PCP acusa CMC de furto

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

PCP acusa CMC de furto

Mensagem por Pedro »

PCP de Coimbra responsabiliza autarquia por remoção de estruturas de propaganda

O PCP de Coimbra responsabilizou nesta sexta-feira a Câmara Municipal por ter removido, “sem qualquer aviso prévio”, sete estruturas com propaganda do partido e anunciou que apresentou uma participação por furto na PSP.

De manhã, a Direcção da Organização Regional de Coimbra (DORC) do PCP revelou que as estruturas metálicas tinham sido furtadas das ruas da cidade, o que causou “prejuízos económicos e políticos” que motivaram uma queixa “contra desconhecidos por roubo e destruição de propaganda política”.

Entretanto, a DORC, coordenada por Vladimiro Vale, veio a apurar que as estruturas supostamente roubadas “estarão no Serviço de Higiene e Limpeza da Câmara Municipal”, no Algar.

“As estruturas foram retiradas pelos serviços da câmara, sem qualquer aviso prévio, por ordem directa do presidente”, o socialista Manuel Machado.

Para o PCP, “trata-se de uma decisão ilegal, que objectivamente condiciona o direito à propaganda política, que é um direito consagrado e garantido pela Constituição da República Portuguesa e não abrangido por qualquer regulamento” da autarquia.

“Esta atitude é ainda mais grave tratando-se de um órgão autárquico que está vinculado ao cumprimento de direitos constitucionais, nomeadamente ao não impedimento de acções de propaganda, devendo abster-se de interferir no exercício da propaganda política”, acrescenta.

A remoção daquelas estruturas “é, no entanto, condizente com a prática centralista da maioria PS, que tem reflexos em muitos aspectos da vida do município”, com a Câmara “a colocar cada vez mais entraves” às entidades culturais da cidade na divulgação das suas actividades, “condicionando as iniciativas e indirectamente condicionando os direitos à criação e fruição cultural”.

O PCP vai tomar “todas as medidas necessárias no sentido de apuramento dos factos e dos responsáveis e para a recuperação das estruturas”.

A agência Lusa tentou obter uma reacção da Câmara de Coimbra, o que ainda não possível.

Fonte: Público
Não estou a ver de que estruturas estão a falar, pelo que não sei se estavam legais ou não (e, depois do episódio das Monumentais, fica-se sempre na dúvida com o PCP)... mas é estranho ter sido o presidente da Câmara a dar ordem directa para a sua remoção. Será que temos aqui mais uma birra...?

Avatar do Utilizador
cereal86
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35

Re: PCP acusa CMC de furto

Mensagem por cereal86 »

Ontém andava o pessoal da CMC a arrancar os poster, nos pilares da ponte ao pé do forum!

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04

Re: PCP acusa CMC de furto

Mensagem por LIC »

Já ouvi falar nisso em relação à publicidade de estabelecimentos comerciais.
Ao que parece, a CMC, oferece uma espécie de propaganda grátis afixada pelos funcionários da CMC, mas que ao cair da noite, estes vão lá aos espaços e retiram-na.
Quem me confirmou isso, diz que é para os clientes optarem pelo sistema de publicidade paga à CMC.

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Re: PCP acusa CMC de furto

Mensagem por DaniFR »

O problema é que o PCP coloca propaganda onde lhe apetece, e nem se preocupa com os incómodos que aquilo causa.

Por exemplo, colocaram esta estrutura num cruzamento de Azila a tapar a visibilidade aos condutores:

Imagem