Descer o rio

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Descer o rio

Mensagem por Lino »

Pessoal, domingo vou descer o rio e gostaria de saber como é, alguns cuidados a ter, as vossas experiências, etc. É que é o meu baptismo de descidas... Obrigado!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Lema: Todo o protector que ponhas é pouco.

Chapéu é essencial.
Aquilo queima que não é brinquedo.

De resto é uma maravilha.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Obrigado. Eu sou branquinho por isso uso protetor total factor 50. E não ponho pouco. Será necessário levar outra tshirt para vestir depois de sair da água?
E o cair ao rio, remoinhos e assim?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Lino Escreveu:Obrigado. Eu sou branquinho por isso uso protetor total factor 50. E não ponho pouco. Será necessário levar outra tshirt para vestir depois de sair da água?
E o cair ao rio, remoinhos e assim?

Outra t-shirt? Acho que não, porque se tiver sol, aquilo seca num instante e se levares outra t-shirt é capaz de se molhar na mesma, porque há água por todos os lados. Lol
Como levas colete não há perigo. Nem penso que haja remoinhos.
Eu só desci uma vez e já foi há uns anitos. Só sei que gostei bastante e aquele pormenor do sol queimar muito também me ficou na memória, apesar de ser moreno. Também me lembro que em muitas zonas do rio, nem é preciso remar, basta deixar levar pela leve corrente e ir apreciando a paisagem.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino, eu já desci o rio algumas vezes e o q t posso recomendar é o seguinte:

não leves relogio nem telemovel e tenta levar moedas em vez de notas :wink: s precisares levar chaves de carro então arranja uma tuperware para guardares as chaves lá dentro q assim ficam protegidas da água.

Pôe bastante protector solar pois vais andar o dia todo ao sol (preocupa-te também em proteger as coxas pois normalmente o pessoal só poe na cara e tronco e apanha grandes escaldoes nas pernas)

Com remoinhos não precisas te preocupar pq o rio não tem grande perigo e, em quase todo o percuro tens pé, para além de que agora é obrigatório usar colete.

Quanto a levares outra t-shirt, não acho q seja preciso (até pq o mais provavel é ela molhar-se também) mas isso é opção tua.. :wink:

nfh
Experiente
Experiente
Mensagens: 257
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Localização: Leiria/Castelo Branco/Coimbra

Mensagem por nfh »

A pior coisa que te pode acontecer é mesmo ter que sair do barco/canoa/kayak para este não encalhar :). É que há ali uma zona do Mondego, cheia de bancos de areia, que por alturas em que o rio já baixou devido à seca, não dá para atravessar dentro do barco.
De resto é como disseram, o maior perigo é mesmo o Sol. Leva bastante protector e não descures as pernas, pois geralmente o pessoal não protege as pernas porque vão meio escondidas no barco, mas no fim do dia, à custa desse descuido, são as mais martirizadas pelo Sol.

Prepara também uma embalagem de Ozonol, pois ao fim dum dia a remar, se não tens muita preparação física, vais ficar com os braços e ombros doridos :).

Não te esqueças também de por toda a comida dentro de sacos de plástico fechados, a não ser que gostes da comida molhada caso vires o barco :). Eu recomendo uns sacos que estão disponíveis na secção de sacos, papel de alumínio, etc, dos supermercados e que têm uma espécie de fecho eclair que sela por completo os sacos (eu costumo usar estes sacos para proteger o telemóvel e afins quando vou fazer BTT).

Há outra coisa para a qual deves virar a tua atenção: os ramos das árvores nas margens. Se porventura tens o azar de virar para lá o barco, a última coisa que deves fazer é baixar-te para os lados para evitares os ramos. Se o fizeres é certo e garantido que vais à água, e tenho a certeza de que 99% dos casos de barcos virados se devem aos ramos. O meu conselho é a encostares-te para trás, pois não corres o risco de virar e sempre tens a possibilidade de dar algumas "pagaiadas" para tirar de lá o barco.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Em princípio vou numa canoa tripla, logo espero não ter tantos azares desses...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Depois de tanto conselho útil, só posso acrescentar duas coisas: disfruta da paisagem e cuidado com os outros sacanas que gostam de virar kayakes. Bem, não te preocupes tanto com a última... Com o calor que está até sabe bem. :lol:
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
toze
Experiente
Experiente
Mensagens: 251
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
Localização: Coimbra

Mensagem por toze »

boas, por falar em descidas hoje vou fazer uma noturna tb no mondego, sempre e mais fresquinho :) e ade ser bem regado

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu ja desci o rio e foi muito bom!
so levei mesmo o essencial e ainda assim molhou tudo.
mas como ja foi dito, seca mt rapido, queimas-te mt,mas no fim vale a pena.
eu ainda torci o pé e aleijei-me nas costas, mas isso foi quando passei pela praia fluvial.
nao ha redemoinhos e nem corrente forte.
e é bem divertido quando caimos à agua.
vais adorar
Love hurts

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Já havia aí um tópico em q falavamos de descidas do rio, mas não dos cuidados a ter

viewtopic.php?t=931&start=0

eu já fiz descida do rio mondego 3 vezes, e uma no zêzere.
+e um dia bem passado.

Cuidado com o sol! como já disseram
falaram em proteger as pernas, eu acrescento: cuidado com os pés!
a água lava o creme protector e fico sempre queimada na zona dos tornozelos e peito do pé.

Calçado: o ideal são sandálias de borracha, chinelos não! porque não dão jeito nenhum, escorregam, saem dos pés... ainda te arriscas a irem rio abaixo! e sapatilhas também acho desconfortável, mas se não tiveres sandálias umas sapatilhas leves de pano ou assim tb desenrasca!

Também aconselho a levar um boné pra proteger do sol

Uma das vezes que fui, deram um pote de plástico a cada canoa (fazia lembrar um pote de azeitonas) e guardavamos lá dentro as coisas e não se molhava nada. Mas foi só uma vez e já não me lembro qual era a empresa...

convém tb levar uma frutinha e água, ou uma sandes bem fechada num saco de plástico.

De resto já deram bons conselhos..

Have fun
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Epá adorei a experiência!! Boas pessoas, bons monitores, umas horas bem passadas, a única coisa má é ser feita à hora pior de calor (poderiam ter um acordo com a barragem para poderem fazer as descargas mais cedo para as descidas serem mais cedo). Fiquei pouco vermelho, deu para apreciar a paisagem lindíssima (pena os queimados), o som das rãs e dos pássaros e das pessoas na água). E volta e meia ia-me refrescando.
Aconselho! B)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

ainda bem q gostaste!
normalmente essa é a opinião q ouço de quem desce o rio.. (pró ano é pra repetir? :wink: )

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ou este verão ainda. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

eu a proxima vez q for tem q ser com alguem q ja tenha feito ou q tenha força ou mesmo q saiba guiar bem o "barco" pq eu sozinha fico no caminho. :lol:
Love hurts

Responder