opinião sobre o desporto amador e de lazer em Coimbra.

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Responder
Daemonarch
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 09 novembro 2007 1:47
Localização: Coimbra

opinião sobre o desporto amador e de lazer em Coimbra.

Mensagem por Daemonarch »

Gostava de saber a opinião dos membros do forum sobre o desporto amador e de lazer que se pratica em Coimbra, saber se têm a mesma opinião que eu tenho, e indicarem dicas.
Enviei recentemente um email para a divisão de gestão desportiva da câmara de Coimbra (desporto@cm-coimbra.pt) o qual eu vou transcrever:


Opinião de um jovem munícipe de Coimbra, sobre a situação do desporto amador e de lazer em Coimbra:

Exmº senhor, venho por este meio, expressar a minha opinião sobre a situação actual do desporto amador e de lazer que se pratica em Coimbra.
Como é bem sabido de todos nós, munícipes de Coimbra, é gritante a falta de condições e de infra-estruturas para a prática de desporto amador nesta cidade. Por exemplo: não existem muitos campos para a prática de futebol de acesso livre à população em geral integrados em espaços verdes, já nem me refiro a um campo com as dimensões regulamentares, com metade do tamanho já era muito bom, assim como também não me refiro a alguns ringues de futebol de salão feitos em alguns bairros, que alem de serem apenas para usufruto das populações residentes nesses bairros, não são campos de futebol (relvados ou pelados) com as dimensões mínimas aceitáveis, não servindo para usufruto da população em geral, alem de não estarem integrados em espaços verdes. Se tiver duvidas a este respeito, consulte o fórum www.forumcoimbra.com e verifique a opinião das pessoas, que muitas vezes por ausência de alternativas, procuram pavilhões para a pratica desta modalidade. Assim como, no meu caso, e dos meus amigos que praticámos volley durante alguns anos em pavilhões alugados por ausência de alternativas de campos de volley para usufruto geral da população de Coimbra, mas que actualmente, à cerca de dois anos que já não praticamos, porque alugar pavilhões fica caro e exige um n.º regular de pessoas, que nem sempre é possível. A única excepção feita, seria o campo de volley do choupal, mas como é o único existente na cidade e integrado em espaço verde, está aos sábados sempre ocupadissimo com muita gente a querer jogar, não constituindo desse modo uma alternativa para muitas pessoas; Uma solução, seria colocar o mesmo tipo de piso nos outros dois campos que lá se encontram, que por serem de terra batida e piso irregular, se encontram por isso quase sempre às moscas.
Não é com iniciativas pontuais , como por exemplo sessões de aeróbica aos fins de semana no parque verde, que se incentiva as pessoas para a prática de desporto, isso é apenas fogo de vista para inglês ver. É criando condições, que se incentiva as pessoas para o desporto.
É triste que nem sequer exista na cidade uma pista pedonal e ciclável para as pessoas poderem passear.
Para finalizar, uma constatação: se no mandato do Sr. Machado, o desporto amador em Coimbra estava mal, agora também não está muito melhor.

Sem mais, subscrevo-me com consideração.

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Boa iniciativa. A última frase, políticas à parte, não me parece muito construtiva. Penso que irá ter um impacto negativo junto da entidade em causa, e sempre ouvi dizer que não é com vinagre que se apanham moscas... mas de qualquer modo, como munícipe, subscrevo esta lacuna :(

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Gostei!
Se calhar se houvesse mais gente a ter este tipo de iniciativas, poderia ser que eventualmente as pessoas responsáveis começassem a pensar um pouco mais sobre isto.
Depois deixa aqui a resposta para nós vermos!
Cumps
Bruno

wazdriak
Regular
Regular
Mensagens: 169
Registado: segunda-feira, 27 agosto 2007 15:02

Mensagem por wazdriak »

Bacfish, resposta?! Dúvido que haja :(

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

wazdriak Escreveu:Bacfish, resposta?! Dúvido que haja :(
Duvido muito que eles não respondam, isso sim era muito mau!
Agora podem é dar uma resposta qualquer evasiva...
Cumps
Bruno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Já precisei de contactar a Câmara por duas vezes e tive experiências mistas. No e-mail para a provedoria do ambiente (pode-se seguir a questão neste tópico), embora a resposta tenha ficado aquém do esperado. No outro, enviado para o e-mail geral, ainda hoje estou à espera de resposta. Como este caso foi para um e-mail específico, pode ser que tenha sorte.

Daemonarch
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 09 novembro 2007 1:47
Localização: Coimbra

Mensagem por Daemonarch »

para ser franco, não estou muito esperançado de obter uma resposta, mas só o facto de poder mexer com as consciências e de colocar um dedo na ferida, já constitui uma vitória. Pode ser que algum dia as coisas mudem, para bem de todos nós ou dos nossos filhos.

Avatar do Utilizador
golo
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: quarta-feira, 31 outubro 2007 14:03
Localização: Coimbra

Mensagem por golo »

pois... é muito complicado.

cumps B)

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ui isso é o caos. Aqui no bairro se os serviços camarários não fossem picados, o campo de futebol nunca mais teria sido acabado e inaugurado. Depois lá aparecem as excelências com belos discursos...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
golo
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 90
Registado: quarta-feira, 31 outubro 2007 14:03
Localização: Coimbra

Mensagem por golo »

aco que deveria haver muito mais opções para o desporto amador... haver mais motivações e actividades com iniciativas a nivel da própria camara municipal.

cumps B)

Daemonarch
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 09 novembro 2007 1:47
Localização: Coimbra

Mensagem por Daemonarch »

Eis a resposta do vereador do desporto da câmara de Coimbra. Aceitam-se comentários. do meu ponto de vista, dizerem-se preocupados com a situação é o que eles dizem sempre, gostava era que fossem indicados factos concretos, nomeadamente o que está previsto ser feito:


Exmo. Senhor Carlos

Somos por este meio agradecer o seu e-mail e a partilha das suas legitimas preocupações.
A falta de equipamentos destinados à pratica desportiva informal, apesar de todas as novas infra-estruturas construídas nos últimos anos, é uma realidade por nós identificada que queremos transformar no cerne da nossa acção, como já tivemos oportunidade de expressar publicamente, exemplo entrevista no jornal "Semanário Desportivo do Centro".
Quanto aos espaços desportivos integrados no Choupal, que não dependem da Câmara Municipal de Coimbra, posso informar que esta Câmara e eu próprio, aguardamos decissão do IDP no sentido da gestão desses espaços serem entregues ao departamento de desporto da Câmara Municipal de Coimbra.

Os melhores cumprimentos

Coimbra, 12/11/07


O Vereador

Luís Providência

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Acho que não era de esperar outra coisa, mas é como eu disse anteriormente, pode ser que este géneros de iniciativas não caiam em saco roto, e se calhar alguém responsável comece a pensar nelas a sério.
Cumps
Bruno

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

É a resposta politicamente correcta... estão à espera do poder central...
Por isso também defendo que estas coisas devem ser decididas a nível regional e não em Lisboa, que não faz ideia do que por cá se passa.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder