. Porque não apoiar um clube da nossa terra. Vês por aí algum alfacinha do Benfica, por exemplo, a apoiar a Briosa??
A nível mundial? :? Só se for o Xanana, mas... tem lógica ele gostar da Académica, porque estudou cá... e até ele é também adepto do Benfica. E não deve haver alfacinhas do Benfica a apoiar a Académica porque a Académica não é um clube grande (há quantas temporadas é que não fazemos mais que lutar para evitar a despromoção?). Estás a tentar comparar coisas incomparáveis.
Sys7eM Escreveu:Sim são adeptos camaleões, quer tu queiras quer não. Se quiseres dou-te a definição de "camaleão". E isto não é falta de respeito por ninguém.
fig., indivíduo que facilmente muda de opinião.

Hmmm... não me parece que a definição classifique aquilo a que te referes. Sinceramente, não vejo qualquer problema em ser adepto da Académica e de um dos grandes. Trata-se de equipas que entram em conflito de interesses duas vezes por ano... oh, que drama horrível. :?

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Pedro Escreveu: A nível mundial? :? Só se for o Xanana, mas... tem lógica ele gostar da Académica, porque estudou cá... e até ele é também adepto do Benfica. E não deve haver alfacinhas do Benfica a apoiar a Académica porque a Académica não é um clube grande (há quantas temporadas é que não fazemos mais que lutar para evitar a despromoção?). Estás a tentar comparar coisas incomparáveis.
Sim, a nível mundial. Relê a tua segunda frase e encontras lá a resposta. Mais propriamente esta parte "porque estudou cá...". Agora faz as contas às centenas ou milhares de estudantes estrangeiros que estudaram cá em Coimbra e mesmo Portugueses que foram viver lá para fora e se fizeram sócios ou grandes simpatizantes da Académica. Como vês não é só o Xanana. :roll:

Quando dizes que não há alfacinhas do Benfica a apoiar a a Académica porque não é um clube "grande", pergunto-te eu, achas que o Benfica sempre foi um clube "grande"? Também gostava de ver a Briosa lutar por algo mais na Superliga e até ganhar campeonatos, mas não foi estes anos na 2a liga e a lutar para não descer na 1ª, que fez desaparecer os verdadeiros Academistas. Gostava de ver um Sporting ou um Benfica na 2a liga para ver se aguentava. Era a debandada total dos seus adeptos.

Não são coisas assim tão incomparáveis, e acredito que a Académica com bons resultados desportivos venha a morder os calcanhares dos chamados "grandes".
Pedro Escreveu:
fig., indivíduo que facilmente muda de opinião.

Hmmm... não me parece que a definição classifique aquilo a que te referes. Sinceramente, não vejo qualquer problema em ser adepto da Académica e de um dos grandes. Trata-se de equipas que entram em conflito de interesses duas vezes por ano... oh, que drama horrível. :?
Por acaso a minha definição não andava muito longe disso. Mas sei que nem todos são assim. A minha definição tinha algo mais a ver com o "dar para os 2 lados", clubisticamente falando, obviamente. :twisted:

A questão nem é tanto esse "conflito de interesses duas vezes ao ano", é a forma como as pessoas se dedicam aos clubes. Não se pode dedicar igualmente aos 2 clubes. Um ficará sempre para trás, nem que seja por um bocadinho. E esse "conflito de interesses" é a prova. Por exemplo, se o Sporting estiver a poucos pontos de ganhar campeonato e a Académica estiver a meio da tabela, num jogo entre os 2 apoias o Sporting, porque a Académica não precisa dos pontos. O amor pelo clube já não é o mesmo que uma pessoa que apoia a Briosa em todos os jogos. :wink:

