Câmara atribui 2 000 euros para fundo dos sem-abrigo

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Câmara atribui 2 000 euros para fundo dos sem-abrigo

Mensagem por Pedro »

Câmara atribui 2 000 euros para fundo dos sem-abrigo

A Câmara Municipal de Coimbra atribuiu, hoje, 2 000 euros para um fundo de emergência do Projecto de Intervenção junto de Pessoas em Situação de Sem-abrigo do concelho (PISAC), o qual vai ser gerido pela AMI - Centro Porta Amiga, na qualidade de entidade coordenadora.

Para o presidente do Município, Manuel Machado, este é “um contributo para um trabalho que tem sido bem estruturado e orientado junto dos sem-abrigo, a favor de uma cidade humanizada e solidária”.

Segundo Paulo Pereira, do Centro Porta Amiga de Coimbra, da AMI, este fundo de maneio “permitirá desbloquear o acesso a bens simples, como a utilização de meios de transporte, essencial à procura de emprego, aquisição de medicamentos e, pontualmente, de alimentos, pagamento de taxas relativos a documentos, entre outra aquisição de bens”.

Por outro lado, conforme refere a Câmara Municipal, “a maior parte das pessoas em situação de exclusão social tem unicamente o Rendimento Social de Inserção (cerca de 178 euros) que, sendo canalizado para um quarto, elimina toda a possibilidade de outro tipo de autonomia na aquisição, ou acesso a bens ou serviços que possam gerar mudanças na sua vida”.

De acordo com Paulo Pereira, este ano a coordenar o PISAC, existem em Coimbra cerca de 200 pessoas em situação de exclusão, das quais entre 20 a 25 vivem na rua. Refere, ainda, que anualmente passam por Coimbra cerca de 700 pessoas sem-abrigo, “por esta ser considerada uma cidade segura, nas viagens entre as grandes áreas urbanas do Porto e de Lisboa”.

O PISAC engloba a AMI, Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, Associação Integrar, ANAJovem, Câmara Municipal de Coimbra, Casa Abrigo do padre Américo, Associação Casa, Câritas Diocesana de Coimbra – Farol, GatUp da Cáritas, Centro de Acolhimento João Paulo II, Centro Distrital da Segurança Social, Centro Hospitalar Psquiátrico de Coimbra e Associação Todos pelos Outros.

Fonte: Campeão das Províncias
Não estou a ver como é que um fundo de 2000 euros vai resolver a questão, mas... quando se gastam 50 mil num carro, sobra pouco para outras coisas.

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Re: Câmara atribui 2 000 euros para fundo dos sem-abrigo

Mensagem por Lopes »

Mais vale pouco do que nada...50 mil na aquisição de um carro novo, ainda bem que a politica mudou em relação a estas aquisições de viaturas. A CMC paga actualmente quase 2000€/mês no aluguer em algumas viaturas.....em pouco mais de um ano, digo eu, quase que ficavam pagas se a CMC as adquirisse !! Era assim que se gastava dinheiro, mas não convém que se fale..... !!

Responder