Para finalizar, eu não faço "dramas" com isto. Tenho a minha opinião em relação a isto e respeito as dos outros. Agora não escondo que gostaria que os adeptos do "meu" clube fossem apenas adeptos deste.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Sys7eM Escreveu:Quando dizes que não há alfacinhas do Benfica a apoiar a a Académica porque não é um clube "grande", pergunto-te eu, achas que o Benfica sempre foi um clube "grande"? Também gostava de ver a Briosa lutar por algo mais na Superliga e até ganhar campeonatos, mas não foi estes anos na 2a liga e a lutar para não descer na 1ª, que fez desaparecer os verdadeiros Academistas. Gostava de ver um Sporting ou um Benfica na 2a liga para ver se aguentava. Era a debandada total dos seus adeptos.
Duvido mesmo muito que assim fosse. Poderiam perder alguns adeptos, mas "debandada total"... não me parece. Provavelmente perderiam os tais adeptos camaleões a que te referes em relação à Académica, mas manteriam uma enorme quantidade de adeptos. Até porque, pelo menos para mim, as afiliações clubísticas não se escolhem a sangue-frio. Ou se é ou se não é.
Sys7eM Escreveu:Não são coisas assim tão incomparáveis, e acredito que a Académica com bons resultados desportivos venha a morder os calcanhares dos chamados "grandes".
Duvido, pelo menos a curto prazo. Uma das coisas que eu não percebo na Académica é porque é que estamos sempre a lutar para evitar a despromoção. A equipa tem condições a nível de estádios, tem mais adeptos do que a maioria das outras da Superliga, tem um orçamento ao nível das equipas que andam pelo 5º e 6º lugar... e época após época, é uma sorte se não descermos.
Sys7eM Escreveu:A questão nem é tanto esse "conflito de interesses duas vezes ao ano", é a forma como as pessoas se dedicam aos clubes. Não se pode dedicar igualmente aos 2 clubes. Um ficará sempre para trás, nem que seja por um bocadinho. E esse "conflito de interesses" é a prova. Por exemplo, se o Sporting estiver a poucos pontos de ganhar campeonato e a Académica estiver a meio da tabela, num jogo entre os 2 apoias o Sporting, porque a Académica não precisa dos pontos. O amor pelo clube já não é o mesmo que uma pessoa que apoia a Briosa em todos os jogos. :wink:
E qual é o problema disso? Se a situação fosse oposta, certamente que muitos apoiariam a Académica. Muito sinceramente, prefiro ter esses apoiantes durante 32 jogos a não os ter durante o campeonato todo. Acredita que, se não fosse isso, o estádio estaria praticamente vazio. E olha que, como referi anteriormente, muitos desses adeptos que dispensavas deram uma lição a muitos sócios em termos de apoio esta época...

Sys7eM
Experiente
Experiente
Mensagens: 203
Registado: sábado, 13 novembro 2004 15:32
Localização: Coimbra

Mensagem por Sys7eM »

Pedro Escreveu: Duvido mesmo muito que assim fosse. Poderiam perder alguns adeptos, mas "debandada total"... não me parece. Provavelmente perderiam os tais adeptos camaleões a que te referes em relação à Académica, mas manteriam uma enorme quantidade de adeptos. Até porque, pelo menos para mim, as afiliações clubísticas não se escolhem a sangue-frio. Ou se é ou se não é.
Ok, debandada total foi um bocado exagerado. Mas o queria sublinhar é que na situação em que a Académica esteve, poucos seriam os clubes que teriam uma massa adepta a apoiar da forma como teve a Académica. Basta lembrar nos benfiquistas, que parece que só acordaram este ano quando ganharam o campeonato. Ou no Porto que em comparação com a época anterior teve o estádio substancialmente mais vazio.
Pedro Escreveu: Duvido, pelo menos a curto prazo. Uma das coisas que eu não percebo na Académica é porque é que estamos sempre a lutar para evitar a despromoção. A equipa tem condições a nível de estádios, tem mais adeptos do que a maioria das outras da Superliga, tem um orçamento ao nível das equipas que andam pelo 5º e 6º lugar... e época após época, é uma sorte se não descermos.
Acho que pela primeira vez neste tópico estou completamente de acordo contigo. Mas acredito que a médio prazo, com uma boa gestão do clube e do património e um bom investimento na equipa, e com o aparecimento de bons resultados desportivos, consigamos cimentar o nome "Académica" no panorama futebolístico nacional e quem sabe internacional. Sonhar não custa, e sinceramente é o que eu espero a médio/médio-longo prazo.
Pedro Escreveu: E qual é o problema disso? Se a situação fosse oposta, certamente que muitos apoiariam a Académica. Muito sinceramente, prefiro ter esses apoiantes durante 32 jogos a não os ter durante o campeonato todo. Acredita que, se não fosse isso, o estádio estaria praticamente vazio. E olha que, como referi anteriormente, muitos desses adeptos que dispensavas deram uma lição a muitos sócios em termos de apoio esta época...
Não é problema nenhum, apenas realcei que não é a mesma coisa gostar só da Académica ou gostar da Académica e de outro clube. E se deram uma lição a muitos desses sócios, ainda bem. É pena não se dedicarem só a este clube tornando-o num clube mais forte. Gostava que houvesse mais dedicação das pessoas da cidade a tudo o que estivesse relacionado com a cidade.

Eu ao contrário do que disse à bocado, não estou completamente contra os adeptos "camaleões". O meu pai também é do Sporting e da Académica. Apenas não compreendo o porquê de não se apoiar o clube da cidade de onde se nasceu e estar a apoiar um clube de Lisboa ou Porto e muito menos ser-se sócio desses clubes e pagando cotas que serão na sua maioria investidas nestas cidades.

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Ainda ninguém conseguiu dar uma razão plausível para a escolha de equipas desportivas. Porque é que numa família de lampiões sai um lagarto ou um tripeiro ou coisas deste género... :roll:
"My body lie, but still I roam..."

Electris
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

Acho que quem não nasceu cá não entra no "esquema" (por exemplo os estudantes de fora) e não é por isso que são menos que os outros.
No entanto não deixo de concordar que como em Inglaterra se deveria apoiar a equipa da terra.

Responder